Você sabia que a pele pode dizer muito sobre a sua saúde? Neste artigo vamos mostrar que a pele não só pode lhe proteger de uma série de problemas como, também, revelar muito sobre a sua saúde!
Morena, preta, branca, com sarda, com pinta, que a pele pode se apresentar de várias formas diferentes, isso todo mundo já sabe, o que pouca gente sabe, no entanto, é que ela pode ajudar a identificar uma série de problemas de saúde.
Primeiramente, vale saber que a pele é o maior e mais visível órgão de nosso corpo, correspondendo a, nada menos, que 15% da massa corporal e, mesmo assim, muitas de suas funções são subestimadas.
O fato é que mais do que regular a temperatura do corpo, de nos proteger contra germes ou ser um reservatório de vitamina D, a pele pode nos oferecer uma visão dos tecidos internos que ela protege.
Ou seja, a pele pode nos ajudar a detectar alguns problemas de saúde, desde distúrbios intestinais, problemas no sangue, hormonal e até no coração, por isso, vale prestar muita atenção à pele.
5 sinais na pele que merecem atenção
1. Aranhas vasculares
Um sinal que permite detectar um problema são as chamadas aranhas vasculares, que representam nas pequenas artérias que fornecem sangue à pele.
Às vezes, as aranhas vasculares surgem como resultado de um problema no funcionamento dessas artérias, que abrem e fecham para controlar a perda de calor da superfície do corpo, mas ao apresentar um problema, podem se manter abertas originando essas aranhas.
Embora essas marcas possam ser benignas e não representar nenhum problema, se surgirem mais de três, isso pode ser sinal de níveis mais elevados da circulação do hormônio estrogênio, geralmente, causados por doenças hepáticas ou alterações hormonais durante a gravidez.
Geralmente, essas “aranhas” desaparecem com o tempo, embora, em alguns casos, possam persistir ou reaparecer posteriormente.
2. Púrpura
Outro tipo de erupção é a púrpura, a qual é caracterizada pela presença de pequenos pontos roxos ou vermelhos, causados pelo acúmulo de sangue em uma camada mais profunda da pele (derme) e que, mesmo ao ser pressionada com o dedo, ela não desaparece.
A presença da púrpura é um indicativo de problema nas paredes dos pequenos vasos sanguíneos, ou no sangue, geralmente, causado pela deficiência de plaquetas, então, o fragmento de células, responsáveis pela coagulação do sangue, se volta contra si mesmo, atacando suas próprias células.
A condição merece muita atenção, visto que, em casos mais graves, a púrpura pode ser um indicativo de que uma infecção se espalhou para a corrente sanguínea — talvez dos pulmões, rins ou até mesmo da própria pele.
3. Eritema migratório
Mesmo que a maioria das picadas de carrapato não seja preocupante, no caso da presença de uma erupção cutânea, é preciso buscar ajuda médica.
Conhecida como eritema migratório, esse tipo de erupção pode se expandir rapidamente pela pele, formando um padrão clássico de alvo, uma bola avermelhada dentro de um alvo, que é uma característica da doença de Lyme, causada por uma bactéria potencialmente grave.
Por isso, muita atenção ao perceber esse sinal, principalmente, se vier seguido de dores musculares e nas articulações, variação de temperatura, e dor de cabeça, sintomas característicos da doença de Lyme.
O tratamento é à base de antibióticos, para prevenir possíveis complicações.
4. Erupções em forma de borboleta
As válvulas cardíacas trabalham direcionando o trajeto do sangue através do coração e impedindo o refluxo, mas quando a válvula mitral se estreita, isso vai causando a deterioração da função cardíaca, a chamada estenose mitral.
O corpo responde a isso preservando o volume sanguíneo central, bloqueando o fluxo em direção à pele, o que pode resultar em uma erupção vermelho-púrpura nas bochechas e na ponta do nariz, semelhante às asas abertas de uma borboleta.
5. Acantose Nigricans
Geralmente, surgem como alterações nas dobras da pele (mais precisamente, o redor das axilas ou pescoço), e no caso de serem espessas e aveludadas ao toque, podem indicar uma condição chamada de Acantose Nigricans.
Em peles mais escuras, surge parecendo um “veludo preto” na pele e, geralmente, está associada a distúrbios do metabolismo, principalmente diabetes tipo 2 e síndrome dos ovários policísticos. Vale saber que, se tratada, a erupção cutânea pode desaparecer.
Enfim, como podemos ver, a pele pode refletir muito a nossa saúde, por isso, toda atenção é pouca a ela, que é nosso maior órgão do corpo.