Bolinhos salgados são uma opção muito saborosa para diversos momentos. Eles ficam ótimos no café da manhã ou no lanche da tarde, combinam com piqueniques e podem até acompanhar o almoço ou o jantar.
O melhor é que as opções de receitas são inúmeras e existem bolinhos para todos os gostos e tipos de dieta. Por exemplo, hoje você vai conhecer um bolinho de peixe assado light sem glúten e sem lactose.
A sua massa é feita à base de batata doce, farinha de mandioca, polvilho doce ou azedo e linhaça dourada. Já o peixe usado no recheio pode ser bacalhau, salmão ou qualquer outro que você prefira, seja mais fácil de encontrar ou caiba no seu bolso.
A preparação ainda conta com os benefícios do brócolis e com temperos como alho, coentro, salsinha e pimenta, que vão deixar o prato ainda mais gostoso. Vale a pena experimentar!
A boa notícia é que, se quiser, você pode fazer isso agora mesmo. Afinal, o passo a passo do bolinho de peixe assado light está logo a seguir:
Bolinho de peixe assado light
Equipamento
- Liquidificador ou mixer
- Assadeira
- Papel vegetal
Ingredientes
- ½ posta média bacalhau
- 1 batata-doce média, bem cozida e bem escorrida
- 1 ovo médio
- 2 colheres de sopa farinha de mandioca
- 1 colher de sopa polvilho doce ou azedo
- 1 colher de sopa linhaça dourada moída
- 1 florete médio brócolis cozido
- ½ colher de sopa coentro picado
- ½ colher de sopa salsinha picada
- 1 dente alho picado
- pimenta a gosto
- sal a gosto
- 1 colher de café fermento sem glúten
Instruções
- Preaqueça o forno em 200º C. Misture todos os ingredientes no liquidificador ou com o mixer.
- Deixe a massa descansar por aproximadamente 10 minutos no frio para que fique mais seca.
- Forre uma assadeira com papel vegetal e distribua porções individuais da massa, deixando um espaço entre uma e outra. Recomenda-se que cada porção corresponda a cerca de duas colheres de sopa.
- Leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- A linhaça dourada pode ser substituída por farinha de coco ou farinha de amêndoa.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?