A tosse com catarro é clinicamente chamada de tosse produtiva e está relacionada com infecções das vias respiratórias. As causas são diversas: gripe, bronquite, pneumonia, sinusite e tuberculose. Por isso, há várias opções de tratamentos indicados para cada caso, que deve ser avaliado por um médico.
Para diferenciar um caso simples, de um que requer atendimento médico, atente-se à cor do catarro. Se ele for transparente ou de cor clara, você pode recorrer às opções de tratamento apresentadas aqui, mas se o catarro apresentar colorações amareladas, esverdeadas, ou for acompanhado de sangue e febre, procure atendimento médico.
Veja quais medicamentos para tosse com catarro estão disponíveis nas farmácias e algumas opções caseiras.
Medicamentos para tosse com catarro

Cloridrato de Bromexina (Bisolvon®)
O cloridrato de bromexina reduz a viscosidade e facilita a eliminação do catarro. Existe na forma de xarope para adultos e para crianças, sendo contraindicado para menores de 2 anos e para pessoas com intolerância à frutose.
O medicamento também está disponível na forma de solução (gotas), administrado por via oral ou por inalação.
Cloridrato de Ambroxol (Mucosolvan®)
O cloridrato de ambroxol ajuda no tratamento da tosse com catarro, pois tem propriedade secretolítica e expectorante, ou seja, deixa o catarro mais líquido, facilitando a sua eliminação.
Estão disponíveis os xaropes adulto e infantil, sendo contraindicado para quem tem intolerância à frutose. O medicamento só pode ser administrado para crianças menores de 2 anos, quando o médico prescrever.
O Mucosolvan® também está disponível em gotas que podem ser administradas por via oral ou por inalação. Outra forma de apresentação do medicamento é em cápsulas 24 horas, que são recomendadas apenas para adultos, que devem tomar 1 cápsula ao dia.
Acetilcisteína (Fluimucil®)
O Fluimucil® altera a consistência do catarro, tornando-o menos pegajoso e elástico, facilitando a sua eliminação, na forma mais líquida e fluida. Esse medicamento traz um benefício a mais para o fígado, pois promove a regeneração de uma substância importante, a glutationa, que é um antídoto contra danos provocados por medicamentos, como o paracetamol.
O Fluimucil® é rapidamente absorvido e tem ação em 1 hora. O medicamento é contraindicado para gestantes e para crianças menores de 2 anos.
É apresentado na forma de granulado, que deve ser dissolvido em meio copo de água, em temperatura ambiente, devendo ser ingerido imediatamente após a preparação. Outra opção são os xaropes para adultos e crianças. O Fluimucil® também é encontrado na forma de comprimido efervescente.
Liberaflux®
O princípio ativo do xarope Liberaflux® é a Hedera helix, contida na forma de extrato seco de folhas de Hera. Ela tem um efeito broncodilatador, que faz com os músculos dos brônquios relaxem, facilitando a eliminação do catarro.
Também deixa o catarro mais fluido e aumenta a atividade de pequenas estruturas que recobrem as vias aéreas, chamadas cílios, que funcionam como “vassourinhas”, empurrando o catarro para fora do corpo.
Não é indicado para pessoas com intolerância à frutose, crianças menores de 2 anos, grávidas e lactantes.
Melxi®
O xarope Melxi® contém extratos de frutos Ananas comosus, o abacaxi. Ele atua fluidificando o catarro presente na traqueia e nos brônquios, fazendo com que seja eliminado mais facilmente.
O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina e, portanto, o Melxi® não é indicado para alérgicos à bromelina. Também é contraindicado para quem tem diabetes, crianças menores de 1 ano e grávidas.
Salbutamol e guaifenesina (Aeroflux®)
O Aeroflux® tem a ação combinada da substância broncodilatadora (salbutamol) e expectorante (guaifenesina), ajudando no tratamento da tosse com catarro. Tem um tempo de ação de 4 a 6 horas.
Esse medicamento não deve ser usado por gestantes, sem que haja orientação médica para isso.
Carbocisteína (Mucolitic®)
O Mucolitic® é indicado para casos que há muita produção de catarro, pois a carbocisteína ajuda a diminuir essa produção, além de deixá-lo menos espesso, facilitando a sua eliminação.
É contraindicado para pessoas com úlceras no estômago ou no duodeno, e para quem tem alergia aos componentes da fórmula. O Mucolitic® em gotas não é indicado para menores de 2 anos e a apresentação do medicamento em granulado é contraindicado para menores de 12 anos. Para as crianças, indica-se o xarope infantil.
Tratamentos caseiros para tosse com catarro
Chá de malva com guaco
O guaco é popularmente conhecido como erva de cobra ou cipó de caatinga, e é facilmente encontrado em todo o país. Essa planta tem efeitos broncodilatador e expectorante, auxiliando na eliminação do catarro. A malva também tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam no tratamento da tosse com catarro.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de malva
- 1 colher de sopa de folhas de guaco
- 1 xícara de água
- 1 colher de chá de mel.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque as folhas de malva, as folhas de guaco e a água. Leve ao fogo alto, para ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos. Coe e beba o chá 30 minutos antes de suas principais refeições.
Chá de casca de cebola
Na casca da cebola, encontram-se muitos minerais e flavonoides, que tem potente ação antialérgica. A cebola é um legume bastante acessível e pode ajudar no tratamento da tosse com catarro, pois tem propriedades anti-inflamatórias.
Ingredientes:
- Cascas de 2 a 3 cebolas grandes. Escolha as cascas mais limpas, que não estejam mofadas ou machucadas
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Lave bem as cascas, com cuidado para não quebrá-las. Ferva 1 litro de água, desligue o fogo e adicione as cascas de cebola. Deixe em infusão por 10 minutos, com a caneca tampada. Passado esse tempo, coe e beba a água ao longo do dia, podendo ser quente, fria ou gelada.
Esse chá não fica com gosto de cebola, por isso você pode usar a água no preparo de sucos ou como substituta da água comum.
Chá de vassourinha-doce
A planta vassourinha-doce também é conhecida como coerana-branca ou vassourinha-cheirosa, e possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, que são úteis no tratamento da tosse com catarro. O chá é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes.
Ingredientes:
- 10 gramas de vassourinha-doce
- Meio litro de água
Modo de preparo:
Coloque a água e a vassourinha-doce em uma caneca e leve ao fogo alto, deixando ferver por 10 minutos. Então, desligue o fogo e espere até ficar morno, para coar e beber.
Xarope de abacaxi
Já vimos que o abacaxi se destaca pelo seu poder expectorante e você pode aproveitá-lo em um xarope caseiro.
Ingredientes:
- 1 abacaxi grande, picado e sem casca
- 1 xícara de mel
- ¼ de xícara de água
- 2 colheres de sopa de própolis.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o abacaxi e a água, e ferva em fogo médio durante 15 minutos. Desligue o fogo e adicione o mel e o própolis. Transfira essa amostra para um liquidificador ou mixer, e bata. Depois disso, coe e transfira para um recipiente. Você pode tomar esse xarope uma vez ao dia.
Xarope de gengibre, limão e mel
Este xarope é uma combinação de propriedades anti-inflamatória, antibiótica, expectorante e antioxidante, da vitamina C.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de limão espremido
- 1 copo de água.
Modo de preparo:
Ferva a água em uma panela e adicione o gengibre ralado. Tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos. Coe o líquido em um recipiente e adicione o mel e o suco de limão, misturando até ficar com uma consistência viscosa. Esse xarope pode ser consumido 3 vezes ao dia.
Xarope de cebola e alho
Este é mais um xarope que ajuda a soltar o catarro preso nas vias respiratórias, devido às suas propriedades expectorantes, e ajuda na diminuição da inflamação nos pulmões.
Ingredientes:
- 3 cebolas médias raladas
- 3 dentes de alho amassados
- Suco de 3 limões
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de mel.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque as cebolas, o alho, o suco de limão e o sal, e leve ao fogo baixo. Depois, junte o mel, misture e coe. Pode tomar 3 colheres deste xarope, até 4 vezes ao dia.
Fontes e referências adicionais
- What causes a productive cough?, WebMD
- Cracking the cough code, Harvard Health Publishing
Fontes e referências adicionais
- What causes a productive cough?, WebMD
- Cracking the cough code, Harvard Health Publishing