7 Benefícios do chá de funcho: para que serve e propriedades

atualizado em

O funcho, ou Foeniculum vulgare Mill, é uma planta originária do Norte da África, da Europa Mediterrânea e da Ásia, com flores amarelas e pequenos frutos, chamados popularmente de sementes. 

Ela é cultivada em vários estados brasileiros, como Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina, em quintais e canteiros, uma vez que ela não exige muitos cuidados.

Essa erva também é conhecida como erva-doce, e suas sementes são utilizadas no preparo do chá, sejam sozinhas ou acompanhadas de outras ervas, como a camomila.

Entre as suas principais propriedades medicinais, temos a melhora do sistema imunológico, estímulo da produção de leite materno e alívio de problemas gastrointestinais.

Por isso, a seguir vamos conhecer os principais benefícios do chá de funcho, além de aprender a preparar o chá desta erva. Mas antes aproveite para assistir ao vídeo da nossa nutricionista sobre o funcho (erva-doce).

Veja também: 8 melhores chás digestivos.

Vídeo: 8 benefícios da erva-doce (funcho)

7 benefícios do chá de funcho

Agora que já sabemos o que é o funcho, ou erva-doce, vamos descobrir como essa bebida pode influenciar a nossa saúde:

1. Estímulo da produção de leite

Alguns estudos relatam que o funcho é uma planta que possui ação galactagoga, ou seja, ele pode estimular a produção de leite.

Por isso, muitas mulheres recorrem ao chá feito com as sementes de funcho, quando apresentam algum problema na lactação.

No entanto, vale a pena conversar com um médico antes de iniciar o uso do chá, para que ele possa diagnosticar qual a real causa do problema, e se a bebida vai ajudar nesse caso específico.

Veja também: Amamentar emagrece? Dicas para emagrecer pós-gravidez.

2. Auxílio à digestão

Herbalistas defendem que as sementes do funcho são eficientes para auxiliar a digestão, uma vez que esta estimula o relaxamento dos músculos lisos do sistema gastrointestinal. 

Por isso, acredita-se que o chá de funcho pode ajudar no alívio dos gases, do inchaço e das cólicas estomacais.

3. Alívio de cólicas menstruais

Uma pesquisa realizada por pesquisadores do Irã e divulgada na publicação AYU, um jornal de pesquisa em Ayurveda, sugeriu que o funcho pode ser útil para aliviar as dores menstruais.

Esse efeito se deve à ação do funcho nos músculos lisos, levando ao relaxamento do útero e à melhora das cólicas.

Além disso, alguns compostos presentes no funcho possuem ação anti-inflamatória, o que contribui também para a melhora das dores.

4. Alívio de cólicas em crianças e bebês

Por sua ação antiespasmódica e seu perfil de segurança, funcho também é usado para o alívio de cólicas e outros desconfortos gástricos em crianças e bebês.

Mas, é importante conversar com um pediatra antes de iniciar o uso do chá, para saber se é o tratamento mais adequado e qual a quantidade ideal para o pequeno.

5. Pode melhorar a qualidade do sono

Outro benefício do chá de funcho é que a bebida pode ajudar a melhorar o sono, seja na qualidade do sono em geral ou no relaxamento antes de dormir.

Isso ocorre devido à ação do funcho no relaxamento dos músculos, fazendo com que a pessoa se sinta mais tranquila ao ir para a cama. 

Além disso, existem também outros chás que ajudam a dormir bem e rápido que vale a pena conferir.

6. Mais antioxidantes para o organismo

Um dos benefícios do chá de funcho é ser composto por antioxidantes e, portanto, auxiliar no combate ao estresse oxidativo.

Assim, incluir o chá de funcho no dia a dia, sem exageros, pode ajudar a prevenir alguns problemas causados pelos radicais livres, como:

  • Envelhecimento precoce da pele, já que ela está em constante contato com esses radicais. 
  • Inflamações, uma vez que, como vimos, esse composto atua na regulação do sistema imune.

7. Alívio do mau hálito

Por fim, a ingestão do chá de funcho é um método conhecido para amenizar o mau hálito, presente principalmente pela manhã.

A hipótese para explicar esse efeito é que o chá de funcho contém propriedades antibacterianas, matando assim os microrganismos que fazem com que o hálito fique com um cheiro ruim.

O chá de funcho engorda ou emagrece?

Funcho
O chá de funcho pode ser incluído na sua dieta saudável

Outro efeito atribuído ao funcho é a melhora do apetite, principalmente em situações onde a pessoa apresenta algum problema gástrico.

Com base nisso, podemos entender que o chá das sementes da planta pode ser útil para quem sofre com a ausência de apetite e o baixo peso e necessita engordar para atingir um peso saudável.

Por outro lado, outro uso tradicional do chá de funcho como um auxílio à perda de peso. Mas, neste caso, o chá deve ser parte de uma dieta balanceada e de um estilo de vida saudável e ativo.

Por isso, não se pode bater o martelo sobre o efeito do funcho no peso, e não há evidências científicas concretas de que esta erva de fato engorde ou emagreça.

O que vale a pena, no entanto, é procurar um profissional de nutrição, para que se possa elaborar uma dieta adequada ao seu tipo físico e metabolismo, para assim atingir a meta de perda de peso.

Cuidados com o funcho

Agora que conhecemos os benefícios do chá de funcho, além dos efeitos que ele pode trazer em relação ao peso, vamos entender os cuidados que o uso da planta exige:

  • Primeiramente, a tintura feita com os frutos secos do funcho não devem ser utilizada por mulheres que estejam grávidas, mulheres que estejam no período da amamentação e crianças com menos de dois anos de idade.
  • Outro ponto a se atentar é que o uso desta tintura deve ser feito com cuidado por pessoas que tenham algum problema de saúde crônico, como diabetes e problemas na tireoide.
  • Além disso, em casos raros, a tintura de funcho pode provocar efeitos colaterais na pele e no sistema respiratório, como asma, dermatite de contato e rinoconjuntivite.
  • O uso interno do funcho também é contraindicado para quem sofre com gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colites ulcerosas, doença de Crohn, afecções hepáticas, epilepsia, doença de Parkinson, ou outras enfermidades neurológicas.

Além disso, antes de iniciar qualquer tratamento natural, converse com um médico e informe ao profissional caso esteja utilizando qualquer medicamento, suplemento ou planta medicinal, para evitar alguma interação.

Por fim, não use o chá de funcho no lugar de um tratamento já indicado pelo médico, especialmente sem o conhecimento do profissional, porque isso pode prejudicar gravemente a sua saúde.

Receita de chá de funcho

Funcho
Utilize as sementes de funcho para fazer o seu chá de funcho

Ingredientes:

  • Uma xícara de água
  • Uma colher de sopa de semente de funcho
  • Açúcar ou mel (opcional)

Modo de preparo:

  • Primeiro, aqueça a água em uma panela.
  • Então, quando a água começar a ferver, desligue o fogo e adicione o funcho.
  • Por fim, deixe em infusão por cerca de 10 minutos e sirva-se.
  • Caso queira, adoce com açúcar ou mel.

O que você achou dos benefícios do chá de funcho? Pretende incluir essa bebida agora no seu dia a dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

4 comentários em “7 Benefícios do chá de funcho: para que serve e propriedades”

  1. Eu retirei a próstata totalmente e mesmo depois de um ano da cirurgia ainda perco gotas em alguns dias,principalmente quando penso em sexo,mas as vezes sai 1 ou2 gotas pelo short.Quero acabar com isto,pois quero voltar minha vida normal.PENSEI NO CHÁ DE FUNCHO.O QUE VOCÊS ME DIZEM.TIREI A PRÓSTATA POR MOTIVO DE CÂNCER.

    Responder
  2. Fiz uma cirurgia de prostata o chá de funcho pode me ajudar com relação a incontinencia urinaria?

    Responder
  3. Tive e tenho doença de Chron; está melhor e sobre controle.
    Posso tomar duas vezes ao dia. O Chá de Funcho com equilíbrio, ou não posso tomar em hipótese alguma. Grato, Dra. Patrícia Leite.

    Aguardo, a vossa resposta ! E mui obrigado.

    Responder