Remédios para cãibra: qual a melhor opção?

publicado em

Os remédios mais utilizados para cãibra, uma contração muscular involuntária, incluem suplemento de vitaminas, relaxantes musculares e até bloqueadores de canais de cálcio.

A cãibra é uma contração desconfortável do músculo que pode ter várias causas, como desidratação, excesso de estímulo do músculo, falta de cálcio, potássio ou magnésio, contração errada do músculo (contratura muscular), entre outros. 

A sensação durante a cãibra é de que o músculo está rígido e duro quando tocamos, o que pode durar segundos ou até mesmo vários minutos.

Tipos de cãibras

Cãibras
Existe mais de um tipo de cãibra

As cãibras podem ser classificadas em quatro tipos: 

  1. Cãibras verdadeiras: são o tipo mais comum e podem afetar uma parte do músculo, o músculo completo ou um grupo de músculos próximos, como a cãibra nas pernas, que envolve desde o músculo da panturrilha até os pés. Elas são causadas pelo excesso de esforço e fadiga muscular. As cãibras verdadeiras também podem ocorrer por conta da desidratação, e níveis baixos de cálcio, magnésio ou potássio no sangue.
  1. Cãibras distônicas: normalmente, afetam grupos pequenos de músculos que desempenham atividades repetitivas, tais como a laringe, pálpebras, pescoço e mandíbulas. Esse tipo de cãibra também é conhecida como “cãibra do escrivão”, pois é comum em pessoas que desempenham trabalhos repetitivos com as mãos, como na escrita, digitação, ao tocar um instrumento, etc.
  1. Cãibras tetânicas: são espasmos musculares provocados por uma toxina bacteriana que afeta os nervos. Podem atingir o corpo todo e muitas vezes são confundidas com as cãibras verdadeiras. 
  1. Contraturas: são semelhantes às cãibras musculares, mas acontecem quando o músculo faz uma contração incorreta e não consegue voltar ao seu estado de relaxamento anterior à contração.

Principais remédios para cãibras

Os relaxantes musculares são os remédios mais indicados para aliviar as cãibras, se for um episódio temporário e de curto prazo. Entre essa categoria de medicamentos, estão:

  • Baclofen
  • Ciclobenzaprina
  • Nevralgex
  • Mioflex 
  • Miosan
  • Carisoprodol

Em doenças musculares que envolvem as cãibras distônicas, tem sido experimentado o uso terapêutico da toxina botulínica (botox) para aliviar as contrações musculares provocadas pela cãibra.

Bloqueadores de canais de cálcio, fármacos usados para hipertensão, também podem servir para melhorar as cãibras em algumas pessoas.

Principais suplementos para evitar a cãibra

Vários estudos já encontraram associações entre baixos níveis de cálcio, magnésio ou potássio, com a recorrência de cãibras musculares. 

Alguns artigos avaliaram que a suplementação do magnésio para aliviar as cãibras em grávidas poderia ter um resultado positivo. No entanto, não há estudos satisfatórios com outros grupos para confirmar que a suplementação de magnésio realmente ajude a solucionar cãibras frequentes.

Além do cálcio, magnésio e potássio, algumas vitaminas podem ser associadas às cãibras se estiverem em níveis baixos, como:

  • Vitamina B1
  • Vitamina B12
  • Vitamina D
  • Vitamina E

Sendo assim, uma investigação deve ser feita com o seu médico para avaliar melhor qual nutriente está faltando e qual suplemento você deve tomar.

O que causa as cãibras noturnas nas pernas?

Por que algumas pessoas sentem mais cãibras nas pernas e, principalmente, nas panturrilhas durante a noite?

A explicação mais simples é que grande parte da população trabalha e realiza mais esforço durante o dia, resultando na fadiga muscular no fim do dia.

Porém, outros fatores podem também estar envolvidos e tornar os episódios de cãibras noturnas mais frequentes, como desequilíbrio de eletrólitos, distúrbios neurológicos, hormonais e/ou metabólicos. 

Além disso, a cãibra pode vir acompanhada de um problema de circulação nas pernas. Passar muitas horas do dia sentada, ou em pé, ou usar calças e sapatos apertados, podem atrapalhar a circulação das pernas e, assim, causar cãibras.

Como prevenir ou diminuir as cãibras em casa?

Moça come banana
A alimentação tem o seu papel na luta contra as cãibras

A melhor forma de parar a cãibra é esticando o músculo, para que ele consiga voltar ao seu estado de relaxamento e, assim, a dor e os espasmos musculares são aliviados.

No caso das cãibras nas pernas, por exemplo, isso pode ser feito com o simples ato de levantar e caminhar um pouco. 

Ademais, massagear o local da cãibra também é uma ótima maneira de relaxar a musculatura e diminuir as contrações e espasmos musculares involuntários.

Outros remédios caseiros podem ser encontrados através da alimentação, principalmente, ao consumir alimentos, tal qual:

  • Banana, rica em potássio, cálcio e magnésio
  • Abacate, com duas vezes com mais potássio comparado à banana
  • Melancia, composta por 90% de água
  • Suco de laranja, rica em potássio
  • Batata-doce, também rica em potássio, magnésio e com 3 vezes mais cálcio do que a banana
  • Feijões e lentilhas, ótimas fontes de magnésio e fibras
  • Abóbora, também rica em potássio, cálcio e magnésio; além de conter água, auxiliando na hidratação
  • Melão, uma fruta completa com potássio, magnésio, sódio, cálcio e água
  • Leite, ideal para repor eletrólitos como sódio, potássio e cálcio
  • Folhas verdes escuras, como brócolis, espinafre e couve, são fontes ricas em magnésio e cálcio
  • Nozes e sementes, também uma ótima opção para repor magnésio

Para evitar as cãibras noturnas depois de um longo dia de trabalho, você pode incluir na rotina noturna um momento para massagear as pernas e pés a fim de relaxar a musculatura e ativar a circulação sanguínea. 
Confira os benefícios de fazer alongamentos antes de dormir, e, se for o caso, evite usar calças e sapatos muito apertados no dia a dia.

Fontes e referências adicionais

Você sofre com as cãibras? Já usou algum dos remédios para cãibra citados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário