Banana e açúcar no sangue – O que você precisa saber!

atualizado em

É inegável que a banana é uma fruta com diversos benefícios, além de ser saborosa e acessível. Mas, você já parou para pensar sobre os seus efeitos nos níveis de açúcar no sangue? Será que as pessoas com diabetes podem comer banana tranquilamente?

Bem, de maneira geral, é comum incentivar o consumo das frutas na alimentação, já que elas possuem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. 

Recomenda-se especialmente dar preferência às frutas em detrimento dos doces, industrializados ou até mesmo caseiros, que contêm uma maior concentração de açúcar adicionado.

Homem com banana
Quem tem problemas com o controle do açúcar no sangue precisa tomar cuidado com as bananas

O problema do carboidrato

Mas, quando se trata do açúcar ou glicose no sangue e da diabetes, muitas pessoas acreditam que não se deve consumir a banana porque, embora a fruta seja nutritiva, ela contém uma grande quantidade de carboidrato por porção, nutriente que afeta diretamente os níveis de açúcar no sangue.

Quando uma pessoa consome um alimento que contém carboidratos, o sistema digestivo quebra os carboidratos digeríveis na forma de açúcar, que, a partir disso, dá entrada no sangue.

Existem vários tipos de banana, mas estima-se que a fruta apresente entre 15 gramas a 29 gramas de carboidrato por porção. 

Assim, se ela não for consumida com cuidado e na companhia dos nutrientes corretos, o nível de glicose no sangue pode sim sofrer um aumento, dependendo de como anda o controle do quadro de diabetes da pessoa.

Índice glicêmico

O índice glicêmico é uma medida que avalia a velocidade de absorção dos carboidratos presentes nos alimentos. Em outras palavras, é um valor atribuído aos alimentos com base na velocidade com que eles causam aumentos nos níveis de açúcar no sangue após serem consumidos.

Os alimentos com índice glicêmico baixo tendem a liberar a glicose de maneira lenta e estável, já os que têm índice glicêmico alto liberam a glicose rapidamente.

No caso da banana, um fato curioso é que o seu índice glicêmico se altera de acordo com o grau de maturação da fruta. 

As bananas mais maduras, com mais pintinhas pretas, mais molinhas e mais naturalmente docinhas possuem um índice glicêmico mais alto do que as bananas que não estão tão maduras. 

Porém, não tão madura não significa necessariamente verdes, já que comer banana verde é algo indigesto, a não ser que você cozinhe e prepare a biomassa de banana verde, mas isso já é outro assunto.

O recado aqui é que quanto mais amarelinha for a casca da banana, mais lenta será a absorção do seu carboidrato e mais amido resistente ela terá, o que vai contribuir com o controle da glicemia.

As fibras

As fibras são um tipo de carboidrato, no entanto, elas são um tipo de carboidrato que o organismo não consegue digerir. Assim, elas auxiliam a desacelerar ou tornar mais lenta a digestão dos alimentos com carboidratos. 

Como o corpo não consegue absorver e quebrar as fibras na forma de moléculas de açúcar, elas passam pelo organismo sem serem digeridas e não causam um pico nos açúcar no sangue do modo que outros carboidratos podem provocar. Isso pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Então, o fato da banana conter fibras é uma boa notícia, certo? Não é bem assim não. Isso porque embora ela tenha uma certa quantidade de fibras, essa quantidade não é muito alta.

Dependendo da maturação da fruta, a banana apresenta um índice glicêmico de nível médio a alto. Portanto, o ideal é combinar a banana com nutrientes que trazem o efeito de lentificar o processo digestivo, ou seja, de diminuir o índice glicêmico da refeição. 

Além de usar algum tipo de fibra, como psyllium ou farelo de aveia, para acompanhar a fruta, outra opção é combiná-la com algum tipo de gordura saudável, como a chia ou a linhaça, que também possuem fibras, ou algum alimento rico em proteínas, que também tem uma velocidade de absorção mais lenta. 

Em suma, no lugar de consumir a banana pura, o ideal é comê-la junto de algum tipo de fibra, gordura boa ou proteína.

Vídeo relacionado:

Veja o vídeo sobre os benefícios da banana e mais dicas abaixo. E se inscreva no nosso canal do YouTube, clicando no botão a seguir:

6 Benefícios da BANANA - Boa para Pressão? Cãibras? Intestino? Engorda? Dicas e Receitas

Cuidado com o tamanho da fruta

Outro ponto importante é ter atenção ao tamanho da banana, pois algumas podem ser bem grandes e, portanto, conter mais carboidratos. 

Por exemplo, algumas têm praticamente 30 gramas de carboidratos, o que equivale a quase três colheres de sopa de arroz. Isso pode impactar bastante no controle do açúcar no sangue.

Assim, o ideal é sempre optar por uma banana menorzinha, para matar a vontade de comer a fruta sem ingerir tudo isso de carboidratos e afetar tanto a glicemia.

É a fruta, não o doce de banana

Outro ponto que merece atenção é o fato de estarmos falando da banana na forma natural, de fruta. Não estamos tratando da banana na forma de doce ou da fruta desidratada, que têm muito açúcar e carboidratos, gerando um impacto bastante grande nos níveis de açúcar no sangue.

Quantas bananas eu posso comer por dia?

Se você tem diabetes, a resposta vai depender do restante da sua alimentação, das suas necessidades diárias por carboidratos, do seu peso, da sua altura, de como anda o controle da doença e se você pratica atividades físicas ou não. 

Atenção

Isso nos leva a um ponto muito importante: se você anda precisando controlar melhor o seu nível de açúcar no sangue, tem pré-diabetes ou já possui algum tipo de diabetes, o ideal é que toda a sua alimentação seja definida e supervisionada pelo médico e pelo nutricionista.

Consulte esses profissionais para entender direitinho como deve ser a sua alimentação para manter a glicose no sangue sob controle, levando em conta as particularidades do seu quadro e saúde, e para saber como você pode incluir a banana de maneira segura na sua dieta.

Fontes e referências adicionais

Você anda tendo problemas com o seu açúcar no sangue? Tem o hábito de comer bananas? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Banana e açúcar no sangue – O que você precisa saber!”

  1. Resumindo: o diabético é um cara ferrado no tocante aos prazeres da mesa. Mente quem diz que o diabético pode comer de tudo. Propaganda enganosa.

    Responder