Muito consumida na região norte do país, a farinha de mandioca é um alimento altamente energético, o que significa que seu consumo deve ser feito com moderação por todos aqueles que estão tentando perder uns quilinhos.
Isenta de glúten, há muitos benefícios da farinha de mandioca para a saúde, e ela pode ser uma alternativa para as dietas sem glúten, e também uma opção de energia rápida para antes dos treinos mais intensos.
Obtida a partir da secagem da mandioca hidratada, a farinha de mandioca serve como uma fonte de energia rápida e também como um alimento alternativo para as dietas sem glúten.
Rica em ferro, cálcio e potássio, a farinha de mandioca é também bastante calórica. Uma porção de 100 gramas do alimento contém 340 calorias, 94% das quais vêm dos carboidratos. São portanto cerca de 80 gramas de carboidrato refinado em 100 gramas do alimento, o que torna a farinha de mandioca um dos alimentos mais ricos em carboidratos que temos à nossa disposição.
A farinha de mandioca é também uma boa fonte de vitamina B6, manganês, magnésio e ferro. Duas colheres da farinha fornecem 110 calorias, 2,1 gramas de fibra alimentar, 0,5 g de proteínas e 0,1 g de lipídios (gorduras).
Não é só para fazer farofa que serve a farinha de mandioca – confira alguns dos principais benefícios para a dieta e para a saúde:
– Fonte de energia rápida
A farinha de mandioca pode ser um ótimo alimento para quem está precisando de energia rápida para suas atividades. Como é rica em carboidratos, a farinha de mandioca é convertida rapidamente em glicose, o combustível essencial para todos os processos do organismo, como contração e recuperação muscular.
Exatamente por ser uma fonte de energia rápida, a farinha de mandioca provoca alterações bruscas nas taxas de glicose, o que a torna um alimento a ser evitado por diabéticos e obesos.
– Promove o bem estar
Você pode até não emagrecer com a farinha de mandioca, mas certamente irá se sentir melhor após seu consumo. Isso porque a farinha de mandioca é fonte de triptofano e vitamina B6, dois dos nutrientes necessários para a produção de serotonina. E para que serve a serotonina?
Entre outras funções, a serotonina serve para melhorar o humor, aliviar o estresse, reduzir o risco de depressão e até mesmo combater a vontade de comer doces.
– É pobre em gorduras
Um dos maiores benefícios da farinha de mandioca é a ausência de gordura em sua composição. Em um mundo repleto de alimentos ricos em gordura saturada, a farinha de mandioca oferece uma opção saudável de carboidratos e vitaminas sem o acompanhamento indesejado do colesterol e das gorduras saturadas.
– É fonte de fibras
Apesar de não ser a farinha mais rica em fibras, a farinha de mandioca ainda assim é uma boa fonte do nutriente. As fibras são importantes porque ajudam a manter a saciedade por mais tempo e estimulam o funcionamento intestinal. Para quem está fazendo dieta, isso significa uma melhor eliminação de toxinas e a diminuição das temidas inflamações.
– Não inflama
O glúten presente na farinha de trigo é riquíssimo em gliadina, uma proteína que não é muito bem assimilada pelo nosso organismo e pode causar a inflamação da parede intestinal. Além de poder causar infecções, essa condição pode levar ao ganho de peso e até ao aparecimento de câncer de colón.
Um dos benefícios da farinha de mandioca é justamente não inflamar, e ela pode ser utilizada por celíacos e todos aqueles com alergia à proteína do trigo.
Uma vantagem de fazer a farinha de mandioca em casa é que você ganha, como subproduto do preparo da farinha, um pouco de goma de mandioca para fazer tapioca. Confira a receita e o modo de preparo da farinha de mandioca caseira:
Ingredientes:
Preparo:
Para fazer a tapioca:
Todo mundo já sabe que a farinha de mandioca é ótima para a farofa, mas o que mais dá fazer com ela? Você pode utilizá-la para engrossar o feijão, fazer pirão, e até mesmo como substituta parcial da farinha de trigo em bolos, pães, pudins, purês, biscoitos e doces.
Na região norte do país é bastante comum o consumo da farinha de mandioca com açaí. Embora saudável, essa combinação é bastante calórica e deve ser evitada por quem não pratica atividade física intensa ou está precisando emagrecer.
Como no entanto é bastante calórica, o ideal é não exagerar na quantidade e não combinar a farinha de mandioca com outra fonte de carboidratos (ou seja, arroz com farofa nem pensar para quem está de dieta).
Veja três receitas com farinha de mandioca que são fáceis de fazer, não contêm glúten e são muito saborosas:
Ingredientes:
Preparo:
Ingredientes:
Preparo:
Ingredientes:
Preparo:
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Nasci e me criei vendo minha mãe fazer farinha mas é a primeira vez que vejo alguém fazer farinha em forno de fogao com uma mandioca
Boa matéria, apenas um erro falando mal sobre gordura saturada e colesterol. Os dois fazem bem ao corpo. Colesterol é extremamente necessário para fabricação de vários hormônios. Existem vários artigos científicos sobre estes dois assuntos.
Sugiro que acompanhem o maior site medico do mundo "mercola.com" e leiam o livro DIETA DA MENTE.
Vai esclarecer bastante sobre estes dois assuntos que são divulgador de forma errada há tanto tempo.
Ok Oi Andres.
Estou interessada em acessar o site que indicastes: mercola. Não consigo. Pode me ajudar ? Obrigada.
Minha mãe fazia um delicioso cajuzinho de amendoim com farinha de mandioca, adoraria descobrir esta receita, obrigada. Adorei a postagem.. Panqueca, foi a receita ideal, para mim.
adorei as informaçoes deste site e tudo que falou da farinha de mandioca uma nutricionista dentro de minha casa abs a todos.
um dos benefifios da farjnha de mandioca que eu ja suspeitava e´a eliminaçao de toxinas e assim evitando inflaçaoes.um exemplo disso e´,colocar o charque de molho na farinha com agua,tira de forma expreciva o sal.assim tambem deve agir no nosso organosmo eliminando,nao somente o sal ,mas todas toxinas.evitando muitas doenças provocadas pela intoxicaçao alimentar.
gostei de saber sobre a farinha de mandioca,pois gosto de vez em quando comer uma farofa com ovos e carne seca
Estou na Australia e comprei farinha de mandioca crua, origem Thailandia. Tenho feijoada no freezer que quera saber como torrar ou fazer farofa. Duas coisas que o site não explica.
Voce pode aquecer duas col sopa de manteiga, fritar tres ovos mexidos com sal à gosto. Com o fogo baixo acrescente aos poucos farinha e mexendo até sentir que esta fo seu gosto. Se quise apimentar coloque pimenta cabresa moida um pouco só pra dar sabor.
Boa a matéria e muito útil.