A sopa de ervilha é uma das sopas mais clássicas que existem. O seu preparo mais tradicional pode levar bacon e outras carnes gordurosas e calóricas, mas se você quer diminuir a quantidade de calorias e gordura da sopa, que tal adicionar alguns legumes à receita? Você irá tornar a sopa mais light, bem como aumentar a quantidade de fibras e vitaminas.
A ervilha vai bem com diferentes legumes, desde batata, abóbora, cenoura, alho-poró, nabo, aipo, pepino e outros ingredientes que podem trazer mais sabor à sopa, além de, como já mencionado, aumentar o seu valor nutricional.
Abaixo você encontra algumas receitas selecionadas de sopa de ervilhas com legumes light. Aproveite esses dias frios de outono/inverno, prepare essa sopa e surpreenda a família. As receitas trazem sugestões de ervas e temperos para serem utilizados com o objetivo de elevar o sabor do prato, mas você pode adicionar aqueles que mais gostar, de preferência orgânico e fresco. Bom apetite!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Refogue o alho e cebola no azeite em uma panela. Deixe dourar. Junte a água, o caldo de galinha e a folha de louro e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver. Em seguida adicione as batatas e a ervilha e deixe cozinhar até ficar bem cozida e macia. Espere amornar e leve para bater no liquidificador até ficar homogênea. Sirva com a salsinha picada.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela refogue o alho e cebola no azeite. Em seguida adicione alho-poró, ervilhas, aipo picado e tempere com tomilho, pimenta e sal. Depois de refogar levemente adicione todos os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo médio até estar tudo bem cozido. Retire a folha de louro, espere amornar e leve tudo para bater no liquidificador. Volte para aquecer. Se estiver muito líquida adicione um pouco de amido diluído para encorpar. Sirva em seguida.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Cozinhe a abóbora com água até cobrir. Quando estiver macia leve para bater no liquidificador com as ervilhas, hortelã, sal e pimenta. Deixe ficar bem homogêneo. Volte para a panela e deixe apurar. Acerte temperos se necessário e sirva.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o caldo de carne já dissolvido na água e a ervilha. Deixe cozinhar por 10 minutos. Abra e adicione a abobrinha. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Confira se a ervilha está macia. Espere amornar. Bata no liquidificador até obter uma sopa homogênea e reserve. Em outra panela, refogue a cebola na margarina e junte o creme do liquidificador. Deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar. Se necessário, ajuste o sal. Sirva!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Refogue o alho e cebola no azeite em uma panela. Deixe dourar. Junte a água, o caldo de galinha e a folha de louro e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver. Em seguida adicione as cenouras descascadas e picadas e a ervilha e deixe cozinhar até ficar bem cozida e macia. Espere amornar e leve para bater no liquidificador até ficar homogênea. Se preferir sirva a sopa em pedaços. Sirva com a salsinha picada.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela refogue o alho e cebola no azeite. Em seguida adicione a beterraba, ervilhas, chuchu picado e tempere com tomilho, pimenta e sal. Depois de refogar levemente adicione todos os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo médio até estar tudo bem macio. Retire a folha de louro, espere amornar e leve tudo para bater no liquidificador. Volte para aquecer. Se estiver muito líquida adicione um pouco de amido diluído ou requeijão light para encorpar. Sirva em seguida.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Lave a ervilha e deixe-a de molho por 2 horas. Em uma panela de pressão, doure a cebola e o alho. Acrescente a ervilha, pepino e nabo e deixe cozinhar na pressão por cerca de 20 minutos. Retire da pressão, espere amornar e leve para bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Despeje esse creme na panela, tempere com sal, pimenta e ervas. Quando estiver aquecido, sirva!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Deixa a berinjela de molho numa solução com água e vinagre ou limão. Depois escorra e reserve. Em uma panela de pressão, coloque o caldo de carne já dissolvido na água e a ervilha. Deixe cozinhar por 10 minutos. Abra e adicione a abobrinha. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Confira se a ervilha está macia. Espere amornar. Bata no liquidificador até obter uma sopa homogênea e reserve. Em outra panela, refogue a cebola na margarina e junte o creme do liquidificador. Deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar. Se necessário, ajuste o sal. Sirva!
Deixe um comentário