O broto de bambu é um tipo de bambu comestível muito usado na culinária asiática que pode ser adicionado a várias receitas com facilidade e que traz alguns benefícios para a nossa saúde. É possível servir o broto de bambu com frituras, com macarrão, em saladas e em vários outros pratos para dar um toque especial.
Vamos dar dicas de receitas fáceis e diferentes com broto de bambu para você servir na sua casa, além de mostrar os principais benefícios desse vegetal.
Broto de bambu – O que é
Broto de bambu é um vegetal que, apesar se não ser muito rico em nutrientes, dá textura e volume às suas receitas sem adicionar gorduras e calorias a elas.
Uma porção de 100 gramas de broto de bambu apresenta cerca de 12 calorias quando cozidos e 19 calorias na versão enlatada. Ambos os tipos têm quase zero de gordura e são livres de sódio e colesterol.
Quando cozido, o broto de bambu contém apenas 2 gramas de carboidratos enquanto que em lata apresenta 3 gramas de carboidratos. Quanto ao teor proteico, ambas versões oferecem aproximadamente 1,6 gramas de proteína por porção de 100 gramas.
Como você pode notar, o broto de bambu é praticamente livre de gordura, carboidrato e proteínas, sobrando apenas um alto teor de fibras alimentares, vitaminas e minerais. Uma porção de 100 gramas de broto de bambu cozido fornece cerca de 4% da recomendação diária de ingestão de fibras. A versão em lata fornece até 6% dessa recomendação.
Uma boa ingestão de fibras na dieta é capaz de auxiliar na redução dos níveis de colesterol, na estabilização do açúcar no sangue, na regulação do processo digestivo e até na diminuição do risco de desenvolver alguns tipos de câncer como o câncer de cólon.
Quanto às vitaminas e minerais presentes no alimento, é encontrada uma boa quantidade de potássio no broto de bambu, que corresponde à 15% da ingestão diária recomendada em uma porção de 100 gramas. Essa mesma porção na versão enlatada apresenta apenas 2% da ingestão recomendada de potássio.
Outros nutrientes presentes no broto de bambu são cobre, cálcio, manganês, vitamina B6 e pelo menos 2% da recomendação diária de riboflavina, fósforo e zinco.
Outros nutrientes presentes no vegetal são tiamina, niacina, ácido pantotênico e folato, todas vitaminas do complexo B.
Benefícios
Segundo a Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, determinados compostos presentes no broto de bambu conferem benefícios como:
1. Prevenção de doenças cardíacas e câncer
Compostos fenólicos encontrados no alimentos têm efeito antioxidante que protege as células do organismo de radicais livres e estresse oxidativo, protegendo contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Os fitonutrientes e fitoesteróides presentes no broto do bambu são responsáveis por facilitar o fluxo sanguíneo no corpo, o que também reduz o risco de doenças cardíacas. A presença de potássio também é importante para ajudar a regular a pressão arterial, que é um fator de risco para problemas cardíacos.
2. Propriedades antimicrobianas
A presença de ligninas confere propriedades antifúngicas e antivirais ao broto de bambu, assim como propriedades anticancerígenas que ajudam o corpo a lutar contra agentes causadores de doenças como fungos, vírus e células cancerosas.
3. Propriedades anti-inflamatórias
O broto de bambu apresenta propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam no tratamento de condições inflamatórias como úlceras e ferimentos externos, por exemplo.
4. Redução do colesterol
Os brotos de bambu apresentam poucas calorias e alto teor de fibras que controlam os níveis de colesterol no sangue.
5. Estímulo ao sistema imunológico
A presença de vitaminas e minerais importantes tornam o broto de bambu um reforço para o sistema imunológico, protegendo o corpo de vários agentes patógenos.
6. Manutenção do peso
A quantidade insignificante de gorduras e carboidratos em conjunto com a grande quantidade de fibras torna o broto de bambu um alimento saudável e útil para quem está em uma dieta para perda de peso.
7. Melhor digestão
As fibras dietéticas promovem uma digestão mais efetiva que ajuda a regular os movimentos intestinais, facilitando a absorção e nutrientes.
8. Efeitos colaterais e contraindicações
O broto de bambu é seguro e seu uso com moderação não causa efeitos colaterais. Se usado em excesso, podem ocorrer efeitos adversos que se limitam a desconfortos abdominais.
A contraindicação do vegetal é para mulheres grávidas, já que uma porção do broto pode causar contrações uterinas durante a gestação. Além disso, é preciso atentar para o risco de reações alérgicas em algumas pessoas.
Como fazer
Ao comprar brotos de bambu frescos, a primeira coisa a ser feita é cortar as pontas, descascá-los e colocá-los dentro de uma panela com água e deixar alcançar a fervura. Antes de ferver, é indicado cortar os brotos na direção vertical e deixar em ebulição por cerca de 20 minutos. Isso serve para tirar o gosto amargo do broto.
Se continuar amargo, você pode repetir o procedimento, mas dessa vez colocando algumas gotas de vinagre em água fresca. Também é possível cozinhar o broto no micro-ondas em um recipiente com água por 5 minutos.
Os brotos de bambu frescos só podem ser armazenados se estiverem com a casca. Eles devem ser guardados em um recipiente com tampa na geladeira por no máximo duas semanas ou congelados se quiser conservar por mais tempo. A partir do momento que ele é descascado e cozido, o consumo deve ser imediato.
Existem também brotos de bambu enlatados em alguns supermercados e lojas de produtos naturais. Neste caso, basta reaquecer o produto ou servir frio mesmo.
Receitas de Broto de Bambu
Por não ser um alimento muito comum, muitas pessoas compram o broto de bambu e depois não sabem o que fazer com ele na cozinha. Mas existem várias possibilidade de receitas com broto de bambu, basta usar a imaginação.
Aqui vamos listar 7 receitas deliciosas que você pode preparar em casa com broto de bambu.
1. Receita de salada de broto de bambu
Ingredientes:
- 2 brotos de bambu;
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
- 1 colher de chá de açúcar;
- 2 raminhos de orégano fresco;
- azeite;
- sal e pimenta do reino a gosto;
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo:
Os brotos de bambu devem estar descascados e limpos. Faça um corte na posição vertical ou coloque o broto inteiro na panela para cozinhar em água quente até a fervura. Em seguida, coloque o bicarbonato de sódio e deixe mais um pouco para tirar o gosto amargo do alimento.
Quando esfriar, corte o broto de bambu em rodelas ou cubos e tempere com os ingredientes restantes. Você pode servir essa salada com alguma verdura de sua preferência.
2. Receita de sopa de broto de bambu
Ingredientes:
- 200 gramas de broto de bambu picado (de preferência pré cozido);
- 1 colher de sopa de óleo;
- meia cebola picada;
- meia colher de alho picado;
- meia colher de tempero de ervas de sua preferência como cheiro verde, por exemplo;
- 3 colheres de extrato de tomate;
- amido de milho até dar o ponto da sopa;
- sal a gosto;
- caldo de galinha;
- leite.
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho até dourar com o óleo de cozinha. Em seguida, coloque cerca de 1 litro de água quente, acrescente todos os temperos e mexa bem.
O próximo passo é engrossar a sopa através da adição do amido de milho (pode ser substituído por farinha de trigo e do leite (também pode ser leite em pó). Vá acrescentando aos poucos até ficar cremosa. Depois disso, acrescente os brotos de bambu e deixe cozinhar na panela de pressão de 5 a 10 minutos
3. Receita de arroz com broto de bambu
Ingredientes:
- arroz japonês ou brasileiro;
- 200 gramas de broto de bambu previamente cozido;
- 150 gramas de carne de porco em fatias finas;
- temperos de sua preferência;
- mirim;
- shoyu;
- 1 caldo de legumes ou de frango;
- óleo;
- sal a gosto.
Observação: se você não tiver mirim em casa, um condimento da culinária japonesa, você pode improvisar misturando uma colher de saquê com uma colher de açúcar.
Modo de preparo:
Misture 1 colher de sopa de mirim, com 1 colher de sopa de shoyu, sal a gosto e o caldo de legumes e complete com um copo e meio de água. Cozinhe o arroz japonês ou brasileiro como de costume com esse caldo e reserve.
Enquanto o arroz cozinha, corte o broto de bambu pré cozido em pedaços pequenos. Grelhe a carne de porco em óleo até dourar e adicione o broto de bambu refogando rapidamente. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de mirim, 2 colheres de sopa de shoyu e meia colher de sopa de açúcar. Cozinhe até que quase todo o molho e a água presente na panela evapore.
Por fim, misture tudo com o arroz e se quiser, tempere com pimenta do reino e algas japonesas a gosto.
4. Receita de suco de broto de bambu
O suco de broto de bambu pode ser preparado com o broto pré-cozido para facilitar o preparo ou cru mesmo.
Modo de preparo:
Basta bater uma colher de sopa de broto de bambu ou um pedaço pequeno com cerca de 250 mL de água até a mistura ficar homogênea.
Para melhorar o gosto, você pode incrementar o suco e adicionar ingredientes com efeito detox como limão, maçã, gengibre, ou couve.
5. Receita de broto de bambu com carne suína
Ingredientes:
- 1 kg de broto de bambu;
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
- meio kg de carne suína ou outro tipo de carne que preferir;
- temperos a gosto, como sal e pimenta, cheiro verde, tomate e cebola.
Modo de preparo:
Corte o broto de bambu em rodelas e coloque em uma panela com água para cozinhar. Quando a água começar a ferver, adicione o bicarbonato de sódio que vai ajudar a tirar o gosto amargo do vegetal mas também pode ser usado o vinagre. Desligue o fogo após 5 minutos.
Em seguida, troque a água e deixe o broto descansar por algumas horas (se possível, aumente o tempo de espera para 24 horas).
Refogue a carne picada com a cebola e o tomate picados. Em seguida, tempere a seu gosto utilizando cheiro verde, sal e pimenta e outros temperos de sua preferência. Coloque o broto de bambu e deixe cozinhar até pegar bem o gosto.
6. Receita de broto de bambu refogado
Ingredientes:
- cebola;
- alho;
- óleo de soja ou outro óleo vegetal de sua preferência (pode ser o óleo de canola, óleo de girassol, dentre outros);
- sal;
- meio kg de broto de bambu.
Modo de preparo:
Primeiro, cozinhe o broto de bambu em uma panela com água. Depois disso, troque a água e deixe descansar por algumas horas. Escorra novamente e reserve.
Em uma panela, aqueça o óleo e frite o alho e a cebola até dourar. Em seguida, adicione os brotos de bambu cortados em pedaços pequenos, acrescente os temperos de sua preferência incluindo o sal e cubra os brotos com água. Deixe cozinhar em fogo baixo até que quase toda a água seque na panela.
7. Receita de broto de bambu cozido
Por fim, o broto de bambu pode ser cozido apenas com água e servido com manteiga ou um molho especial de sua preferência como um acompanhamento de outros pratos.
Considerações
Com criatividade, o broto de bambu pode ser incluído em receitas na sua dieta com grande facilidade. Trata-se de uma maneira interessante de aumentar a sua ingestão de fibras sem aumentar o consumo de calorias. Além disso, é possível aproveitar os benefícios adicionais do broto de bambu como propriedades anti-inflamatórias, proteção à saúde do coração e reforço ao sistema imunológico.
Amei as receitas
Amei as receitas! Parabéns!!! Adoro broto de bambu e sempre que encontro eu faço.
Também gostei da fica da Lúcia sobre a conservação do broto cru.
Gratidão pessoal!
Kelly
O broto de bambu cru pode ser conservado por muitos meses, anos até, se for cortado em rodelas ou como preferir. Sem molhar, colocar sal e acondicionar em sacos ou potes plásticos. Guardar dentro ou fora da geladeira. Aprendi com uma senhora japonesa. Eu tenho brotos de dois ou três anos atrás