Há quem diga que o ovo não deve ser utilizado em receitas light ou saudáveis pois ele possui alto nível de gorduras e de colesterol. Mas, na verdade, as gorduras presentes nesse alimento são, em sua maioria, as chamadas “gorduras boas”, e por isso vale a pena sim conhecer e experimentar receitas fit com ovo.
Mais de 70% das gorduras existentes no ovo são gorduras insaturadas. E, embora seja verdade que a gema do ovo tenha uma quantidade considerada alta de colesterol LDL (o colesterol ruim), também é verdade que a ingestão desse alimento por pessoas com níveis saudáveis de colesterol não é um problema, uma vez que a presença do LDL no sangue está ligada mais diretamente ao consumo de gorduras saturadas.
Então, se você não tem problemas com colesterol, não precisa se preocupar com o seu consumo de ovos. Agora, para quem luta contra o colesterol alto, é melhor dar preferência para ingerir apenas as claras.
Alguns benefícios do ovo para uma dieta saudável, especialmente para quem segue uma vida fit, são que ele é uma fonte riquíssima de proteínas, possui baixo teor calórico e ajuda na construção e recuperação de massa muscular.
Para acabar de vez com esse mito de que ovo não combina com dietas mais leves e light, separamos 8 receitas fit com ovo que irão ajudar a deixar a sua vida ainda mais saudável.
Confira as receitas fit com ovo abaixo e aproveite para dar uma variada na sua dieta!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em um recipiente, quebre os 6 ovos, adicione uma pitada de pimenta, uma de sal, coloque o orégano e o parmesão e bata tudo com um garfo. Esquente o azeite em uma frigideira, coloque os ovos batidos, abaixe o fogo e tampe a frigideira. Quando a omelete começar a soltar da frigideira, vira para dourar o outro lado. Misture o iogurte grego e o leite desnatado e bata bem com um garfo. Cubra o omelete com o molho de iogurte e sirva com salsinha salpicada por cima.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem, para integrá-los. Tempere com pimenta, sal e orégano a gosto. Unte forminhas de muffins e despeje a massa, deixando um pouco de espaço para que os bolinhos cresçam. Assem em forno alto por 25 a 30 minutos ou até que bolinhos fiquem dourados no topo.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque os ovos, o alho e metade do leite no liquidificador. Comece a bater e, com o liquidificador ligado, vá adicionando o óleo bem devagar, para que a mistura emulsifique. Coloque o restante do leite uma colher por vez, até atingir o ponto de consistência que você prefere – quanto menos leite, mais cremosa ela ficará. Assim que atingir o ponto desejado, coloque o suco do limão e sal a gosto. Bata por mais alguns segundos, só para incorporar esses dois últimos ingredientes.
Essa é uma receita base e você pode incrementá-la como quiser: adicionar ervas e mais alho para fazer maionese, acrescentar mostarda e mel, etc.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em panela, coloque o açúcar e a canela em pó. Cozinhe em fogo baixo até o açúcar derreter e virar caramelo. Coloque o caramelo nas laterais e no fundo da xícara. Misture com um batedor manual o leite em pó, o leite, o ovo e o cacau. Bata até ficar homogêneo. Coloque a massa do pudim na caneca com o caramelo. Coloque no micro-ondas e programa para 1 minuto e meio, em potência alta. Se esse tempo não for suficiente, volte o pudim ao micro-ondas de 30 em 30 segundos até chegar ao ponto.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Refogue o espinafre e a cebola no azeite com uma pitada de sal. Bata os ovos e coloque em uma refratário. Adicione a cebola e espinafre refogado, tempere com orégano e sal a gosto, uma pitada de pimenta e um pouco de chimichurri. Misture bem para integrar os temperos aos ovos. Pré-aqueça o forno a 180°C e asse a frittata por 15 a 20 minutos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Enrole as batatas papel alumínio e coloque no forno médio para assarem durante 30 minutos. Quando elas estiverem macias, tire do forno e espere que esfriem. Depois que esfriarem, corte as batatas ao meio longitudinalmente e, com uma colher, retire a polpa das batatas. Refogue o alho e a cebola em pouco de azeite. Coloque a batata e a ricota na panela com a cebola. Misture tudo, regue com um fio de azeite, tempere com sal, pimenta calabresa e alecrim. Deixe cozinhar por 1 a 2 minutos. Recheie as batatas com o conteúdo da panela e quebre um ovo por cima de cada batata recheada (não recheie as batatas até o topo, senão não terá espaço para o ovo) e salpique um pouco de orégano nos ovos. Volte as batatas para o forno e asse por mais 15 minutos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Torre os pães em uma torradeira ou misteira. Amasse o abacate, regue com um fio de azeite e uma pitada de sal. Reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga. Quando ela começar a derreter, coloque os dois ovos. Adicione o tomate picado, tempere com orégano e sal. Mexa os ovos com tomate constantemente enquanto cozinham, não deixando que grudem na frigideira. Nas torradas ainda quentes, coloque o abacate amassado e, por cima dele, os ovos mexidos. Essa receita é uma ótima pedida para o café-da-manhã.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Esquente o molho de tomate em uma panela. Adicione a manteiga, mexa continuamente até levantar fervura e, então, abaixe o fogo. Quebre os ovos – sem deixar que a gema vaze – no molho. Adicione a água, tempere como um pouco de sal e acrescente as folhas de manjericão. Tampe a panela e espere até que os ovos cozinhem completamente. Desligue o fogo e cubra com queijo parmesão.
Gostou das dicas?
Deixe um comentário