Uma das comidas mais apreciadas pelos brasileiros é a tradicional linguiça, que pode ser preparada frita e acebolada, cozida, assada ou como preferir. É constantemente consumida em churrascos com uma farofa e vinagrete. Mas, se você é vegano, obviamente não pode consumir a versão tradicional com carne de porco e outros ingredientes de origem animal. Porém, muita criatividade existe na culinária, e existem algumas versões de linguiça vegana que estão surgindo bem saborosas, com ingredientes substitutos permitidos.
O segredo para preparar uma boa linguiça vegana, seja com proteína de soja, soja em grãos, farinha de rosca, polvilhos, feijão ou legumes, é caprichar nos temperos. Uma boa linguiça vegana deve ter temperos, por isso, coloque ervas ou pimenta do reino, caiena, colorau, orégano e outros da preferência para dar seu toque especial e saborizar a receita.
Abaixo, você encontra as receitas com todo o passo a passo do preparo. A linguiça vegana pode ser cozida no vapor, assada ou fervida e depois congelada. Confira abaixo, prepare e conte-nos o que achou!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Hidrate a proteína de soja. Depois amasse e misture com todos os outros ingredientes em um mixer. Se achar necessário, adicione um pouco de azeite para dar liga à massa. Faça rolinhos, enrole em papel filme e leve para cozinhar numa panela com água fervente por 15 minutos. Depois é só congelar. Retire o papel filme antes de consumir.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Passe a soja cozida e escorrida em moedor. Junte os demais ingredientes e misture tudo. Coloque essa mistura na tripa de celofane, esfregue um pouco de sal com limão, e deixe secar ao sol por dois dias. Sirva a linguiça assada ou grelhada em fatias, utilize em churrascos veganos ou como preferir.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma tigela coloque a PTS, o molho de tomate, a fatia de beterraba, as pimentas, a páprica e o açúcar. Misture tudo e acrescente a água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Passa a mistura numa peneira fina. Depois incorpore todos os ingredientes restantes até obter uma massa que dê para enrolar. Se precisar adicione mais farinha. Modele a massa como se fosse fazer um croquete, e leve para congelar. Em seguida use como preferir: assada ou frita.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão até estar bem macio. Coloque 6 folhas de papel laminado em uma bancada. Numa tigela grande, amasse bem o feijão, como se fosse preparar um purê. Adicione todos os outros ingredientes e misture bem com um garfo até incorporar os sabores. Divida a massa em 6 porções. Coloque cada pedaço no papel alumínio e molde na forma de uma linguiça. Enrole. Coloque as linguiças pra cozinhar no vapor por 40 minutos. Sirva!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Corte 6 pedaços de papel alumínio de 20 centímetros de largura. Pré-aqueça o forno a 175°C. Misture em um vasilha pequena o caldo de legumes, a pasta de tomate, azeite, vinagre e alho. Em um bowl misture a farinha de glúten, a farinha de grão-de-bico, levedura nutricional e todos os temperos. Faça um buraco no meio e despeje os ingredientes líquidos.
Misture tudo com uma colher até a massa desgrudar da lateral da tigela. Trabalhe essa massa com as mãos por 3 minutos. Deixe a massa descansar por 10 minutos.
Divida a massa em 6 porções iguais. Enrole na mão e estique no formato de linguiça. Coloque cada uma no centro dos papéis de alumínio. Enrole, torça as pontas e repita a operação com os outros 5 pedaços. Espere 40 minutos para que os sabores incorporem. Leve ao forno para assar por meia hora e sirva.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Leve tudo no liquidificador, menos a farinha e o polvilho e bata até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela, adicione a farinha e incorpore até obter uma massa. Adicione colheradas dessa mistura na extremidade de uma folha de papel alumínio. Depois, enrole, fechando bem as pontas. Leve esse rolinho na água fervente e deixe cozinhar por 20 minutos. Espere esfriar, retire e leve ao freezer.
Veja Todos Comentários
Achei as receitas ótimas, meu único receio é utilizar papel alumínio, celofane, etc. Já li q estes produtos qdo aquecido, de qq forma é cancerígeno.
Acho que o celofane não tem problema, pois ele é feito de celulose. O perigo são os filmes plásticos, de PVC, ou outros derivados de petróleo
Já fiz inúmeras vezes, a linguiça nr 5, com pasta de tomate, e aqui em casa todos amamos. Não fico sem ela na geladeira.
Inclusive postei essa receita no Facebook, em uma pagina americana de comidas feitas com seitan ou farinha de gluten, e coloquei o link para esta pagina.
Obrigada por suas receitas.
adorei essas receitas vou fazes. pois já não como carne vermenha á alguns anos.
Vou fazer algumas delas até porque estou planejando parar de comer carne mesmo que hoje eu só como carne que é produzida no meu sítio . Parabéns pelas dicas vai me ajudar muito.
Olá
Booom Diiiiiiiaaa?
Por Favor, não encontro as tropas de celofane para comprar em lugar algum?
Você teria alguma indicação?
Grata ??