Propriedades dos Alimentos

6 Benefícios da Raiz de Urtiga – Para Que Serve e Dicas

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Também conhecida pelos nomes de urtigão, urtiga-maior, ortiga ou ortigão, a urtiga é uma planta medicinal facilmente encontrada em regiões com climas temperados.

Ela é conhecida por suas propriedades diuréticas, adstringentes, antisseborreicas, antioxidantes, hipoglicêmicas, revitalizantes, tonificantes dos cabelos, anti-inflamatórias, antialérgicas, analgésicas e estimulantes do apetite.

Para que serve? 6 benefícios da raiz de urtiga

Vamos falar especificamente sobre uma parte dessa planta – a raiz de urtiga, conhecer alguns dos seus benefícios e dicas de uso.

1. Alívio dos sintomas da hiperplasia benigna da próstata

Os extratos das raízes da planta medicinal são indicados para auxiliar o tratamento de distúrbios urinários que surgem em casos de hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno do tamanho da próstata.

Esse aumento da próstata pode causar a compressão da uretra, impedindo que a urina saia da bexiga. Entre os sintomas da doença, estão: a diminuição do fluxo urinário, o esvaziamento incompleto da bexiga e a necessidade constante de urinar.

Uma publicação do ano de 2013 do Iranian Red Crescent Medical Journal (Jornal Médico Iraniano do Crescente Vermelho, tradução livre) conclui que a urtiga aliviou significativamente os sintomas da próstata aumentada em homens adultos.

Além disso, uma pesquisa publicada no ano de 2005 no Journal of Herbal Pharmacotherapy (Jornal da Farmacoterapia das Plantas, tradução livre) mostrou que indivíduos diagnosticados com a doença que usaram a raiz de urtiga experimentaram melhorias em relação aos sintomas da condição.

No entanto, é importante ressaltar que ela apenas pode aliviar os sintomas, porém, não faz com que o tamanho da próstata diminua.

2. Combate inflamações

Uma edição de 2013 da publicação Phytomedicine (Fitomedicina) indicou que quando foi extraída em uma solução à base de óleo, a urtiga – o que inclui a sua raiz – contribuiu com a diminuição da inflamação.

3. Saúde do sistema urinário

A raiz de urtiga ainda é associada ao benefício de, em alguns casos, auxiliar o tratamento de infecções urinárias.

4. Alívio de dores

A urtiga possui propriedades analgésicas, o que significa que a planta medicinal pode ajudar a amenizar ou suprimir as dores. A raiz de urtiga pode ser utilizada em alguns casos para aliviar dores musculares e nas articulações. 

5. Combate a queda de cabelos

A raiz de urtiga pode ser utilizada em preparações para prevenir ou diminuir a queda de cabelos. Segundo a publicação, a raiz da planta medicinal é indicada por alguns profissionais que trabalham com ervas para este fim.

Um metabólito conhecido pelo nome de di-hidrotestosterona, ou DHT, é responsável pela queda de cabelos devido ao fato de bloquear nutrientes vitais do cabelo, além de encolher os folículos capilares, o que resulta eventualmente na queda dos cabelos.

E o que a raiz de urtiga tem a ver com essa história? O médico Marty Sawaya explicou que o mecanismo pelo qual o ingrediente ajuda nos casos de aumento da próstata é justamente o bloqueio do DHT.

Assim, os extratos de raiz de urtiga também podem contribuir para a prevenção da queda de cabelos associada ao envelhecimento. Tanto que o extrato da planta pode ser encontrado na composição de shampoos, ao lado de outras ervas que podem beneficiar os fios capilares, como é o caso da bardana.

6. Saúde feminina

A raiz de urtiga também ajuda a minimizar metabólitos maléficos do estrogênio no corpo das mulheres. Diminuir a quantidade desses compostos mostrou ser algo benéfico para a prevenção do câncer, conforme relatou a página.

Além disso, alguns hormônios sexuais passam por um processo chamado de aromatização, em que surgem produtos finais que são considerados fatores associados às causas de alguns tipos de câncer como o uterino e o de mama.

O que a raiz de urtiga faz em relação a isso é bloquear esse processo de aromatização. 

Cuidados com a raiz de urtiga

A sua utilização pode causar retenção de líquido, suadeira, problemas gastrointestinais como diarreia e perturbação estomacal. O uso em excesso da urtiga também pode resultar em alergias na pele e alterações na próstata.

A planta não deve ser utilizada por pessoas que possuem edema (inchaço) em decorrência de problemas de saúde como doenças cardíacas ou problemas renais. Ela também não é indicada para mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em período de amamentação de seus bebês.

Diabéticos e indivíduos que sofrem com pressão arterial baixa devem consultar o seu médico antes de utilizar a raiz e outras partes da urtiga.

Antes de usar a raiz de urtiga para auxiliar o tratamento de qualquer condição, é fundamental conversar com o médico para se certificar de que ela realmente é indicada para o caso. Além disso, ela não pode substituir – somente complementar – nenhum tipo de tratamento.

Caso esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, vale a pena consultar o médico sobre o uso do ingrediente para verificar se não existem riscos de interação entre a raiz da planta e o remédio em questão.

Por exemplo, isso pode acontecer com medicamentos para hipertensão, diluidores do sangue, diuréticos, remédios para diabetes, anti-inflamatórios não-esteroides, sedativos e lítio.

Você já utilizou a raiz de urtiga para tratamento de alguma condição? Já conhecia estes benefícios da planta medicinal? Comente abaixo!

3.9 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Como médico estou fazendo da Urtiga e do Jatoba,para minha hiperplasia benigna da próstata!!
    Espero colher bons resultados!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Sou médico estou usando medicação da nossa fármaco moderna associada às plantas medicinais como Urtiga e Jatobá e outras !Espero reduzir a minha hiperplasia benigna da próstata!!
    As plantas medicinais são usadas pelos nossos indígenas e pelas tribos africanas!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tudo bem comodevo preparar o remedio

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Já utilizei pra acabar com verrugas, quando criança. Faz chá da raiz do urtigão, toma um copo de manhã e lava a região, por 5 dias.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite Wanderley, uma infecção urinária que não for tratada rápido, pode atingir a bexiga e os rins, mas, tendo o cuidado de não comer alimentos que podem inflamar nosso organismo, acima citados, nós vamos ter uma vida normal. Ao controlar a pressão arterial e a glicemia, nós não vamos sobrecarregar nossos rins. a falta da vitamina D3 e magnésio em nosso organismo são provavelmente a causa da pressão alta, a semente de abóbora é rica em magnésio. especialistas afirmam que os pacientes portadores de rins policísticos, que cuidam de sua saúde e que praticam atividades físicas e que são vegetarianos, nunca não iram a hemodiálise. evite alimentos que contenha o potássio, proteína animal e o açúcar, etc., pois os rins policísticos tem dificuldade em processar a creatinina, ureia,potássio e o ácido úrico. leia também sobre uma ótima noticia, em breve está chegando o RINS BIONICO. abs. att.Dale Alves

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tenho um amigo que curou gonorréia com o chá da raiz de Ortigão..
    Vão achar que sou eu kkk , mas não .
    As mulheres indígenas usam como anticoncepcional também.
    Sofri bastante com sinusite, fiz um tratamento com o chá da raiz e melhorou no mínimo 70% .. quando eu tomava só remédios não tinha esse resultado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde, mas como devo beber isto, e qnts vezes ao dia.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou com sérios problemas estomacais por causa da urtiga.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Anterior, como assim? O que vc tem? Usou a urtiga ou a raiz? Quanto tempo de uso e qual dosagem?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Boa noite! Gostaria de saber se raíz de urtiga branc tem algum efeito para emagrecer. Muito obrigada desde já pela resposta. Lígia Espinha

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Ainda não tinha utilizado, vou experimentar pela primeira vez.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Tenho muito refluxo minha garganta dói e parece que tem um bolo que incomoda demais será que devo tomar o cha da urtiga

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Tome chá de eucalipto ou alecrim, ele limpa a garganta e fica aliviada

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Faça o uso do óleo de côco, após o uso, não tive mais inflamações na garganta e azias.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Eu tinha um pouco de refluxo, que foi aumentando.Fui aí médico fiz uma endoscopia e descobri que tinha gastrite. Fiz o tratamento e estou curado.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Cha de urtiga é um veneno para o estômago. Não tome. Seus efeitos colaterais não compensa o benefício.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Boa noite Claudia, assista os vídeos de Dr. Lair Ribeiro, pois ele te ajudar, existem vários vídeos, vc vai gostar, abs, att. Dale Alves

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Consumo uma colher de sopa ao dia para fazer uma xícara de chá. Será que posso tomar só 1 chá desses ao dia ou seria possível tomar 2?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
    • Boa noite Patrícia,dê uma olhada no video do Dr.Lair Ribeiro,ele vai te dar uma boa ajuda, a proteina animal é geralmente causa do problema. não tome omeprazol,não melhora o refluxo e causa cancer. comer couve flor, kiui, gengibre,espinheira santa, suco de aloe vera concentrado pela manhã em jejum, pois vai aumentar a produção da mucosa no estõmago. sendo que três fatores causam refluxo, são eles estresse,obesidade, grandes quantidadesde de alimentos nas refeições,são sem dúvida o grande vilão. o Dr.Lair Ribeiro, vai te informar melhor sobre a BETAINA HCL de 300 mg. se vc melhorar na sua alimentação; evitar embutidos, frituras,cigarros,refrigerante,café,bebidas,leite e derivdos, proteina animal,(carne,frango,peixe,) pimenta,ect. vc melhorar bem rápido com certeza. abs. att. Dale Alves

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite