Seja para quem está pensando em aderir ao estilo de vida vegano, seja para quem vai receber um vegano em casa e não quer errar ao servir uma refeição, vale muito a pena conhecer diferentes opções de jantar vegano.
Por exemplo, uma deliciosa alternativa é o risoto vegano que vamos te apresentar hoje. A preparação tem tudo para agradar até mesmo quem come carne e outros produtos de origem animal!
O prato é feito com arroz arbóreo e também leva vegetais como abobrinha, ervilhas, tomate-cereja e pimentão vermelho. Além disso, a receita conta com todo o tempero do açafrão-da-terra, da cebola e do cominho.
Para completar o sabor, a preparação ainda traz azeite de oliva e caldo de legumes caseiro. Se não souber como fazer ou não tiver um em casa, aproveite para conhecer uma receita de caldo de legumes caseiro com tempero natural.
Já deu água na boca só de imaginar, não é mesmo? Então, não perca a oportunidade de aprender fazer este risoto vegano! O passo a passo está explicado logo abaixo:
Risoto para jantar vegano
Equipamento
- Assadeira
- Panelas
- Pote com tampa
- Travessa
Ingredientes
- 1 xícara arroz arbóreo
- ½ pimentão-vermelho
- 4 xícaras caldo de legumes caseiro/com baixo teor de sódio
- 1 colher de chá açafrão-da-terra (cúrcuma)
- ½ xícara vinho branco
- 1 abobrinha média cortada em cubinhos
- 1 punhado ervilha-torta cortadas em pedaços menores
- 1 xícara tomate-cereja cortados ao meio
- ¼ xícaras amêndoas laminadas (opcional)
- 1 cebola média picada
- 1 fio azeite de oliva
- 1 colher de chá cominho
- sal a gosto
Instruções
- Em um forno preaquecido a 180º C, leve o pimentão para assar por 30 minutos ou até ele ficar macio e com a pele escura.
- Enquanto o pimentão assa, coloque o caldo de legumes caseiro e o açafrão-da-terra em uma panela grande. Leve ao fogo, misture bem e deixe ferver. Quando ferver, reduza o fogo.
- Ponha o azeite em outra panela e leve ao fogo. Junte a cebola, o cominho e o sal. Refogue até a cebola ficar ligeiramente dourada.
- Acrescente o arroz e mexa por alguns segundos. Adicione o vinho branco e mexa bem com uma colher de pau, para evitar que algo grude no fundo da panela.
- Cozinhe até o vinho dissolver. O ponto desejado é conseguir fazer uma linha no meio da panela com a colher, sem que escorre líquido nessa linha.
- Então, junte a mistura de caldo de legumes com açafrão aos poucos, colocando uma xícara por vez. Aí, o arroz vai começar a cozinhar.
- Quando o risoto estiver quase pronto, mas ainda sobrar um pouco de caldo de legumes, adicione a abobrinha, as ervilhas e os tomates-cereja. Prove o tempero e ajuste se achar que precisa. Deixe o arroz cozinhar até ficar al dente.
- Após o pimentão assar, coloque-o em um pote com tampa para abafar o calor. Depois de alguns minutos, descasque, remova as sementes e corte o pimentão em tirinhas.
- Sirva o risoto em uma travessa com as tirinhas de pimentão e as amêndoas laminadas (se quiser usá-las) por cima.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?