Espelta é um grão integral antigo cultivado em muitas partes do mundo. Sua popularidade diminuiu muito por um tempo, mas recentemente voltou às dietas como um alimento saudável.
Grãos como a espelta são considerados mais nutritivos e saudáveis do que os grãos modernos e os seus benefícios incluem a capacidade de ajudar a regular o metabolismo, ajudar a equilibrar hormônios, aumentar a circulação, construir ossos fortes, melhorar o sistema imunológico, aumentar a função digestiva e baixar os níveis de açúcar no sangue e colesterol LDL no corpo.
Vamos conhecer todos os benefícios da espelta, o que é esse alimento, suas propriedades e também receitas e formas de preparar.
Espelta é um tipo de grão que está fortemente relacionado ao trigo. Seu nome científico é Triticum spelta, mas é comumente conhecido como trigo descascado ou trigo integral. Historicamente falando, acredita-se que ela foi usada pela primeira vez há aproximadamente 8.000 anos, mas sua popularidade e uso diminuiu muito por certo período.
No entanto, ela está voltando como um alimento saudável, porque ela é repleta de nutrientes, vitaminas, minerais e compostos orgânicos essências que outros cereais e formas de trigo não contêm. Isso tudo pode explicar a retomada do interesse pela espelta.
Confira a relação de nutrientes presentes em 1 xícara, ou 194 gramas, de espelta cozida.
Além disso, a espelta contém pequenas quantidades de cálcio, selênio e vitaminas B1, B6 e E. Como a maioria dos grãos integrais, também é rica em carboidratos e uma excelente fonte de fibra alimentar.
Nutricionalmente, é muito semelhante ao trigo, mas ela contém quantidades maiores de zinco e proteína. A espelta contém glúten também, cerca de 80% da proteína presente é glúten.
Grãos integrais como a espelta são considerados muito saudáveis para a maioria das pessoas. Confira todos os benefícios da espelta para a saúde:
1. Facilita a digestão
A espelta possui um dos mais altos teores de fibra dentre as variedades de trigo, o que proporciona uma digestão saudável. A fibra dietética é responsável por ajudar a transportar alimentos através do trato digestivo, acelerando a absorção de nutrientes e reduzindo doenças como constipação, distensão abdominal, cólicas, o excesso de gases, diarreia e problemas gastrointestinais mais graves como as úlceras.
2. Controla os níveis de colesterol
Os benefícios da espelta vindos do seu teor de fibra dietética não param por aí. Ela pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo porque pode interagir com os processos de absorção de colesterol e inibir a absorção de colesterol dos alimentos. A eliminação do colesterol LDL (ruim) do corpo promove um equilíbrio saudável de ácidos graxos no corpo.
3. Melhora a circulação sanguínea
A combinação dos altos níveis de ferro e cobre presentes na espelta aumenta relevantemente a circulação sanguínea.
O ferro e o cobre são essenciais para a criação de glóbulos vermelhos, e quando a produção de eritrócitos é elevada existe um aumento do fluxo sanguíneo em todo o corpo, que promove a oxigenação adicional de órgãos e tecidos, melhora dos processos de cicatrização, elevação dos níveis de energia e um metabolismo mais funcional.
O aumento da circulação pode até aumentar o crescimento do cabelo, enquanto o teor de ferro impede a anemia.
4. Regula os hormônios
A espelta é repleta de niacina, que é uma das vitaminas essenciais. Ela ajuda o sistema endócrino, que é extremamente importante para a saúde e funcionamento geral, e desempenha um papel importante nas glândulas suprarrenais do corpo, particularmente na produção de hormônios sexuais. Manter níveis saudáveis de niacina na sua dieta é uma escolha sábia.
5. Aumenta a saúde óssea
Os minerais essenciais necessários para a saúde dos ossos estão presentes na espelta. Esses minerais contribuem para o desenvolvimento do tecido ósseo e o aumento pode prevenir ativamente a osteoporose e outras condições relacionadas à idade que enfraquecem ou prejudicam os ossos do corpo.
6. Promove o crescimento
O crescimento é resultado da combinação de fósforo e das proteínas. Essa mistura contribui para o desenvolvimento e crescimento de novos tecidos, vasos sanguíneos, músculos, ossos e órgãos.
O fósforo é um dos elementos essenciais necessários para criar novas proteínas e fazer com que o DNA construa novas células e as proteínas podem ser quebradas em seus aminoácidos compostos e então reformadas para serem usadas no corpo para quase todos os processos corporais importantes.
7. Ajudar a aumentar a imunidade
A espelta é um dos poucos cereais que contêm níveis significativos de tiamina. Ela é conhecida por aumentar significativamente o seu sistema imunológico e estimular os mecanismos defensivos do corpo, além de aliviar o estresse psicológico e a ansiedade.
8. Ajuda a controlar diabetes
É fato que os açúcares simples e os carboidratos sejam perigosos para os diabéticos, porém o alto teor de fibras na composição da espelta evita que picos de glicose aconteçam, porque ela ajuda regular a liberação e degradação dos açúcares simples em glicose. Essa ação traz benefícios da espelta para pessoas que têm diabetes, ajudando a controlar a doença e a diminuir os riscos de desenvolver naqueles que são predispostos.
9. Ajuda a prevenir o câncer de mama
A fibra presente na espelta também pode proteger as mulheres contra o câncer de mama. Além das fibras, ela é rica em um tipo especial de fitonutrientes, chamados lignanas. Lignanas vegetais são consideradas altamente eficazes no fornecimento de proteção contra cânceres de mama e dependentes de hormônios.
Para aproveitar os benefícios da espelta, enxague-a cuidadosamente com água corrente antes de cozinhar, isso ajudará a retirar qualquer sujeira ou detritos. Em seguida, mergulhe na água e deixe de molho por cerca de oito horas ou durante a noite. Antes de cozinhar, escorra a água.
Adicione três partes de água para cada parte da espelta e deixe ferver. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de uma hora. Ela pode substituir arroz ou batatas.
Outra forma de incluir esse alimento na dieta é como farinha. A farinha de espelta é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e zonas cerealistas. Ela pode ser usada para preparar pão altamente texturizado e rico em nutrientes, bem como massas e produtos de panificação.
A farinha de espelta é particularmente preferida na fabricação de crostas de pão ou de pizzas crocantes, pois o trigo endurece sem se tornar resistente como outras variedades de trigo.
Veja como preparar algumas receitas utilizando a espelta.
1. Receita de pão de espelta
Ingredientes:
Modo de preparo:
2. Receita de frango picante com espelta
Ingredientes:
Modo de preparo:
3. Receita de massa de pizza espelta
Ingredientes:
Modo de preparo:
4. Receita de bolo de espelta
Ingredientes:
Modo de preparo:
Espelta contém glúten, por isso não é apropriado para pessoas com alergias diagnosticadas ou doença celíaca.
Como a maioria dos alimentos vegetais, os grãos também contêm alguns antinutrientes que são substâncias que podem interferir na digestão e absorção de outros nutrientes.
– Ácido fítico
O ácido fítico reduz a absorção de minerais como o ferro e o zinco. Para a maioria das pessoas que têm uma dieta bem equilibrada, isso não é um problema, mas pode ser uma preocupação para vegetarianos e veganos, que obtêm a maioria de seus minerais a partir de alimentos vegetais.
Como o trigo, a espelta contém uma quantidade significativa de ácido fítico. No entanto, a maneira como é processado pode afetar o conteúdo de ácido fítico. Métodos tradicionais como imersão, brotação e fermentação podem reduzir significativamente o conteúdo de ácido fítico dos grãos.
– Lectinas
As lectinas são um grupo de proteínas encontradas em muitos alimentos, incluindo grãos. Algumas pessoas pensam que as lectinas devem ser evitadas, uma vez que uma alta ingestão tem sido associada a danos no revestimento intestinal, desconforto digestivo e doenças auto-imunes, mas a maioria das lectinas são destruídas durante o cozimento e processamento.
Assim como o ácido fítico, o processamento tradicional de grãos por imersão, brotação e fermentação reduz significativamente o conteúdo de lectinas.
A espelta é um grão integral antigo que está retornando e pode ser uma adição nutritiva à dieta. Não esqueça que ela contém glúten, então não é uma boa opção para pessoas com intolerância ao glúten ou alergia ao trigo. Para os que não têm nenhuma restrição, pode aproveitar os inúmeros benefícios da espelta para a saúde, pois os grãos integrais são sempre melhores opções do que os refinados.
Veja Todos Comentários
Simplesmente amei!!
Vou procurar para adicionar a nossa alimentação!
Parabéns
Adorei a matéria sobre Espelta vou consumir se dúvidas tenho problema de mal circulação minha perna é toda manchada e escura quero ver se melhora um pouco obrigada
Informação muito útil sobre a espelta. Onde adquiri-la com garantia de produto orgânico ?
A esperta que se compra embalada também tem de se lavar?
Obrigada