Coceira nos olhos: 5 causas e como aliviar

atualizado em

A coceira nos olhos é um problema muito comum e pode ter diversas causas. As mais comuns são por alergia ou ressecamento dos olhos, mas ela também pode ser desencadeada por uma irritação nas pálpebras ou cílios.

Outros sintomas podem aparecer junto com a coceira, como inchaço, vermelhidão e ardência. Geralmente, a coceira nos olhos não representa um problema sério, entretanto, se for recorrente, pode representar um sinal de infecção ocular ou alergias.

Alguns tratamentos para alívio da coceira podem ser testados, como a compressa gelada e uso de colírios anti-inflamatórios. Consulte um médico se estiver com dificuldade para identificar a causa e se o problema estiver afetando sua visão.

Sendo assim, listamos várias condições de saúde que podem ser a explicação para a coceira nos olhos:

Síndrome do olho seco

É chamada de síndrome do olho seco quando as glândulas lacrimais não produzem lágrimas suficientes para manter a superfície do olho úmida.

Essa condição costuma ser um problema crônico, mais frequente em idosos. Além disso, outros fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento dessa síndrome, como:

  • Gênero, já que mulheres estão mais suscetíveis ao problema.
  • Uso de alguns medicamentos, como anti-histamínicos, antidepressivos, hipertensivos e descongestionantes.
  • Outras condições de saúde, como diabetes, distúrbios da tireoide e artrite reumatoide.
  • Exposição constante ao clima seco, vento e fumaça.
  • Uso prolongado de lentes de contato.

Blefarite ou terçol

A blefarite é a inflamação das pálpebras. Isso ocorre quando as glândulas sebáceas, onde ficam os cílios, entopem e inflamam. 

Essa condição também pode ser confundida com o que conhecemos como terçol, causado por uma infecção bacteriana nessas glândulas. A infecção causa dor, vermelhidão, inchaço e uma sensação de queimação no local. Consequentemente, a coceira e o lacrimejamento constante resultam da sensação de ardência.

Conjuntivite 

Coceira nos olhos
A conjuntivite é uma das condições mais comuns que causam coceira nos olhos

A causa mais comum de coceira nos olhos é a conjuntivite, que pode ser provocada por exposição à maquiagem, ao pólen, pelos de animais, ácaros ou colírios. No entanto, ela também pode ocorrer por conta de uma infecção bacteriana ou viral.

Na conjuntivite alérgica, os olhos coçam e ficam avermelhados. Além da conjuntivite, o processo alérgico também pode desencadear outros sintomas, que incluem espirros e inflamação da garganta.

A característica mais comum da conjuntivite infecciosa, seja bacteriana ou de origem viral, além da vermelhidão, é a produção de pus ou muco que pode fazer com que as pálpebras fiquem pregadas enquanto você está dormindo.

Ainda, há também outro tipo de conjuntivite, a conjuntivite química, causada por exposição a produtos químicos tóxicos, poluição do ar e cloro de piscina.

Conheça 4 remédios caseiros para conjuntivite e como preparar.

Uso de lentes de contato

O uso de lentes de contato pode atrair com mais facilidade alérgenos e bactérias que causam coceira e irritação.

Portanto, para cuidar bem delas e evitar que seus olhos fiquem irritados, você deve:

  • Lavar o estojo e trocar a solução de limpeza das lentes todos os dias.
  • Usar colírios lubrificantes para manter os olhos hidratados.
  • Se não estiver se adaptando às lentes de contato, converse com o seu oftalmologista para conhecer outras alternativas de cuidado.

Para evitar contaminação ou inflamação por uso de lentes de contato, é possível optar pelas descartáveis que evitam atrair alérgenos, já que não haverá troca de lentes.

Herpes ocular

O herpes ocular é muitas vezes assintomático. É uma infecção viral transmitida através de contato com fluidos corporais, como a saliva. 

O vírus provoca a formação de bolhas ou feridas na pálpebra e ao redor do olho, que podem coçar. 

Formas mais graves da doença podem provocar inflamações na córnea ou retina, o que pode gerar uma deficiência visual.

Dicas para aliviar a coceira

Colírio lubrificante
O uso de um colírio lubrificante pode ajudar

Quando há uma coceira nos olhos causada por alergias, podem ser utilizados colírios anti-inflamatórios ou anti-histamínicos. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de anti-histamínicos orais.

Se estiver com a síndrome do olho seco, você pode optar por colírios lubrificantes, feitos com lágrimas artificiais para manter a superfície do olho hidratada.

Além disso, a coceira pode ser aliviada com um pano úmido ou uma bolsa térmica gelada sobre os olhos. Você também pode lavar os olhos para se certificar que não tenha nenhuma partícula irritando a córnea. 

Evite coçar os olhos, pois isso pode irritar e inflamar ainda mais a região já irritada. Lembre-se que ter o hábito de coçar frequentemente os olhos pode causar uma condição chamada ceratocone, que é a projeção da córnea para frente.

Por último, tente evitar ambientes que podem irritar seus olhos, como lugares com cheiro forte de produtos químicos, ar seco, pólen, vento, fumaça, poeira e uso constante de telas azuis, como é o caso de celulares e tablets.

Fontes e referências adicionais

Você está com coceira nos olhos e não sabe o motivo? Já procurou um oftalmologista para receber um diagnóstico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Haroldo Vieira Junior

Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela UFRJ em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela UFRJ em 1994. Pós-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da UFRJ. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário