Quem sofre com sobrepeso ou obesidade e sabe que precisa emagrecer para preservar sua saúde ou não está tão acima do peso mas deseja perder aqueles quilos extras para melhorar a aparência certamente deseja começar as ver os resultados esperados o mais rápido possível.
Por um lado, isso não pode justificar a adesão a métodos malucos e perigosos como as dietas muito restritivas. Afinal, é preciso ter paciência para esperar os benefícios de uma dieta balanceada, acompanhada da prática segura de atividades físicas.
Por outro, existem mudanças saudáveis na rotina que podem ajudar a perder peso mais rápido. Quais são elas? É justamente isso o que vamos conferir na lista a seguir:
1.Tirar foto dos pratos e postá-los nas redes sociais antes de comer
Esta é perfeita para aquele pessoal que ama postar fotos do seu dia a dia no Instagram, Twitter ou Facebook. Mas espera aí, qual a lógica de fazer isso?
É que ao preparar o prato para publicar nas redes sociais, a pessoa terá uma consciência ainda maior da necessidade de montar uma refeição saudável, afinal todos os seu seguidores vão ver o que ela está comendo.
Só não vale montar um prato super saudável e equilibrado, tirar a foto e postar nas redes sociais, mas depois completá-lo com frituras, molhos calóricos e outros itens que não contribuem com a boa forma.
Além de enganar os seguidores, isso não vai ser nada bom para o processo de emagrecimento.
Mesmo para quem não tem o costume de postar tudo o que faz e come, a ideia de tirar fotos dos pratos e montar um álbum com essas imagens apenas para si mesmo é uma boa porque vai permitir ter um controle e analisar bem como anda comendo.
2. Diminuir o tamanho do prato utilizado nas refeições
Para quem está tentando emagrecer, a redução das porções pode ser uma estratégia válida. Uma tática é trocar o prato maior usado no almoço ou jantar por um prato menor. Por exemplo, o de sopa ou um prato de sobremesa.
Tudo porque estudos já comprovaram que quanto menor for o tamanho do recipiente utilizado para colocar o alimento, menos comida a pessoa come.
Aliás, isso faz muito sentido, não é mesmo? Até porque enquanto sobrar espaço no prato é automático pensar que deve-se colocar mais comida nele.
Não é à toa que os pratos de muitos restaurantes por quilo são gigantescos. Por isso, é muito importante aprender como fazer um prato saudável em um restaurante por quilo.
É necessário ainda que um nutricionista oriente a diminuição das porções para reduzir as comidas certas.
3. Comer em pratos de cor azul ou verde
Isso porque essas cores fazem com que se tenha menos ímpeto ou vontade de comer, o que é bem útil para controlar o apetite.
Por outro lado, os pratos de coloração vermelha, laranja ou amarela vão dar mais vontade de comer. Tanto que algumas marcas famosas de fast food usam essas cores mais quentes, que incitam a comilança.
4. Consumir mais ovos no café da manhã
A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, conforme a sua abordagem de dieta escolhida para perder peso.
Mas vários estudos já mostraram que quanto maior for o número de dias em que uma pessoa consome ovos, menos vontade ela tem de beliscar lanchinhos no meio da manhã. Saiba mais sobre como usar o ovo no café da manhã ajuda a emagrecer.
Assim, fica mais fácil seguir a dieta até a hora do almoço. Isso sem contar que para tem uma manhã corrida, a escolha acaba sendo por lanchinhos mais práticos, porém, nada bons para emagrecer.
Por exemplo: congelados, salgadinhos, balas, bolos e outros itens cheios de calorias, açúcares ou gorduras ruins, que em nada contribuem com a perda de peso.
5. Deixar o almoço mais picante
Acrescentar ingredientes picantes no meio dos alimentos é outra dica útil porque eles vão ajudar a aumentar o metabolismo. Saiba quais são os alimentos conhecidos por auxiliar a acelerar o metabolismo.
6. Cercar-se do cheirinho de baunilha
Algo que pode aliviar o desejo pelos doces é cheirar a essência de baunilha ou colocar aromatizantes, difusores de ambiente, velas de baunilha ou qualquer produto que exale o aroma de baunilha na casa ou no carro.
7. Comer mais devagar
A recomendação é mastigar os alimentos com maior controle da velocidade, sem muita pressa. Aqui entra o conceito do mindful eating.
Pode-se traduzir a expressão como alimentação consciente, em que se presta atenção no momento da refeição e aprecia a comida, o ambiente e a pessoa que compartilha a refeição contigo.
Esse ato de “curtir o momento” vai ajudar a comer menos. Isso sem contar que quando a pessoa mastiga o alimento por mais tempo, o cérebro recebe mais sinais de saciedade. Descubra como comer rápido pode fazer mal para você.