Propriedades dos Alimentos

9 Benefícios do Óleo de Babaçu – Para Que Serve e Dicas

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Cultivado principalmente na região norte e nordeste do Brasil, em estados como Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, o babaçu é encarado como uma praga no que se refere aos fins agrícolas. Isso porque ele renasce vigorosamente quando a mata é desmatada para dar lugar a outras culturas, além de se instalar facilmente e ser difícil de ser exterminado, o que torna difícil o cultivo de outras espécies no local onde ele se encontra.

Por outro lado, o fruto do babaçu é importante para a economia de subsistência dessas regiões e o óleo de babaçu, que é extraído das amêndoas encontradas dentro do fruto, chama atenção por conta de seus benefícios, sendo utilizado para fins alimentícios e na produção de cosméticos e produtos de limpeza.

Vamos conhecer alguns destes benefícios dos óleos de babaçu e descobrir para que serve o ingrediente, tanto para a saúde em geral, quanto estética.

9 benefícios do óleo de babaçu

1. Cuidado com os cabelos

O óleo de babaçu é um ingrediente utilizado na fabricação de produtos para cuidar dos cabelos. Ele é um emoliente natural, que deixa os fios mais suaves, macios e flexíveis, possui efeito fortalecedor e antisséptico, que combate infecções.

Credita-se ao produto a criação de uma película de proteção nos cabelos que bloqueia a umidade e evita o frizz. Há também benefícios do óleo de babaçu para a hidratação e disciplinamento dos fios capilares.

2. Fonte de ácido láurico

O óleo de babaçu é ainda fonte de ácido láurico (que está presente em 50% da composição do óleo), uma substância que equilibra a flora intestinal protegendo, assim, o intestino e prevenindo problemas como a diarreia e a prisão de ventre.

Alguns outros benefícios do óleo de babaçu devido à presença de ácido láurico são: combate a fungos, diminuição da inflamação, melhoria do funcionamento da tireoide, prevenção ao envelhecimento precoce e aumento da imunidade por estimular a médula óssea a formar mais linfócitos, que são células de defesa.

3. Tratamento de acnes

Também atribui-se ao óleo de babaçu uma propriedade anti-inflamatória. Aliando isso ao fato de poder ser aplicado diretamente na pele sem causar descamações ou obstruir os poros, o ingrediente torna-se benéfico para o tratamento de acnes.

4. Contribui para a cicatrização da pele

O óleo de babaçu ainda é fonte de vitamina E, um nutriente que colabora com a regeneração das células, além de possuir ação antimicrobiana. Com isso, o ingrediente ajuda na cura de danos ocorridos na pele como lábios rachados, queimaduras leves, cortes superficiais, calcanhares rachados e outras feridas de pequeno porte.

5. Reduz a vermelhidão e inflamação

Ao ser aplicado na pele afetada por mordidas de inseto, picadas, erupções, por doenças de pele como eczema, psoríase e rosácea ou por rachaduras, queimaduras e irritações, o óleo de babaçu ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação na pele, além de aliviar o desconforto, devido ao seu efeito anti-inflamatório.

6. Faz bem ao couro cabeludo

Além dos benefícios do óleo de babaçu à saúde dos cabelos, ele também colabora com o couro cabeludo, nutrindo e relaxando a região. O produto ainda pode ajudar pessoas que sofrem com caspa e irritações no couro cabeludo.

7. Promove unhas e cutículas saudáveis 

Como já mencionamos, o ingrediente é fonte de vitamina E. Outra função do nutriente refere-se à promoção de saúde das unhas. Aplicar o óleo de babaçu regularmente nos dedos dos pés e das mãos fortalece as unhas e amolece as cutículas.

8. Opção de óleo saudável 

Na cozinha, o óleo de babaçu pode ser utilizado como uma alternativa de óleo saudável para o preparo de alimentos. Ao ser ingerido, ele oferece os mesmos benefícios do óleo de coco, como melhoria do metabolismo, promoção de saúde dos hormônios, controle das taxas de açúcar no sangue, melhoria dos níveis de colesterol e fortalecimento da função cerebral, com a vantagem de não ter um cheiro tão forte de nozes, podendo ser adicionado a uma ampla variedade de alimentos.

9. Antioxidante

Mais um dos benefícios do óleo de babaçu devido à vitamina E é o seu efeito antioxidante, que traz como resultado o combate aos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, causam doenças degenerativas como o Alzheimer e favorecem o desenvolvimento de tumores.

Como utilizar

Para o uso oral recomenda-se ingerir uma colher de sopa de óleo de babaçu de duas a três vezes ao dia. Já para a aplicação nos cabelos, a orientação é misturar uma tampinha em 100 g de creme capilar.

Outra possibilidade é aplicar o óleo nos cabelos ainda secos, deixar agir por uma hora, e então lavar os fios com shampoo e condicionador. A indicação consiste em usá-los nos cabelos de uma a três vezes por semana.

Na pele, a orientação é aplicar uma pequena quantidade do óleo nas regiões determinadas. É recomendado deixar o óleo agir na pele durante 30 minutos e, então, tomar banho ou utilizá-lo antes de dormir, deixando-o agir durante a noite.

Aconselha-se não sair ao sol com o óleo de babaçu na pele. Para auxiliar nos tratamentos de problemas na pele, recomenda-se que a utilização do óleo de babaçu seja feita sob acompanhamento médico.

Nas unhas, a indicação é lavá-las com um sabonete antisséptico, passar um pouco de óleo de babaçu e esfregá-las bem para tirar o excesso. Após isso, passar uma base nas unhas e completar com o esmalte, se assim desejar.

O óleo de babaçu deve ser armazenado em local fresco e ventilado, longe da luz direta do sol e afastado do fogo, pois altas temperaturas podem acabar com suas propriedades.

Agora que sabe para que serve e conhece os benefícios do óleo de babaçu para a saúde, pretende utilizá-lo? Para que propósito? Comente abaixo!

4 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Adiquirí hje.um litro de oléo do babaçú,nunca usei,pelo odor que tem,até gostei.Como é extraído êsse óleo da amendoa,éle é caustíco ? Estou confuso se uso ou não ? Posso temperar folhas verdes ? Serve para frituras,como ôvo etc ? Regula as funções intestinal ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Comecei a utilizar o óleo de côco babaçu e confesso que amei!!! Como sou uma pessoa muito atenta com minha alimentação. Tive o imenso prazer de conhecer esse produto.. faço arroz,bolos, ovos etc... Tudo fica uma delícia!!
      Minha amiga viajou para o Maranhão e já deixei claro.. traz óleo, rsrsrs a mesma chegou ontem e me trouxe 3 (três)litros ... Ameiiiii❤️❤️agora não vivo sem... É para os cabelos, esfoliar a pele não tem outro ingrediente melhor...

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Gostei desse artigo, bem explicativo, já sabia de algumas coisas em relação ao óleo, não tanto. Muito bom!

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Já usava na cozinha , agora vou utilizar para cabelo e pele.
        É maravilhoso
        E de baixo custo.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • Sempre gostei muito do óleo de côco, e sei como se faz!! Sou do interior do Maranhão , Bequimão, para ser mais exata! A comida fica mais gostosa! Agora entendo porque no meu tempo de criança nunca ouvi falar de doença como ; colesterol alto, câncer,e outras doenças tão comum hoje! Era só o que se usava antigamente , por isso aprendi a fazer o óleo!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Trago sempre do Tocantins . A matéria tem razão quanto a ser como o óleo de coco , só não colocaram que o aroma do óleo de babaçu é fantástico , leve e até em frituras deixa essa leveza no ar. Sensacional o óleo. Melhor ainda nestes dias quentes ele fica na forma líquida, assim como o óleo de coco acima de 24 graus. Comecei a usar na barba e percebi que desinflama as acnes , espinhas e pelos encravados . Genial

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Esse óleo também pode ser usado como o óleo normal.de cozinha?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tenho hipotireoidismo,mas posso usar na pele e cabelos certo?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Sim!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • É verdade que o óleo de babaçu serve para desentupir veias do coração

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Estou querendo usar para feituras devo?? Meu marido tem colesterol alto estou procurando óleo para feituras que não vai fazer mal para ele

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Eu amo esse óleo/azeite de babaçu, eu coloco no cuscuz, ovo frito, baião de dois, etc... Nem tenho coragem de passar no cabelo porquê gosto muito e aqui em Rondônia não tem, o meu vem do Pará. O maior fabricante é o Maranhão.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde!Agradeço muito pela informaçao do oleo babaçu,e gostaria por gentileza,de informar se posso fazer uso domestico e onde posso comprar o referido oleo babaçu.Atenciosamente.lucia.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Onde Encontrar Óleo de Babaçu

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bom dia pretendo usar para todos os benefícios que me foi exposto, minha mãe usou muito quando morava no maranhão era sua fonte de renda. 21/05/2018 BEIJOS.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite