Além de não ser a melhor fonte de proteínas para a alimentação, a salsicha é uma comida que logicamente não tem vez nas dietas sem carne, como a vegetariana e a vegana.
Entretanto, quem não come carne, mas de vez em quando sente vontade de saborear a salsicha tem a opção de recorrer a uma versão vegana. Aliás, é possível preparar uma salsicha vegana em casa!
A receita que separamos é feita a partir de ingredientes como farinha de trigo sarraceno, feijão branco cozido, alho, cebola, azeite e caldo de legumes. Ela ainda pede itens diferentões como aquafaba, fumo líquido e aminos de coco (shoyu de coco).
Além disso, a preparação também recorre ao glúten de trigo, que é o responsável por conceder uma textura carnuda para a salsicha vegana.
Confira no passo a passo a seguir como juntar tudo isso para ter uma deliciosa salsicha sem ingredientes de origem animal!
Salsicha vegana light
Equipamento
- Misturador de alta potência
- Panela de vapor
- Papel alumínio
- Tigela
Ingredientes
Ingredientes úmidos
- 120 gramas feijão branco cozido
- 200 ml caldo de legumes caseiro/natural/com baixo teor de sódio
- 80 ml aquafaba
- 15 gramas tempero de salsicha de porco
- 2 dentes alho picados
- 1 colher de sopa azeite de oliva extra virgem
- 1 colher de sopa aminos de coco
- 1 colher de chá fumo líquido
Instruções
- Leve a água para ferver em uma panela grande equipada com uma grelha para cozinhar a vapor. O nível de água deve estar logo abaixo do fundo do vaporizador.
- Misture os ingredientes úmidos até formar uma mistura suave.
- Misture os ingredientes secos em uma tigela grande. Então, adicione a mistura dos líquidos e misture bem até que tudo esteja completamente incorporado. O resultado será uma massa bastante úmida.
- Amasse por alguns minutos e divida a massa em 8 partes iguais.
- Corte o papel-alumínio em 8 tiras de aproximadamente 30 cm de comprimento. Coloque cada parte da massa no meio de um pedaço de papel-alumínio, ao longo de uma das margens. Enrole no formato de salsicha e gire bem as extremidades para deixar fechadinho.
- Coloque as salsichas veganas no vapor, diminua o fogo e vaporize por 40 minutos.
- Feito isso, guarde as salsichas (ainda embaladas no papel-alumínio) na geladeira e deixe lá por no mínimo 5 horas para firmar.
- Na hora de comer, você pode fritar cada lado das salsichas por alguns minutos em uma frigideira antiaderente ou uma panela de ferro fundido untada com um pouco de óleo.
- Já se quiser colocar a salsicha vegana em um molho, não precisa fritar: basta colocar na panela 5 minutos antes do término do cozimento.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?