Eliminar celulite não é um trabalho fácil, mas não é impossível. A celulite é apenas uma pequena inflamação causada pelo inchaço das células de gordura que causam um pequeno acúmulo de gordura sob a pele. A seguir, você aprenderá como a celulite aparece, porque as mulheres têm mais celulites do que homens e ainda um plano de exercícios para não ter mais celulites.
As covinhas que dão à pele de certas partes do corpo a aparência de casca de laranja são comuns a praticamente todas as mulheres e também a muitos homens. Na verdade, sabe-se que cerca de 90% das mulheres têm celulite.
Se você está cansada de procurar soluções rápidas de eliminar as celulites, gostará de conhecer as melhores soluções caseiras e da indústria para o seu problema. Elas vão de massagens localizadas até a microdermoabrasão, que usa óxido de alumínio ou cristais de sal para esfoliar a pele. Conheça as 17 melhores opções para acabar com a celulite.
Além das soluções apresentadas acima, você também pode lançar mão de um dos tratamentos mais antigos utilizados pela humanidade, os chás. O chá de calêndula, por exemplo, tem uma quantidade incrível de antioxidantes que lutam contra os radicais livres que causam danos às células epiteliais e que contribuem para o aparecimento das celulites. Aprenda mais sobre os 12 melhores chás para celulite.
Além de saber o que tomar ou comer e os melhores tratamentos para celulite, é muito importante que você saiba exatamente o que não ingerir para evitar ou até mesmo piorar seu caso de celulite. O refrigerante, por exemplo, é um grande contribuinte para o aparecimento das celulites e até mesmo das estrias. Saiba quais são os componentes dos refrigerantes que podem causar celulites.
Um problema que deveria ser comum por causa da sua grande incidência, mas que não é superado pela maior parte das pessoas que sofrem com a sua presença.
Para estas pessoas, eliminar celulite é uma questão de estética e de autoestima e, por isso, listamos a seguir oito dicas já testadas e que vão ajudar você a eliminar esta irregularidade da pele que tanto incomoda.
A celulite é o problema estético que mais incomoda
A celulite é, sem dúvida, um problema que pode mexer com a autoconfiança de muitas pessoas, mas que pode ser tratada e melhorada. Em uma pesquisa feita com leitores da revista americana Fitness, a celulite foi classificada como a questão de beleza que mais incomoda. Em seguida, ficaram a acne, os cabelos crespos e as rugas.
De acordo com um estudo encomendado pela empresa de cosméticos Nivea, 57% das mulheres afirmaram usar roupas sobre seus trajes de banho para camuflar a celulite. Enquanto não há cura simples e definitiva para este mal, saiba que há práticas que podem ajudar a eliminar celulite e dar mais liberdade para homens e mulheres mostrarem seus corpos sem constrangimento.
A American Society for Dermatologic Surgery estima que mais de 85% das mulheres com mais de 21 anos de idade têm celulite, mas que os homens raramente desenvolvem o problema. Assim, fatores como sexo, idade e peso podem influenciar na incidência da celulite.
Como a celulite aparece
A celulite é um tipo de preenchimento de gordura que ocorre entre a pele e as fibras musculares, diz a dermatologista Molly A. Wanner, de Boston. A gordura é mole, e quando se acumula debaixo da pele, onde há a ligação de muitas fibras musculares, ela vai sendo espremida e acaba “saltando” e dando a aparência de que há caroços debaixo da pele.
A dermatologista Neil Sadick, que desenvolve pesquisas em Manhattan, recentemente revisou a ciência por trás de alguns tratamentos populares para celulite e disse que “Não há cura, mas há ações que definitivamente podem ajudar a eliminar celulite, ou pelo menos amenizar a sua aparência”.
Quando as células de gordura são empurradas para cima contra a nossa pele pelo tecido fibroso que liga a pele ao músculo, deixam a pele esburacada. Para acabar com esta aparência, é preciso diminuir o volume da gordura localizada nestas áreas específicas.
Os dermatologistas acreditam que a má circulação, que é essencialmente genética, é um dos fatores que podem agravar o acúmulo de gordura. “Quando o fluxo de sangue diminui, o colágeno se separa, permitindo que a gordura suba até a superfície da pele, criando o efeito casca de laranja”, diz Howard Murad, membro do conselho consultivo da revista Fitness e autor do livro The Cellulite Solution.
Por que mulheres têm mais tendência a celulite?
Todo mundo tem fios de tecido conjuntivo que conectam os músculos à pele. Estas fibras separam as células de gordura que ficam sob a pele em compartimentos. Nas mulheres, estas fibras formam um padrão em forma de favo de mel, de modo que qualquer aumento de gordura tende a inflar os compartimentos como enchimento em um colchão.
Você vê menos celulite em homens porque suas fibras correm horizontalmente, formando um padrão cruzado que impede ondulações. Os homens também têm pele mais espessa do que as mulheres, o que ajuda a esconder a celulite.
Embora a celulite possa aparecer em qualquer momento da vida, é verdade que ela parece surgir do nada e piorar com o avanço da idade. Isso ocorre porque nossos tecidos mudam ao longo dos anos.
Os fios de tecido conjuntivo engrossam com a idade, e nossa pele fica mais fina, tornando a celulite mais visível. E pior, nós ganhamos gordura com a idade. A mulher perde, em média, dois quilos de músculo que são substituídos por cerca 7 quilos de gordura a cada década da sua vida adulta, explica o treinador Wayne Westcott, “Como a gordura é excepcionalmente suave, não mantém a nossa pele esticada como o músculo faz. Ela também ocupa mais espaço, por isso salta para fora”, explica ele.
Vamos conferir a partir de agora as 8 melhores dicas para eliminar celulite que você não pode deixar de praticar em seu dia a dia:
1. Hidrate bem o seu corpo
Para reduzir a aparência de covinhas da pele é preciso manter-se hidratado. Quanto mais água se toma, melhor ficam a textura e a elasticidade da pele.
Todas as células da pele precisam de água para funcionar bem. A camada de gordura presente na celulite retém água e a desidratação pode contribuir para o problema ficar ainda mais visível.
Tomar bastante água ajuda a eliminar gorduras e toxinas que tendem a se acumular debaixo da pele. Especialistas recomendam beber mais de 3 litros de água por dia para reduzir a celulite rapidamente. A recomendação oficial da associação Food and Nutrition Board é de que as mulheres adultas devem tomar cerca de 2,7 litros de água diariamente, já contando a água presente também nos alimentos. Essa quantidade pode ser ainda maior para os homens.
Você pode obter melhores resultados ainda se espremer de dois a três limões na água. Tome o primeiro meio litro de água com limão logo depois de ter acordado e continue tomando o restante ao longo do dia.
Este tratamento irá manter o corpo hidratado e reduzirá o inchaço acumulado e, depois de apenas alguns, você vai começar a ver a sua celulite reduzindo drasticamente.
2. Aumente o fluxo sanguíneo nas partes do corpo onde há celulite através de massagem
Além de fazer exercícios específicos para vascularizar a área com celulite, há um truque que funciona ainda melhor para eliminar celulite completamente: a massagem com esponja vegetal.
Esse tipo de tratamento ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a estimular a regeneração dos tecidos.
Massageie com a esponja todas as áreas do corpo onde haja celulite diariamente, por dez minutos no início. Depois, à medida que começar a ver resultados, diminua a frequência das massagens para três vezes por semana.
Aplique óleo de coco na pele para facilitar a massagem e o faça em movimentos circulares sempre com uma esponja nova, mais firme.
Também há dispositivos que massageiam profundamente os tecidos, melhorando ainda mais o fluxo de sangue e promovendo a drenagem linfática de possíveis toxinas e gorduras. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Dermatology Research and Practice em 2012, a drenagem linfática manual ou mecânica (que pode ser considerada um tipo de massagem) pode diminuir celulites bem avançadas em até duas semanas.
Você pode experimentar várias técnicas e ver qual se adequa melhor à sua rotina e ao seu estilo de vida. As opções são diversas para auxiliar na massagem: esponjas, escovas, rolos de espuma, massageadores mecânicos, massageadores elétricos ou massagem profissional.
3. Faça bandagens com pó de café
As bandagens feitas com o pó de café aumentam o efeito da massagem com esponja vegetal e agem renovando as células da pele, tornando-a mais firme e suave e ativando a circulação. Faça a bandagem duas vezes por semana sempre sobre as áreas em que você quer eliminar celulite.
Para preparar, pegue meio copo de pó de café fresco (pode ser o mesmo que você usa para fazer seu café) e misture-o com duas colheres de sopa de azeite extra virgem. Misture bem até obter uma pasta homogênea e aplique a mistura sobre a área desejada da pele em movimentos circulares.
Em seguida, coloque um filme plástico sobre a mistura de borra de café e mantenha a bandagem por dez minutos. Lave a área em seguida e note a incrível sensação de pele mais lisa e hidratada.
4. Faça uma dieta à base de legumes e proteínas
A dieta para eliminar celulite se baseia no consumo de vegetais frescos, frutas e proteínas. Estes alimentos ajudam a se livrar da celulite acumulada principalmente nas coxas, bumbum e pernas.
No caso das frutas, que contêm açúcar, não consuma mais de 150 gramas diariamente. Já no caso dos vegetais, tente consumi-los frescos, e fique tranquila para ingerir até mais de 400 gramas de por dia.
Na verdade, para eliminar celulite rapidamente do seu corpo, mais da metade do que você consome deve ser legumes frescos.
Veja que você deve comer no máximo 1500 calorias por dia. Certifique-se que quase metade destas calorias seja proveniente de fontes de proteína saudáveis como frango, peru, salmão, ovos brancos, leite desnatado ou queijo light, pois esta é uma ótima maneira de eliminar celulite mais rápido.
O restante das calorias você complementa com poucas frutas e muitos legumes e vegetais distribuídos ao longo das refeições.
5. Perca o peso extra do seu corpo
Quanto mais gordura total no corpo, maior a tendência de acúmulo e irregularidade sob a pele. Perder peso extra pode reduzir a aparência da celulite, especialmente em mulheres. “Se você tem menos gordura você vai, potencialmente, ter menos celulite”, afirma a dermatologista Molly A. Wanner.
Um estudo de 2013 publicado no International Journal of Nutrition mostrou que a dieta tem influência significativa no surgimento da celulite. Isso porque dietas ricas em gorduras, carboidratos e sal podem contribuir para a celulite já que tais alimentos podem levar ao ganho de peso, aumentar a inflamação do corpo, danificar o colágeno da pele e incentivar a retenção de água – que são todos fatores que contribuem para a geração de mais células de gordura e, consequentemente, da celulite.
Assim, adotar uma dieta mais rica em nutrientes e com uma quantidade restrita de sal, gordura e carboidratos pode contribuir para a redução e prevenção da celulite e, de quebra, promover alguma perda de peso.
A perda de peso, no entanto, não é a abordagem certa para todos, e não deve ser a solução para as pessoas que já estão em um peso saudável. A explicação para isso é que com a perda de peso, a celulite pode se tornar menos visível e pode até mesmo desaparecer em alguns casos. Mas é preciso consultar um dermatologista para buscar tratamentos adicionais quando há pele em excesso depois de uma perda de peso massiva, pois nesse caso o efeito pode ser justamente o contrário e as celulites podem ficar ainda mais perceptíveis.
Neste caso, emagrecer demais pode causar sobra de pele, fazendo com que a celulite fique ainda mais perceptível.
6. Cremes podem ajudar
Estudos de laboratório têm mostrado que a cafeína e o retinol são dois ingredientes em cremes que podem reduzir a celulite.
Em tubos de ensaio, ambos diminuíram as células de gordura quando em contato com as mesmas. Embora ainda sejam necessários novos testes para provar que estes tratamentos realmente funcionam quando aplicado à pele, é provável obter melhoria através destas substâncias, mesmo que sejam temporárias e menores.
Um estudo financiado pela fabricante de cosméticos Johnson & Johnson testou um creme anticelulite com ingredientes ativos, incluindo cafeína e retinol. Os pesquisadores descobriram que o creme reduziu ligeiramente mais a aparência irregular da pele do estômago, coxas e braços do que um gel placebo, quando ambos foram usados duas vezes por dia durante 12 semanas.
Acredita-se que o Retinol ajuda a aumentar a quantidade de colágeno na pele, tornando-a mais espessa e elástica, o que torna a celulite menos perceptível.
Em um estudo pequeno, um creme com 0,03% de retinol melhorou a aparência da celulite quando utilizado durante, pelo menos, seis meses. O estudo verificou que houve aumento médio de dois milímetros na espessura da pele nas pernas das pessoas tratadas em comparação com a pele sobre as pernas não tratadas.
7. Derreta a gordura com exercícios
A celulite é causada pelo efeito do acúmulo de gordura, e a melhor forma para se livrar da gordura é fazer com que o organismo a elimine. Exercícios intensos como corrida, ciclismo, caminhada em terreno elevado e exercícios aeróbicos são os que desempenham o papel de derreter a gordura.
Mesmo que possa levar vários meses para diminuir a porcentagem global de gordura corporal e notar diferença na aparência da pele, o resultado tende a ser definitivo. Os exercícios tonificam os músculos e reparam os tecidos fibrosos que conectam os músculos com a pele.
Isso acontece porque, de acorda com a American Academy of Dermatology Association, ter mais músculos deixa a pele mais firme e lisa. Além disso, a substituição de células de gordura por músculos pode deixar a celulite menos perceptível.
Os exercícios anticelulite são especiais e diferentes dos exercícios regulares e podem ser mais fáceis de serem feitos porque só demandam de 15 a 20 minutos três ou quatro vezes por semana. A melhor parte é que eles podem ser feitos em casa.
Para efetivamente combater a celulite, o ideal é praticar mais exercícios aeróbicos que queimem gordura sem deixar de lado o treino de força – principalmente na região das coxas e dos glúteos – para tonificar a pele e aumentar a massa muscular.
8. Um plano de 5 exercícios específicos para eliminar celulite
De acordo com o treinador Wayne Westcott, “com o plano certo de exercício, você pode eliminar celulite e ter a parte inferior do corpo mais suave e mais firme”. Ele é quem propõe este programa de oito semanas onde 70% das mulheres que experimentaram relataram eliminar celulite.
O truque, segundo ele, é trabalhar todos os músculos da parte de baixo do corpo em todos os ângulos, reduzindo as reservas de gordura subjacentes e restaurando o tecido muscular perdido.
Como fazer: Todos os exercícios devem ser feitos em conjuntos de 10 a 15 repetições três dias por semana. Antes de começar, aqueça cuidadosamente com caminhada, bicicleta ou ginástica leve. Em todas as sequências levante e abaixe lentamente, contando 2 segundos para levantar e 4 segundos para baixar.
Exercício 1: Lado a lado
Músculos trabalhados: quadríceps, abdutores, adutores, isquiotibiais e glúteos.
Equipamento e dicas: Você pode utilizar halteres ou fazer este exercício de forma básica, sem qualquer peso. Basta manter as mãos nos quadris. Para torná-lo mais difícil, segure os halteres acima dos ombros durante a realização do exercício.
- Fique de pé, com as pernas abertas na mesma largura dos ombros, com a ponta dos pés apontadas para fora e as costas retas. Segure um halter em cada mão e descanse-os na altura dos quadris;
- Dê um passo bem largo para a esquerda e dobre o joelho esquerdo até a coxa ficar paralela ao chão, mantendo a perna direita estendida. Não permita que seu joelho esquerdo se projete além dos pés, nem que o bumbum desça abaixo de seu joelho. Retorne à posição inicial e repita o movimento para o lado direito, sem descanso.
Exercício 2: Kickback ou chute para trás de pernas (4 apoios)
Músculos trabalhados: Glúteos.
Equipamento e dicas: Pesos de tornozelo. Ao fazer este exercício, não curve ou arqueie as costas.
- Coloque pesos de tornozelo, fique de quatro e abaixe as costas apoiando o seu peso em seus antebraços. Mantenha as costas retas e a cabeça alinhada com as costas com os olhos voltados para baixo;
- Mantenha as costas retas e as pernas flexionadas. Lentamente, chute com a perna direita para trás levantando o seu pé direito em direção ao teto até a coxa estar paralela ao chão. Seu pé deve permanecer flexionado durante todo o exercício;
- Mantenha a posição por um segundo, em seguida, retornar à posição inicial e, em seguida, repita com a perna esquerda.
Exercício 3: Elevação de perna deitado
Músculos trabalhados: Internos das coxas.
Equipamento e dicas: Pesos de tornozelo. Enquanto estiver fazendo este exercício, mantenha a parte superior do corpo parada e resista ao impulso de balançar para trás e para frente ao levantar e abaixar.
- Coloque os pesos e deite sobre o seu lado esquerdo, descansando a cabeça sobre o braço e coloque a mão direita no chão, na frente de seu peito para apoio. Dobre o joelho da perna de cima, colocando o pé na frente do seu outro joelho. A perna de baixo deve ficar totalmente estendida;
- Levante lentamente a perna que estava no chão tão alto quanto for possível. Mantenha a posição por um segundo, e baixe lentamente. Fazer um conjunto de repetições e depois repita sobre o lado direito.
Exercício 4: Agachamento e elevação lateral
Músculos trabalhados: Glúteos, isquiotibiais, quadríceps, flexores do quadril, e abdutores.
Equipamento e dicas: Pesos de tornozelo e halteres se desejado. Vista os pesos e fique com as pernas abertas na largura dos ombros, com as mãos nos quadris, os cotovelos para os lados, e os dedos dos pés apontando para fora. Lembre-se de manter a cabeça reta e os olhos virados para frente.
- Dobre os joelhos lentamente agachando para trás, movendo os quadris como se fosse sentar-se. Mantenha as costas retas, e não permita que seus joelhos se projetem sobre seus pés. Pare quando as coxas estiverem paralelas ao chão;
- Faça uma pausa e estique as pernas, levantando a perna esquerda para o lado. Pause de novo, retorne à posição inicial e repita, levantando a perna direita para o lado desta vez. Alterne as pernas durante o exercício.
Exercício 5: Afundo alternado com apoio
Músculos trabalhados: Glúteos, quadríceps e isquiotibiais.
Equipamento e dicas: Uma cadeira resistente e halteres se desejar. Afundos ou Lunges são exercícios mais avançados e requerem mais prática para se sentir confortável.
- Fique em pé cerca de 60 centímetros de costas para a cadeira. Dobre o joelho esquerdo e estenda a perna esquerda para trás colocando a parte superior do seu pé esquerdo no assento da cadeira. Mantenha as costas retas, a cabeça alinhada com a coluna, e os olhos virados para frente;
- Lentamente, dobre o joelho direito até que esteja paralelo ao chão. Não permita que seu joelho direito avance além do seu pé. Faça uma pausa, e suba de volta para a posição inicial. Faça um conjunto de exercícios com a perna direita, em seguida, mude e repita com a perna esquerda.
Últimas dicas
Se você puder fazer exercícios de musculação na academia, os resultados podem ser mais rápidos e visíveis. Mas você pode treinar tranquilamente em casa ou em um parque usando apenas o peso do próprio corpo.
Não basta estimular os músculos, é importante incluir exercícios cardiovasculares que você goste no seu dia a dia para trocar as células de gordura por massa magra. Você pode correr na rua ou em um parque perto da sua casa, pode pular corda, pode nadar na piscina do prédio ou da academia, pode subir escadas, pode andar de bicicleta. Enfim, as possibilidades são inúmeras, basta querer se movimentar e praticar um exercício aeróbico por pelo menos 20 minutos por dia.
Adotar uma dieta nutritiva também é essencial para preservar os resultados e estimular a renovação das células da pele. Não deixe de se hidratar e de incluir na sua dieta gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que são indispensáveis para a sua saúde e não vão te deixar com mais celulite se você se exercitar e comer bem.
Além de diminuir a aparência das celulites, a sua saúde vai ser a mais beneficiada. Cremes e tratamentos estéticos podem ajudar a mascarar o problema, mas se empenhar em incluir hábitos mais saudáveis na sua rotina é o que vai fazer toda a diferença na sua saúde e na aparência da sua pele.
Fontes consultadas:
- https://www.healthline.com/health/how-to-get-rid-of-cellulite-on-thighs#1
- https://food.ndtv.com/beauty/9-effective-ways-to-get-rid-of-cellulite-1677049
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/326509
Referências adicionais:
- https://www.aad.org/public/cosmetic/fat-removal/cellulite-treatments-what-really-works
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3359771/
Olá! Ótimas dicas. Poderia indicar um creme a base de retinol?
Tratamento Power da Ângela Gomes resolve, meu grau era bem severo e agora posso usar calça branca que a celulite não aparece, me chamo Lúcia
Bom de mais o seu artigo,melhor que eu li até agora!Parabéns! 😀
Ótimas dicas