Também conhecida pelo nome de fruta do dragão, a pitaya é uma fruta bastante cultivada em locais como a América do Sul, Israel e China. Existem três variedades do alimento: a pitaya vermelha, que é rosa avermelhada por dentro e por fora, a amarela, com a casca amarela e o interior branco, e a branca, que tem o exterior rosa e a parte de dentro branca.
A fruta pode ser consumida por meio de sua polpa ou utilizada no preparo de diversas receitas como geleias, doces, iogurtes, tortas e sorvetes. Entretanto, vamos conhecer abaixo os benefícios do suco de pitaya:
1. Fonte de nutrientes
A pitaya é composta por nutrientes como carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina B1, vitamina B3, vitamina C e vitamina E.
2. Fortalece o sistema imunológico
Entre os nutrientes encontrados na composição da pitaya, podemos destacar a vitamina C. Conforme informações do site Dr. Axe, o alimento apresenta um teor do nutriente maior do que o da cenoura e é uma das frutas classificadas como ricas em vitamina C. Por conta disso, o suco de pitaya contribui em relação ao estímulo ao sistema imunológico.
- Veja mais: Frutas ricas em vitamina C.
Mas essa não é a única função do nutriente dentro do organismo humano. Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, a vitamina também é importante para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo.
Isso sem contar que a vitamina C é um antioxidante, ou seja, ela combate a ação dos maléficos radicais livres que contribuem com o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças como problemas no coração e artrite.
3. Controle dos níveis de colesterol
Uma pesquisa divulgada no Journal of Pharmacognosy Research (Jornal da Pesquisa em Farmacognosia, tradução livre) indicou que o suco de pitaya pode contribuir com a diminuição dos níveis do colesterol ruim e, ao mesmo tempo, aumentar as taxas do colesterol bom.
4. Controle dos níveis de triglicerídeos
Também vale a pena manter as sementinhas pretas da pitaya na hora de beber o suco da fruta e não coá-las. Isso porque elas são boas fontes dos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.
Estudos mostram que esses ácidos graxos podem auxiliar a diminuição dos níveis de triglicerídeos e, por consequência, contribuir com a redução dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
5. Ajuda a manter a aparência jovial
A pitaya ajuda na produção do colágeno, uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos. O nutriente também é necessário para o processo de cura de feridas e para a reparação e manutenção dos ossos e dentes.
Como já falamos acima, a fruta é composta pela vitamina C, que é um antioxidante. Os antioxidantes são eficientes na tarefa de manter a pele firme, o que colabora com uma aparência jovial.
Mas não é somente isso – a pitaya também apresenta o fósforo, um mineral que é encontrado em todas as células do nosso organismo. O Dr. Axe explicou que os efeitos de reparação celular proporcionados pelo nutriente são importantes para a juventude da pele e para a prevenção do envelhecimento precoce.
6. Pode ajudar a prevenir o câncer
A fruta é composta por uma substância chamada de fito-albumina, que combinada com a vitamina C eleva as propriedades antioxidantes e de prevenção do câncer da pitaya.
Vale lembrar que os antioxidantes combatem a ação de radicais livres, compostos malignos que estão associados justamente ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer.
7. Propriedades antibacterianas e antifúngicas
A pitaya também é dotada de efeitos contra bactérias e fungos, podendo, assim dar uma força ao sistema imunológico e ajudar a aumentar a contagem de glóbulos brancos no organismo, o que é importante para defender o corpo contra toxinas e inibir a entrada ou crescimento de infecções provenientes de fungos e bactérias.
8. Auxílio ao combate à anemia
A inserção da pitaya nas refeições pode contribuir com o combate à anemia causada pela deficiência de ferro. A explicação é que a fruta serve como fonte do mineral e é composta por vitamina C, nutriente que colabora com a absorção de ferro por parte do organismo.
Obviamente, não é somente a ingestão do suco de pitaya que irá prevenir a doença, ainda é preciso incluir outras fontes de ferro e vitamina C na alimentação. Porém, a bebida fresca pode auxiliar ao oferecer uma parcela da quantidade diária de ferro e vitamina C que o nosso corpo necessita.
Como fazer – Receitas de suco de pitaya
1. Suco de pitaya com hortelã
Ingredientes:
- 200 g de polpa natural de pitaya;
- 400 ml de água;
- Folhas de hortelã a gosto;
- Pedras de gelo a gosto (opcional).
Modo de preparo:
- Para retirar a polpa da fruta, recomenda-se cortar a pitaya ao meio e remover a polpa com o auxílio de uma colher;
- Com os 200 g de polpa natural de pitaya já separados, levá-los ao liquidificador juntamento com a água e as folhas de hortelã;
- Bater até obter um suco mais ou menos homogêneo. Passar para um copo e finalizar com as pedrinhas de gelo, se assim desejar. Servir-se imediatamente.
2. Suco de pitaya com leite
Ingredientes:
- 1 polpa de pitaya (remover a polpa como na receita anterior);
- ½ l de leite gelado;
- 1 xícara de chá de mel;
- 2 colheres de sopa de aveia;
- 2 folhas de hortelã.
Modo de preparo:
- Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
- Bater até obter uma substância homogênea e servir-se imediatamente.
3. Suco de pitaya com laranja
Ingredientes:
- 400 ml de suco natural de laranja;
- 1 pitaya branca descascada e cortada;
- Pedrinhas de gelo a gosto.
Modo de preparo:
- Colocar o suco de laranja a pitaya e as pedrinhas de gelo no liquidificador;
- Bater durante aproximadamente três minutos e passar para um copo, Servir-se imediatamente.
4. Suco de pitaya com abacaxi e linhaça
Ingredientes:
- 3 xícaras de chá de pitaya picada sem casca;
- ¼ de xícara de chá de folhas de hortelã;
- 1 xícara de chá de abacaxi picado sem casca;
- 1 rodela de gengibre;
- 2 xícaras de chá de água de coco;
- 1 colher de sopa de linhaça dourada.
Modo de preparo:
- Juntar todos os ingredientes e colocar dentro do liquidificador;
- Bater até adquirir a consistência desejada, passar para um recipiente e adicionar mais água ou gelo, se achar necessário. Servir-se imediatamente.
Atenção
É importante tomar o suco de pitaya imediatamente depois do seu preparo, porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz é que pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.
Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.
Vídeo: Benefícios da pitaya
Fique ainda mais por dentro dos benefícios da pitaya com a ajuda do vídeo abaixo!
Gostou das dicas?
Perguntei se posso fazer o suco de pitaia com casca
Fiz o suco com casca e tudo, é prejudicial???
Oi boa noite pra vocês Gostei de saber sobre pitaia ? achei muito interessante mesmo