Aproveitar um churrasco de final de semana com os amigos e familiares é ótimo, mas fica muito melhor quando a carne consumida está bem macia, não é mesmo? Conheça então a seguir 9 opções de amaciante de carne natural caseiro para deixar suas carnes no ponto de forma saudável e segura.
Muitos churrasqueiros já utilizaram algum tipo de amaciante de carne para churrasco industrializado e pronto que se encontra em supermercados, porém, estes nem sempre são saudáveis.
De acordo com informações, muitos amaciantes de carne comerciais contêm o glutamato monossódico, além de muito sódio, em sua composição. Veja em detalhes por que o glutamato monossódico faz mal à saúde, se o amaciante de carne faz mal e aproveite também para conhecer algumas receitas de espetinho de churrasco light.
Efeitos colaterais como dor de cabeça, transpiração, pressão ou tensão facial, dor no peito, fraqueza, náusea, palpitações cardíacas e dormência, formigamento ou queimação no rosto, pescoço e outras áreas já foram associados ao glutamato monossódico.
Já o consumo excessivo de sódio pode provocar problemas como retenção de líquidos, endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, alertou a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Para quem procura estratégias e alternativas mais naturais, saudáveis e baratas para amaciar o churrasco, existem as opções de amaciante de carne natural caseiro. Dê uma conferida na lista a seguir:
9 opções de amaciante de carne natural caseiro
1. A maneira de cortar
A nossa primeira dica é bem mais uma estratégia do que uma receita de amaciante de carne natural caseiro. Um dos segredos para se ter uma carne mais macia é a forma como o alimento é cortado.
A faca deve seguir o sentido contrário da fibra da carne para que ela fique menos consistente, o que é bom para o consumo e para a digestão. Especialistas explicam que se a faca for na direção contrária à fibra, a carne fica mais macia para os dentes ao mastigar; já se for na mesma direção da fibra, a carne fica mais rígida.
2. Abacaxi
Uma receita com abacaxi para amaciar a carne usa 100g da fruta para cada quilo de carne: deve-se bater a fruta com uma xícara de água no liquidificador e deixar a carne de molho na mistura obtida durante 10 minutos.
A fruta teoricamente quebra as cadeias musculares da carne e, com isso, deixa-a mais suave para mastigação.
3. Azeite + vinagre
Outra tática natural para amaciar a carne envolve a dupla azeite e vinagre. A carne deve ser colocada para marinar durante algumas horas – pelo menos duas horas – em uma mistura de azeite e vinagre para que fique mais macia.
4. Cebola
A cebola também pode ser utilizada como um amaciante de carne para churrasco.
Atenção a como usar – que é bem simples: basta deixar a carne junto de uma cebola cortada em pedaços grandes de um dia para o outro.
5. Pasta de mamão
A recomendação aqui é usar no máximo meia colher de pasta de mamão para um quilo de carne, deixando descansar durante no máximo uma hora antes de levar a carne para assar.
É fundamental seguir as orientações em relação à quantidade utilizada da pasta de mamão e o tempo de contato com a carne para não correr o risco dela se transformar em uma massa sem consistência e sem gosto.
6. Café
De acordo com estudos, o café possui ácidos naturais, que quando aplicados na comida, amaciam músculos duros.
A dica é preparar um café bem forte e esperar que ele esfrie antes de usá-lo como amaciante de carne natural caseiro por 24 horas.
7. Chá preto
Esta dica funciona assim: você deve preparar uma ou duas xícaras de chá preto forte, esperar a bebida esfriar e utilizá-la para marinar a carne.
A carne deve ficar marinando no chá por 24 horas. A bebida contém taninos, que são considerados uma substância amaciante.
8. Vinagre
A sugestão é utilizar o vinagre como amaciante de carne para churrasco porque o ácido acético encontrado no ingrediente desagrega as fibras da carne, fazendo com que ela fique mais macia e saborosa.
Mas como usar o vinagre neste sentido? Uma dica é adicionar uma ou duas colheres de vinagre branco aos líquidos de cozimento e aos assados, cozidos de carnes e bifes.
A alternativa seria perfurar toda a carne com o auxílio de um garfo e mergulhar o vinagre no alimento uma ou duas horas antes de cozinhá-lo.
Porém, deixamos um alerta: independentemente do método escolhido para cozinhar a carne, ela deve ser preparada em uma panela ou utensílio não reativo.
Recipientes de ferro fundido e alguns outros metais podem reagir desfavoravelmente com o ácido da substância, enquanto as panelas antiaderentes com revestimento e os utensílios de vidro são considerados ideais.
9. Martelo de carne
Outra sugestão para amaciar a carne que funciona mais como uma estratégia do que uma receita consiste em bater o alimento com o martelo de carne antes de prepará-lo na cozinha.
Dessa forma, além de amaciar a carne, o ato de bater com o martelo faz com que a carne fique mais achatada ou aplanada, de modo que cozinhe mais rapidamente.
Kiwi se faz um pure e deixa a carne de molho
Boa noite
Minha dúvida é se a carne não ficará com o gosto dos alimentos usados para amaciá-las (mamão, abacaxi, café chá preto) fica ou não?
Obrigado!
Bom dia
Tem um artigo que li a pouco tempo da nutricionista Patricia Leite, que fala que a planta da papaia é destruída no processo de cozimento.