A erva cidreira é uma planta medicinal que também é conhecida pelos nomes de cidreira, melissa e citronete e por seu nome científico que é Melissa officinalis.
Ela possui propriedades calmantes, diuréticas, analgésicas, sedativas, cicatrizantes, expectorantes, relaxantes, antivirais, antiespasmódicas, antibióticas e anti-inflamatórias. Ela ainda pertence à mesma família de outras plantas como a hortelã e o boldo.
Geralmente, quando falamos sobre plantas medicinais, acabamos nos referindo aos chás, não é mesmo? No entanto, abaixo vamos analisar outra forma de ingerir esta planta: o suco de erva cidreira.
E então, vamos conhecer alguns dos benefícios associados ao suco de erva cidreira? Confira quais são eles na lista a seguir:
A erva cidreira é uma planta medicinal que é composta por diversas substâncias como polifenóis, terpenos, taninos e flavonoides como o ácido rosmarínico, o ácido cafeico citral e o acetato de eugenol.
E sabe o que esses compostos de nome esquisitos têm em comum? Todos eles fazem com que a planta tenha uma considerável ação antioxidante. Só o ácido rosmarínico apresenta uma atividade antioxidante mais alta do que da vitamina E.
Os antioxidantes são importantes para o organismo humano porque ajudam a evitar o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças cerebrais degenerativas, a prevenir o câncer e a proteger o coração.
Como já citamos, a erva cidreira é dotada de propriedades sedativas e relaxantes. Por conta disso, o suco de erva cidreira também pode proporcionar um efeito calmante e contribuir com a diminuição de problemas relacionados à insônia.
A ação calmante da erva cidreira também faz com que seu suco contribua com o controle da ansiedade.
Experimente tomar o suco de erva cidreira com limão quatro vezes ao dia, todos os dias, com o objetivo de combater a ansiedade, que é o que impede muitas pessoas de terem sucesso em suas dietas.
Podemos concluir que o suco de erva cidreira ajuda a emagrecer porque tira a sua ansiedade, que é uma dos fatores que fazem muitas pessoas comerem demais.
Obviamente, não é só a bebida que contribui neste sentido. Não estamos dizendo aqui que é só beber o suco para emagrecer. Se você tomar o suco, porém, sem deixar de comer guloseimas e besteirinhas calóricas, certamente não vai emagrecer.
É necessário montar todo um cardápio com o foco no alcance da perda de peso. Outra tática que contribui com o emagrecimento é a prática regular de exercícios físicos, que ajuda a maximizar a queima calórica do corpo.
Sabe aqueles dias em que você sofre muita pressão e chega em casa com o estresse nas alturas? Uma sugestão para lidar com o problema é tomar um suco de erva cidreira. Isso porque, com o efeito calmante e relaxante que a planta medicinal traz, você pode ficar mais tranquilo e ter o seu estresse aliviado em certa medida.
1. Receita natural de suco de erva cidreira
Ingredientes:
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se imediatamente.
2. Receita de suco de erva cidreira com limão
Ingredientes:
Modo de preparo:
Levar as folhas de erva cidreira e o copo de água ao liquidificador e bater bem; Misturar o suco de ½ limão e o adoçante a gosto e mexer. Servir-se imediatamente.
3. Receita de suco de erva cidreira com limão e gengibre
Ingredientes:
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes, um por um, no copo; Bater (não precisa ser muito para que a casca do limão não libere sabores desagradáveis) no liquidificador ou com o auxílio de um mixer. Peneirar a bebida e servir-se imediatamente com mais algumas pedrinhas de gelo, se assim preferir.
Dica:
A nutricionista Fabiana Schimidt sugeriu deixar a erva cidreira de molho na água que será batida durante o preparo do suco por 30 minutos. De acordo com a profissional, isso serve para que os princípios ativos encontrados nas folhas da planta já sejam passados para a água. Ela recomenda a ingestão de no máximo quatro copos da bebida diariamente.
O uso da planta medicinal pode causar efeitos colaterais com a sonolência e a diminuição da frequência cardíaca. Ela também pode resultar em uma diminuição da pressão arterial (hipotensão).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a ingestão de uma a quatro folhas de erva cidreira a cada 100 ml de água, sendo que não se deve ultrapassar o consumo de 12 g de folhas da planta diariamente.
A erva não pode ser utilizada por mulheres que estejam grávidas ou que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês e crianças com menos de 12 anos de idade. Ela ainda deve ser evitada por pessoas que sofrem com hipotensão e hipotireoidismo.
Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, informe ao seu médico antes de consumir receitas com a erva cidreira. Isso é importante porque a planta medicinal pode interagir com medicamentos, especialmente os remédios e suplementos sedativos.
Veja Todos Comentários
Maravilhoso, não conhecia o suco, só os chás.
Eu gosto muito do chá de erva cideira, gosto docinho, mas estou evitando de adoçá-lo. Pena que tem de ter precauções, pois sou hipertensa.
Querida boa tarde, eu tbm sou hipertensa podemos tomar esse suco sim pois ajuda até baixar a pressão ou mantê-la boa
Não é aconselhável para quem sofre de pressão baixa hipotensão
B
Pode fazer sem medo espero ter ajudado.bjs
É ótimo pra vc.que é hipertensão.
Este suco é bom para quem tem hipertensão ?????
Muito boa essa dica, não conhecia com certeza vou fazer tenho um pe aqui em casa. Obrigada!!!
Ótimo, vou começar a fazer o suco.
Amei as receitas dos sucos de erva-cidreira e dicas. Vou tomar porque tenho muita insônia a noite.
Todas as matérias são muito boas.
Obrigada por se preocuparem em nos informar tão bem, através das dicas e pessoas consultadas.
Sonia, vc é filha do Sr Gonçalves e D Helena?
Amo o chá de erva cidreira gostei muito das receitas e dicas .. Vou fazer como suco que nunca fiz