5 Remédios para Garganta Mais Usados

publicado em

Veja os remédios para garganta mais usados e também algumas dicas de soluções caseiras que podem ser proveitosas para aliviar o desconforto.

É bem provável que você já tenha sentido dor de garganta em vários momentos da vida. Sintomas como dor, coceira, queimação e às vezes até bolinhas na garganta e dificuldade para engolir alimentos podem incomodar muito e é sempre bom saber o que fazer para obter alívio.

Há casos em que a irritação na garganta ocorre por causa de uma afta, também. Veja quais as causas e como tratar a afta na boca, na língua ou na garganta.

Remédios para garganta mais usados

1. Analgésicos

Em casos de dor na garganta, analgésicos comuns como o paracetamol e a dipirona podem ajudar. Os analgésicos atuam em sítios específicos no corpo diminuindo a sensação de dor.

2. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios não esteroides como o naproxeno ou o ibuprofeno reduzem o inchaço e a inflamação na garganta e, consequentemente, a dor e a irritação.

3. Antissépticos e anestésicos

Comumente apresentados na forma de sprays bucais, os antissépticos podem ser usados como remédios para garganta para amenizar a irritação. Geralmente, eles têm ação antisséptica e anestésica em um mesmo remédio.

A função anestésica ocorre por meio do bloqueio temporário da ação de nervos que transmitem os sinais de dor para o cérebro. Dessa forma, o anestésico entorpece a garganta e suspende a dor por um tempo.   

4. Pastilhas de mentol

Pastilhas para a garganta que contêm mentol como ingrediente ativo podem oferecer um efeito calmante temporário que alivia a dor e a queimação na garganta.

O simples ato de chupar a pastilha faz você produzir mais saliva, deixando a região da garganta úmida e menos irritada.

5. Antibióticos

Se a sua garganta estiver infeccionada por bactérias, será necessário tratar o problema com antibióticos prescritos. Bactérias do tipo estreptococo podem causar infecção na garganta e, nesse caso, é preciso tomar o antibiótico exatamente da forma que o médico indicar.

Lembre-se que antibióticos são remédios para garganta específicos para bactérias e não devem ser tomados em casos de infecções virais.

6. Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos podem ser indicados quando a irritação, coceira ou desconforto na garganta é causada por uma alergia.

Os ingredientes ativos dos anti-histamínicos mais conhecidos são a difenidramina, a cetirizina, a fexofenadina e a loratadina.

Remédios caseiros

– Água morna com sal

O gargarejo com água morna e sal alivia a garganta irritada. Isso ocorre porque o sal consegue remover parte do muco acumulado na garganta inflamada, contribuindo assim para a redução do inchaço local.

A recomendação é misturar ½ colher de chá de sal comum com 200 mL de água morna até que todo o sal seja dissolvido. Depois disso, é só gargarejar a solução algumas vezes por dia. Além do sal comum, adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio potencializa o remédio. Entenda mais sobre o uso da água com sal para garganta inflamada.

– Mel com limão

O mel tem a capacidade de acalmar a garganta irritada e de suprimir a tosse quando ela também é um dos sintomas. Ele apresenta propriedades antibacterianas que ajudam no combate à garganta infeccionada. Segundo um estudo publicado em 2007 no periódico científico Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, o mel pode ser mais eficaz no alívio da tosse noturna do que um medicamento supressor da tosse.

Ao combinar o mel com as propriedades anti-inflamatórias do limão, temos um ótimo remédio caseiro para garganta inflamada.

– Chás de ervas

Um estudo publicado na revista científica European Journal of Medical Research em 2009 mostrou que uma combinação de equinácea e sálvia na forma de spray foi capaz de reduzir a dor de garganta. Preparar um chá com essas duas ervas pode oferecer algum alívio além de hidratar a região.

Outras ervas que também podem ajudar como remédio para garganta são a hortelã-pimenta e a camomila. Veja uma seleção dos melhores chás para dor de garganta.

– Outros remédios para garganta

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e bactericidas que podem ser aproveitadas em um chá para dor de garganta. Outros ingredientes com potencial para acalmar a garganta e fortalecer o sistema imunológico incluem o própolis, o alho e frutas como a laranja. Não deixe de conferir mais sobre o alho e seus benefícios para a garganta irritada.

Mais dicas para cuidar da garganta

Dicas extras para aliviar a irritação na garganta incluem:

  • Tomar um banho quente;
  • Umidificar o ambiente;
  • Beber bastante água;
  • Descansar.

A garganta ressecada demora muito mais tempo para se recuperar de uma inflamação ou irritação. Se o corpo estiver desidratado, ele não é capaz de produzir saliva suficiente de modo a manter a garganta hidratada, piorando sintomas como inchaço e inflamação. Mesmo usando remédios para garganta, é importante não se esquecer de beber água e outros fluidos como chás, sopas e frutas ricas em água como a melancia, por exemplo.

O vapor de um banho quente e a umidade do ar também ajudam a hidratar a garganta e o nariz. E é por isso que é recomendado espalhar alguns potes com água pela casa ou usar um umidificador de ambientes quando o tempo está muito seco.

Por fim, mas não menos importante, o descanso é parte fundamental na recuperação de qualquer condição de saúde. Ao seguir as dicas e repousar bem ao fim do dia, sua garganta ficará bem.

Você costuma tomar um desses remédios para dor de garganta que listamos acima quando sente os sintomas? Qual promove melhores resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário