Alguns alimentos não são apenas saudáveis e nutritivos: eles também são versáteis e podem ser usados em várias receitas. Portanto, quem deseja ter uma dieta balanceada de qualidade não pode deixar de comprá-los sempre que vai ao mercado! Conheça alguns exemplos:
1. Aveia
A aveia é um alimento incrível. Fonte de bons carboidratos, proteínas e rica em fibras, ela ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados, diminui a absorção de gorduras, combate a prisão de ventre, e com isso contribui para uma boa saúde de forma geral.
Pode ser farinha de aveia, farelo de aveia ou aveia inteira, à sua escolha. Aliás, entenda que tipo de aveia devemos usar na dieta.
2. Ovo

Esta proteína de alto valor biológico, também é rica em vitamina D e colina. Além disso, é o ovo é rico em gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas) que fazem bem para o cérebro, coração e sistema imunológico, tem baixo teor calórico, o que contribui para a perda de peso e fornece proteínas indispensáveis para o desenvolvimento muscular.
O ovo pode ser usado tanto em receitas doces, como uma panqueca de banana light, quanto em pratos salgados, como uma crepioca fit.
Além disso, ele é uma opção para quem é vegetariano. No entanto, é preciso tomar cuidado e evitar certos erros que prejudicam a saúde ao consumir os ovos.
3. Chia ou linhaça
Tanto a chia como a linhaça são muito ricos em fibras e em precursores de ômega-3. Ou seja, eles têm substâncias que não são propriamente a forma ativa de ômega-3 presente em peixes como salmão e sardinha, mas que se transformam em ômega-3 no organismo, ainda que em uma dose menor.
Bastante saudáveis, a chia e a linhaça ajudam a diminuir o índice glicêmico de outros alimentos e contribuem com a melhora do funcionamento intestinal.
Além disso, vale destacar que enquanto a chia tem um sabor neutro, que não altera o gosto da receita, a linhaça pode ter um residual amargo, casando melhor com receitas salgadas ou massas. Portanto, fora esse aspecto, escolha a que for mais barata ou fácil de encontrar perto de onde você mora.
4. Iogurte natural
O iogurte, através dos seus probióticos, ajuda a manter o equilíbrio da microbiota intestinal, fortalecendo o sistema imunológico, proporcionando saciedade e fortalecendo os ossos.
A escolha entre desnatado ou integral depende da linha de dieta que você segue. Entretanto, passe longe dos iogurtes industrializados com sabor artificial, açúcar adicionado e aditivos. Leia atentamente o rótulo e a lista de ingredientes para ter certeza que o produto é natural.
É possível fazer muita coisa com o iogurte natural. Por exemplo, adicioná-lo a frutas frescas ou nozes e preparar versões mais saudáveis de molho para salada.
Inclusive é possível fazer um delicioso e saudável iogurte natural em casa, com apenas um litro de leite e um pote de iogurte natural.
5. Queijo branco (cottage ou ricota)
Proporcionalmente, eles têm mais proteínas e menos gorduras que outros queijos. Assim, o cottage e a ricota são boas opções para quem não consegue ficar sem um queijinho na hora do lanche.
Uma porção de 30 g de queijo cottage tem apenas 30 kcal, já a ricota é um pouco mais calórica, com 50 kcal, mas ambos nem se comparam com os demais queijos, que são muito mais calóricos, como o queijo prato, que tem 105 kcal por porção de 30 g.
Uma curiosidade: misturar um pouquinho de ricota ou cottage com baunilha e açúcar ou adoçante produz uma pastinha que pode servir como recheio ou cobertura de frutas. Além disso, é possível fazer o seu próprio queijo cottage caseiro.
6. Temperos secos naturais
Os temperos secos ajudam a melhorar o sabor das receitas, e devem ser usados em substituição ao sal, que contém sódio, mineral que causa pressão alta e outros problemas de saúde.
São exemplos de temperos secos a salsinha, cebolinha, coentro, curry, cominho, páprica ou qualquer outro tempero natural que você goste.
Vídeo
No vídeo abaixo a nossa nutricionista também explica sobre os alimentos que não podem faltar no carrinho do mercado: