Anticoncepcional Gestinol 28 Engorda ou Emagrece?

atualizado em

O anticoncepcional Gestinol 28 é uma pílula oral de uso contínuo, justamente por conter baixa dosagem, portanto não há o intervalo de sete dias da menstruação. Além de ser utilizado obviamente para prevenir a gravidez, é indicado muitas vezes na redução de cólicas e sintomas da TPM.

A combinação do gestodeno com etilinestradinol inibe a ovulação e evita a liberação da gonotrofina, suprimindo a penetração do espermatozoide no útero. Cada cartela desse medicamento possui 28 comprimidos que devem ser ingeridos ininterruptamente.

Durante o primeiro mês de uso é natural que o corpo ainda esteja em fase de adaptação ao medicamento, por isso algumas reações adversas podem ocorrer. Mas será que dentre os efeitos colaterais está o fato de que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda? Ou pode ser que ele emagreça? Acompanhe abaixo para mais detalhes.

Indicações

O anticoncepcional Gestinol 28 é indicado para mulheres que querem interromper a menstruação por um período determinado ou para tratamento dos sintomas da menstruação, como cólicas intensas, enxaqueca e outros sintomas inconvenientes advindos da TPM.

Além da prevenção da gravidez, este anticoncepcional tem como destaque reduzir os incômodos da menstruação, bem como diminuir doenças como endometriose e câncer de ovário. Também ajuda na prevenção da endometriose, uma doença que vem se tornando frequente em mulheres ao redor do mundo. É um anticoncepcional de uso contínuo que contém apenas progesterona.

Para portadoras de endometriose, esta pílula é indicada para o controle da doença ou para prevenção da doença. E em geral é usada após cirurgias e após o uso dos análogos. No caso de miomas, espera-se que sejam reduzidos com o uso da pílula.

Relato de usuárias

Uma das usuárias não recomenda o Gestinol 28, pois ao invés de tratar a cólica como promete, o anticoncepcional aumentou as dores, além de aumentar também o fluxo de sangue. Porém, ela conta que já usou o Gestinol 28 anteriormente por três anos e nunca teve efeitos indesejados. Ela possui dois cistos no ovário e que irá procurar a ginecologista para uma nova orientação.

Uma outra usuária relata que possui um mioma de 3 cm e por isso foi orientada a ingerir o medicamento para o tratamento, mas ela conta que desde que iniciou a ingestão de hormônios ela engordou 10 kg. Entretanto, ela não especifica se o problema advém apenas do Gestinol 28 ou de todos medicamentos com hormônios que ela vêm tomando.

O Anticoncepcional Gestinol 28 engorda?

Um dos efeitos colaterais relatados é o ganho de peso. Isso pode ocorrer devido ao inchaço e retenção de líquidos que os hormônios presentes na fórmula geram no organismo. Apesar de cada pílula da cartela de uso contínuo conter menos hormônio do que os anticoncepcionais tradicionais que são ingeridos com uma pausa de sete dias, a ingestão diária e ininterrupta pode contribuir para esse inchaço, pois as mulheres que dão a pausa para menstruar podem ver o inchaço diminuir após passarem pela menstruação.

Entretanto, isso varia de corpo para corpo e está diretamente relacionado ao metabolismo de cada mulher, sendo difícil prever as reações que determinado anticoncepcional gera sobre cada pessoa. Por isso, dizer que o anticoncepcional 28 emagrece também é muito relativo, pois varia de acordo com a predisposição aos hormônios de cada mulher.

Na dúvida, consulte um ginecologista para uma avaliação específica, mas tenha em mente que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda sim em determinados casos, e quando isso ocorre basta solicitar a troca de medicamento junto ao especialista.

Como tomar?

Por conter baixas dosagens hormonais, as pílulas devem ser ingeridas sem a pausa das versões tradicionais. Bata tomar um comprimido por dia, iniciando no primeiro dia da menstruação, completando a ingestão das 28 pílulas presentes na cartela, e quando a cartela acabar, já iniciar a nova no dia seguinte, sem interrupção.

Este medicamento foi desenvolvido para uso contínuo e, por isso, não acarreta nenhum problema quanto a isso, diferente dos anticoncepcionais normais que não devem ser ingeridos continuamente por conta de doses mais altas de hormônios. O Gestinol associa progestogênio e estrogênio sintético.

Efeitos colaterais

Se uma mulher iniciou a ingestão do anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, o Gestinol 28 já estará fazendo efeito desde a primeira pílula. Vale lembrar que a primeira cartela é de adaptação do corpo ao hormônio, por isso podem ocorrer sangramentos de escape até o uso da terceira cartela. Outros efeitos colaterais podem ser o ganho de peso, dor de cabeça, náuseas, inchaço das mamas, distúrbios gástricos, depressão, cloasma e alterações na libido – que pode aumentar ou diminuir.

O uso contínuo do Gestinol 28 pode levar à amenorréia, que nada mais é do que a falta de menstruação. Trata-se de mais uma opção contraceptiva, especialmente indicada para aquelas mulheres com sintomas intensos de TPM e que desejam se livrar desses problemas.

Advertências

Antes de iniciar o tratamento, deve ser realizado exame clínico, que incluirá, entre outros: medida de pressão arterial, pesquisa da glicosúria e, se necessário, hepatograma, além de minucioso exame ginecológico das mamas e citologia cervical oncológica. A possibilidade de gestação deve ser excluída, pois é completamente contraindicada a ingestão de anticoncepcional por mulheres grávidas.

Em tratamento prolongado recomenda-se o controle médico semestral. Durante o tratamento com esteróides, têm-se observado, algumas vezes, alterações hepáticas benignas e outras mais raras também malignas, que em casos isolados podem provocar hemorragias intra-abdominais graves. A mulher deve informar ao ginecologista quaisquer reações adversas e indesejadas, pois dependendo da gravidade do problema a administração da pílula deve ser interrompida imediatamente.

A pílula Gestinol 28 deve ser observada com cuidado em mulheres com diabetes, hipertensão arterial, varizes, otosclerose, esclerose múltipla, epilepsia, porfiria, tetania, coréia menor, antecedentes de flebite ou tendência para diabetes

O seu ginecologista recomendou o tratamento com o anticoncepcional Gestinol 28 para você? Alguma pessoa que você conhece afirmou que ele engorda? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...

 

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

112 comentários em “Anticoncepcional Gestinol 28 Engorda ou Emagrece?”

  1. Boa noite, tenho uma prima que começou o uso desse medicamento, e por incrível que pareça, ele está causando muita dor e sangramento nela, não entendo pq os médicos indica um medicamento, onde o mesmo não faz o efeitos que os médicos falam que faz.

    Responder