Uma estratégia incrível em qualquer dieta para emagrecer é incluir alimentos que geram saciedade no cardápio. Isso porque, quando estamos saciados, fica mais fácil controlar o apetite, evitar comer além da conta e resistir às tentações culinárias que prejudicam a perda de peso.
Aliás, algumas dessas comidas são baratas e fáceis de incluir nas refeições. Ficou curioso em saber quais são esses alimentos que saciam e ajudam a emagrecer? Então, vamos conhecer alguns deles na lista a seguir:
1. Abacate

A fruta ajuda a matar a fome por mais tempo porque é rica em gorduras saudáveis e fibras, dois nutrientes que promovem a saciedade. Dá para usar o abacate tanto em pratos doces e salgados quanto em receitas de vitaminas.
Aproveite e conheça receitas com abacate para emagrecer. Apenas tenha o cuidado de não exagerar na quantidade de abacate, pois embora seja saudável, o alimento é calórico. Assim, o ideal para a dieta é consumir a fruta com moderação.
2. Chia ou linhaça
Adicionar a chia ou a linhaça nas suas preparações é outra excelente ideia porque elas também são ricas em gorduras saudáveis e fibras.
Por exemplo, você pode aumentar a saciedade do seu café da manhã ou lanche, com um pão de chia. Outra opção é trocar um bolo tradicional por uma receita de bolo de linhaça.
3. Feijão
Cortar o feijão da alimentação para emagrecer é um grande erro. Isso porque ele contém bastante fibras solúveis e uma quantidade significativa de proteínas, outro nutriente que produz saciedade no corpo.
Na realidade, é mais interessante para a dieta diminuir a quantidade de arroz e aumentar a de feijão, do que cortar o feijão. Até porque o arroz branco quase não contém fibras.
Entretanto, não é qualquer tipo de feijão que ajuda a emagrecer. O ideal é cozinhar feijão apenas com temperos naturais e saudáveis, sem adicionar bacon, linguiça ou outros ingredientes calóricos e gordurosos na panela.
4. Farelo de aveia
Ele é outra excelente opção para melhorar o poder de saciedade de uma refeição porque possui bastantes fibras e proteínas, que como vimos, são boas para a saciedade. Nunca usou o ingrediente? Então, aprenda receitas fit e saudáveis com farelo de aveia.
5. Frango sem pele
Já aprendemos que as proteínas ajudam a dar saciedade ao corpo, então, o frango sem pele não poderia ficar de fora da lista. Afinal, ele é classificado como uma proteína de alto valor biológico.
No entanto, sabia que não é só o peito de frango que serve para a dieta? É claro que ele contém menos gorduras do que outras partes, como a coxa e a sobrecoxa. Mas elas são mais baratas e também são ricas em proteínas.
Além disso, como a maior parte da gordura do frango está na pele, ao retirar a pele dessas outras áreas do frango já dá para diminuir a quantidade de gorduras do alimento.
6. Grão-de-bico
A leguminosa até contém carboidratos, mas os seus carboidratos são absorvidos devagar. Isso significa que eles não provocam o pico de insulina que está associado ao armazenamento de gorduras ou fazem a fome retornar logo, como ocorre com os carboidratos de absorção rápida.
O grão-de-bico é rico em proteínas e fibras, que justamente promovem saciedade e deixam a absorção dos carboidratos mais lenta.
Dá para usar o alimento em uma série de receitas: saladas, sopas, pastinhas e chips, por exemplo. Aprenda como fazer receitas light e deliciosas com grão-de-bico para emagrecer.
Vídeos: Alimentos que tiram a fome
Antes de ir, confira os vídeos a seguir em que as nossas nutricionistas também apresentam alimentos que tiram a fome!
Ansiedade, frustração e vida sedentária costumam ser os vilões da obesidade. Algumas pessoas que se frustraram por conta de seus problemas existenciais, costumam descontar seu desencanto comendo além da conta. Comer em frente à TV também é um fator de risco para obesidade porque a pessoa se distrai e passa da conta do realmente necessário. Hora da alimentação é sagrada e deve ser usada apenas para isso, isto é, comer às horas certas, mastigando lentamente cada garfada, saboreando o alimento e dando graças a Deus por ele. Cada alimento possui um teor vibratório espiritual que não será possível absorver em toda sua integridade, se for ingerido às pressas, brigando com o marido ou com as crianças ou consultando o celular. Fechar a boca para os excessos e as beliscadas entre as refeições são uma dica legal mas apenas se a gente entendeu, na boa, que é preciso comer para viver e não, viver para comer.