O palmito é um ingrediente muito comum em saladas. Ele também pode ser usado em receitas quentes, como recheios de pastel, empadas e tortas salgadas. Ele é extraído do caule de algumas espécies de palmeiras, como a Juçara ou a Pupunha, e é encontrado facilmente nos mercados, na maioria das vezes em conserva.
O palmito possui baixo teor calórico e praticamente nenhuma gordura. É rico em potássio e é uma boa fonte de fibras e das vitaminas A, B e C. Possui zinco, mineral com propriedades para acelerar o processo curativo, e ácido fólico, que é muito importante para mulheres que desejam aumentar a fertilidade.
No entanto, o consumo do palmito deve ser feito com cautela. Por ser conservado em salmoura, ele possui um alto teor de sódio, o que colabora para a retenção de líquidos e o torna não recomendável para quem tem pressão alta. Já o consumo do palmito fresco, não conservado, não possui tais restrições.
Mais uma preocupação que se deve ter com esse alimento é que, se na hora da colheita ou da embalagem ele tiver sido manuseado erroneamente, ele pode ser contaminado pela bactéria causadora de uma doença chamada botulismo. Por isso, na hora de comprar, preste atenção às embalagens e certifique-se de que a tampa não esteja estufada. Outra dica é ferver os palmitos por 15 minutos antes de utilizá-los. Isso ajudará a reduzir a quantidade de sódio, no caso dos palmitos em conserva, e a eliminar possíveis bactérias que tenham entrado em contato com o alimento.
Buscando formas diferentes de inserir esse alimento na dieta, listamos aqui 8 receitas de creme de palmito light, uma ótima e leve opção de sopa cremosa para dias mais frios. Confira e aproveite!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Refogue as cebolas e os alhos picados com um pouco de azeite e sal até a cebola ficar transparente. Pegue ¾ dos palmitos e coloque no liquidificador junto com a cebola e o alho refogados. Acrescente o leite e bata até obter um creme homogêneo. Coloque o creme em uma panela e leve ao fogo. Pique o restante dos palmitos, adicione ao creme e mexa bem. Deixe cozinhar até aquecer.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Comece refogando o alho e a cebola no azeite. Adicione o palmito picado e, depois que ele der uma breve refogada, acrescente a água. Cozinhe até levantar fervura e deixe ferver por 15 minutos. Depois disso, deixe a sopa esfriar um pouco e então coloque-a no liquidificador. Bata até que o conteúdo vire um creme. Volte o creme ao fogo, acresça a ricota e misture por alguns minutos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Lave os palmitos para retirar o excesso de sódio da conserva, pique-os e bata no liquidificador com o iogurte. Aos poucos, adicione o leite. Bata até que a mistura atinja a consistência de creme, nem muito líquida, nem muito grossa. Adicione o suco de ½ limão e uma colher de azeite, tempere o creme com sal, pimenta e ervas de sua preferência. Bata mais um pouco, até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Leve à geladeira até o momento de servir.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ferva a água e dissolva o caldo de galinha. Refogue a cebola no azeite e adicione o palmito picado e lavado. Acrescente a água com o caldo de galinha, o extrato de tomate e o leite desnatado. Mexa bem. Dissolva o amido em pouquinho de água e vá acrescentando-a à mistura da panela até que ela fique com a consistência de um creme não muito grosso. Deixe cozinhando em fogo baixo por 20 minutos, mexa de vez em quando. Depois, coloque no liquidificador e bata bem, até atingir a homogeneidade. Volte o creme para o fogo baixo, acrescente o requeijão e mexa mais pouco. Pique a cebolinha e coloque por cima.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bata metade dos palmitos lavados com o creme de queijo, a água e o leite. Pique o alho poró em rodelas e refogue na manteiga, juntamente com a outra metade dos palmitos, lavados e picados. Coloque o creme do liquidificador e deixe cozinhar até engrossar, mexendo bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture bem.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Para cozinhar a moranga, retire a tampa e as sementes, envolva-a em papel alumíno e leve ao forno até que ela fique macia. Reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite e depois acrescente os tomates picados e sem pele. Deixe cozinhar até os tomates se dissolverem. Acrescente o caldo de legumes e o palmito picado e lavado. Dissolva a farinha de trigo no leite de coco, adicione à panela e misture. Coloque o requeijão, o creme de leite e um pouco de sal. Mexa bem e, quando creme estiver pronto para ser servido, coloque-o dentro da moranga. Salpique um pouco de cebolinha por cima.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione as nozes e as castanhas e refogue mais um pouco e tempere com uma pitada de sal e noz moscada. Acrescente o palmito lavado e picado. Mexa bem e deixe cozinhar por 5 minutos. Misture o amido de milho com o leite de coco e adicione-os à panela. Vá acrescentando água até atingir a consistência de creme que lhe agrade. Deixe cozinhar até levantar fervura e deixe ferver por alguns minutos. Salpique com salsinha picada.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Comece preparando o bacalhau. Refogue ½ cebola e 2 dentes de alho no azeite. Adicione o tomate picado e sem pele e o pimentão. Refogue bem, até que a água dos legumes comece a secar. Acrescente o bacalhau, as azeitonas picadas, uma pitada de sal e a salsinha. Mexa bem e deixe todos os ingredientes refogando por um tempo, até que todos os líquidos tenham secado. Reserve o refogado bacalhau e comece a preparar o creme de palmito. Refogue ½ cebola e 2 dentes de alho no azeite. Junte o palmito picado e lavado e o caldo de legumes. Mexa um pouco e depois acrescente a água e o leite. Deixe cozinhar até ferver e depois que ferver, cozinhe por 5 a 10 minutos. Coloque o conteúdo da panela no liquidificador, acrescente o amido e bata bem. Volte a mistura ao fogo, deixe cozinhar até engrossar e adicione o creme de leite. Acerte o sal a seu gosto. Quando for servir, coloque o bacalhau refogado por cima do creme de palmito e regue com um fio de azeite.
Deixe um comentário