Realmente, o peito de frango é uma das fontes proteicas mais conhecidas e utilizadas no mundo inteiro, pois é incrivelmente magro e possui muitas proteínas para abastecer nosso crescimento muscular. Mas de vez em quando, você pode enjoar um pouco de comer frango, certo?
Mudar um pouco a sua rotina no jantar vai torná-lo menos tedioso e garantir ainda uma nova e diferente porção de nutrientes por semana. Portanto, se você já não estiver aguentando mais comer peito de frango, que tal aderir uma dessas 7 fontes de proteínas que superam até uma porção padrão de peito de frango?
1. Camarão
Experimente comer um pouco de camarão. Entre 12 e 18 camarões grandes podem fornecer 24g de proteínas e 14 calorias. É um mito que você tenha que evitar o camarão se tiver colesterol alto. Em vez de fritá-lo na manteiga, experimente-os refogados com molho de tomate caseiro para manter as calorias baixas.
2. Seitan ou seitã
Meia xícara de seitan – uma proteína vegetal também chamada de carne de glúten, pois é derivada desta proteína do trigo – contém aproximadamente 31,5 gramas de proteína. Ela absorve completamente o sabor dos temperos que são utilizados em seu preparo, e ainda imita o sabor de uma carne ou frango.
Apesar de não conter todos os aminoácidos essenciais que uma proteína animal contém, você pode obtê-los através de outros alimentos mantendo uma dieta balanceada durante o dia, segundo a nutricionista. Logicamente, evite esta opção se você for intolerante a glúten.
3. Perca-gigante ou barramundi
Este peixe que contém baixíssimas quantidades de mercúrio é encontrado normalmente no Sul do continente asiático e é muito comum e apreciado na cozinha australiana. Uma porção de 180 gramas aproximadamente pode te oferecer mais de 31 gramas de proteína, além de ser uma fonte impressionante de ômega 3.
4. Smoothie verde
Você pode fazer um smoothie proteico para servir de lanche entre refeições com os seguintes ingredientes: um copo de leite de soja, 30g de pistaches, 30g de sementes de cânhamo, uma xícara de espinafre e uma banana. Você estará ganhando com isso 31 gramas de proteína, mais um bocado de ômega, carboidratos complexos e outros ingredientes importantes e saudáveis advindos destes vegetais. Essa é uma bebida realmente poderosa!
5. Queijo Cottage
Um tigela grande de queijo cottage oferece mais de 35 gramas de proteína. Essa é uma boa opção porque é bastante versátil na cozinha. Você pode utilizá-lo para um lanche doce, misturando-o com frutas e algumas nozes, para um lanche salgado, fazendo uma pasta com tomates, salsinha e pimenta do reino para passar numa torrada integral, por exemplo. Escolha as marcas com maior teor de proteína quando foi comprar o seu cottage no mercado.
6. Rosbife
180 gramas de rosbife podem te fornecer 36 gramas de proteínas por 240 calorias. A dica é escolher opções de boa qualidade no mercado, com nada mais que carne e temperos. E quem precisa de pão se você pode enrolar algumas fatias com mostarda e queijo cottage, com petiscos de vegetais?
7. Tofu
Misture aproximadamente 85 gramas de tofu, uma xícara de brócolis picados e 30 gramas de amêndoas para obter 35 gramas de proteínas. O tofu é a grande estrela aqui, pois fornece 11 gramas dessa quantidade toda, mas os brócolis também trazem uma boa quantidade (quase 3 gramas).
Amei o Seitan. E tem Receita na internet!