5 Receitas de Doce de Batata Doce Light (poucas calorias)
Publicado por
Dra. Patricia Leite
Se tem um alimento que não falta na dieta do pessoal que curte o mundo fitness e busca manter um bom ganho de massa muscular, esse alimento é a batata doce. E não é para menos, em sua composição encontramos o potássio, um nutriente importante para a formação de músculos, já que trabalha na sua contração e que, portanto, deve ser consumido em maior quantidade por quem se submete a intensos treinamentos, de acordo com o serviço de extensão da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos.
Em apenas uma batata doce de tamanho grande é possível encontrar aproximadamente 694 mg de potássio, o que corresponde a em torno de 15% das necessidades diárias de um adulto comum em relação à substância.
Além disso, o alimento ainda possui um bom teor de fibras – são 8 g a cada porção equivalente a uma xícara desse tipo de batata. Apesar desse nutriente não ser o principal na lista dos mais valorizados dos fisiculturistas, ele é muito importante para a dieta já que contribui com o controle do apetite, a queima de gorduras, bom funcionamento do sistema digestivo e com a construção muscular.
Outro fator importante da batata doce é que o seu índice glicêmico – que mede a velocidade que um alimento faz com que as taxas de açúcar no sangue cresçam – é baixo. Isso quer dizer que por ter um índice glicêmico baixo, ela é digerida de maneira mais devagar. Assim, a tendência é que os níveis de energia sejam mantidos por um bom tempo no organismo, o que a torna uma boa opção na refeição pré-treino.
Por fim, há ainda o número de calorias, que é menor do que o valor encontrado na batata comum. Enquanto a batata doce possui possui 112 calorias por porção, a batata tradicional possui 168 calorias. Por todos esses benefícios vale a pena ver algumas formas diferentes de aproveitar esse alimento.
Hoje veremos algumas receitas de doce de batata doce light. É uma forma com menos calorias de aproveitar algumas delícias.
Como comer a batata doce?
Por ser uma comida que precisa ser consumida com certa frequência por quem deseja ganhar ou manter a sua massa muscular, fica fácil enjoar da batata doce. É por isso que além de utilizá-la assada, em formato de chips ou amassada em um purê, é preciso manter a criatividade e inovar nas receitas.
Para te ajudar com isso, hoje nós trazemos algumas dicas e receitas de como você pode preparar um doce de batata doce light, com poucas calorias. Confira na sequência:
Receita 1: Doce de batata doce light com canela
A nossa primeira receita de doce de batata doce light traz o acompanhamento da canela, que complementa o sabor do prato.
Ingredientes:
3 batatas doces roxa;
½ xícara de chá de leite desnatado;
2 colheres de sopa de adoçante culinário;
2 colheres de sobremesa de canela em pó.
Modo de preparo:
Descasque as batatas e coloque-as dentro de uma panela com água fria;
Em seguida, leve ao fogo médio até que elas amoleçam. Deixe a panela semi-tampada;
Na sequência, escorra as batatas. Amasse-as, enquanto elas ainda estiverem quentes;
Pegue novamente uma panela e adicione nela a massa da batata doce, o leite desnatado e o adoçante culinário;
Leve o conteúdo ao fogo brando e mexa sem parar, até que se desgrude da panela;
Depois, com a ajuda de uma colher, divida a massa em pequenas bolinhas e povilhe-as com a canela. Sirva-se e bom apetite!
A receita rende 25 porções, cada uma com 22 g e 24 calorias. Cada porção também possui 0,39 g de proteínas e 5,58 g de carboidratos.
Receita 2: Doce de batata doce light com gelatina
Ingredientes:
1 kg de batata doce cozida sem casca;
250 g de açúcar light;
1 vidro de leite de coco light;
1 caixinha de pó de gelatina diet de morango (ou outro sabor de sua preferência);
1 envelope (12 g) de gelatina sem sabor;
1 xícara de chá de água quente.
Modo de preparo:
Passe as batatas descascadas pelo espremedor. Dissolva as gelatinas na água quente;
Una as batatas e as gelatinas ao açúcar e ao leite de coco. Em seguida, leve ao fogo até atingir o ponto de brigadeiro;
Despeje a massa em um recipiente untado com manteiga e deixe descansar de um dia para o outro;
No dia seguinte, corte a massa em quadradinhos e sirva-se.
A receita final rende 30 porções, em que cada uma possui 75 calorias.
Receita 3: Doce de batata doce light com limão
Ingredientes:
2 batatas doce;
1 colher de sopa de açúcar light;
1 colher de chá de suco de um limão;
Cravo a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas até que obtenham uma consistência macia;
Descascar as batatas e amassá-las. Em seguida, colocar a mistura obtida juntamente com o açúcar em uma panela e levar ao fogo médio. Mexer constantemente, sem se distrair, até que fiquem bem misturados;
Acrescentar o limão e mexer durante mais 20 a 25 minutos até o ponto em que a mistura esteja consistente, brilhante e possa ser manuseada;
Espere esfriar, divida em pequenos pedaços, salpique os cravos em cima e leve à geladeira. Quando quiser, servir-se. Mas atenção: a receita fica boa para ser consumida por no máximo 15 dias.
A receita de doce de batata light com limão rende cerca de dez porções. Cada uma das dez possui em torno de 30 calorias.
Receita 4: Beijinho de batata doce light
Além do tradicional doce de batata doce light, dá para utilizar o ingrediente na versão menos calórica de outro doce: o beijinho. Vamos aprender como faz?
Ingredientes:
1 batata doce grande descascada e picada;
6 xícaras de água;
1 pera sem casca ralada no ralo grosso;
Suco de ½ limão siciliano (para regar a pera ralada e não escurecer);
1 colher de chá de óleo de coco derretido;
2 colheres de sopa de coco fresco ralado;
3 colheres de sopa de amaranto em flocos;
2 colheres de sopa de castanha de caju bem picada;
3 colheres de sopa de açúcar de coco.
Modo de preparo:
Cozinhar a batata doce durante 15 a 20 minutos ou até que ela fique macia;
Depois disso, passar a batata pelo espremedor e rejeitar a parte que ficar dentro do utensílio;
Misturar a batata com os outros ingredientes – com exceção do coco ralado – e deixar na geladeira por aproximadamente quatro horas para endurecer;
Finalmente, forme as bolinhas para cada beijinho e passe-as no coco fresco ralado. Sirva-se e bom apetite!
Essa receita rende 20 porções, com 60 calorias em cada.
Receita 5: Biscoito de batata doce light
Para inovar ainda mais, você pode experimentar o biscoito de batata doce, uma receita que rende 16 porções, em que cada um tem 110 calorias.
Ingredientes:
2 batatas doce médias;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
½ colher de chá de sal grosso;
1 colher de sopa de açúcar;
5 colheres de sopa de manteiga sem sal;
1/3 de xícara de leite.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 200º C;
Cozinhe as batatas durante aproximadamente 45 minutos ou até que fiquem macias. Então, retire do fogão e espere esfriar um pouco, até que você consiga manuseá-las;
Em seguida, remova as cascas e amasse até obter uma substância macia. Se preferir, você pode fazer isso com a ajuda de um processador de alimentos Meça uma xícara de batata doce e deixe de lado;
Em uma tigela, junte a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e misture. Depois, adicione a manteiga e misture mais uma vez. Caso queira, você também pode usar o processador para realizar esses dois procedimentos.
Em uma tigela pequena, misture o leite com as batatas doce amassadas e junte à mistura anterior, até que formem apenas uma massa;
Polvilhe um recipiente com farinha e coloque a massa cuidadosamente nele. Amasse a mistura por quatro e cinco vezes e polvilhe delicadamente mais um pouco de farinha na massa;
Corte a massa em formato de biscoitos e coloque na forma. Deixe assar durante 15 minutos ou até que fique levemente dourado;
Espere esfriar um pouco, sirva-se e bom apetite!
Qual receita de doce de batata doce light mais despertou sua atenção? Você conhece alguma outra diferente para compartilhar conosco? Comente abaixo!
☆☆☆☆☆4.1 de 5
Dra. Patricia Leite
Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.
Deixe um comentário