Aprenda como fazer essas receitas de wrap de couve light e saudável deliciosas com opções veganas, low carb e sem glúten para a sua dieta!
A couve faz parte da família de vegetais crucíferos e contém nutrientes que podem desempenhar um papel importante em uma dieta saudável. Uma alta ingestão desses vegetais parece diminuir o risco de várias condições de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
A couve apresenta diversos benefícios para a saúde e pode ser consumida de diversas formas, como por exemplo a couve refogada, em receitas dos mais diferentes sucos, como o suco de couve com hortelã, entre vários outros.
Fazer um wrap de couve light é uma maneira saudável de consumir este vegetal e perfeita para quem segue uma dieta low carb.
Rendimento: 12 porções.
Tempo de preparação: 25 minutos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Lave a couve e corte os pedaços grossos do caule das folhas. Em seguida, use uma faca ou descascador de legumes para raspar a parte mais grossa do caule, perto da base da folha. Isso facilitará muito o enrolamento da couve.
Se preferir que as folhas de couve cozinhem levemente, ferva água em uma panela e mergulhe cada folha de couve na água por cerca de 15 a 30 segundos, de acordo com sua preferência, depois as remova e seque.
Misture o homus, sriracha e as cebolinhas picadas. Se desejar, adicione mais sriracha. Então, preencha as folhas de couve uma por uma.
Pegue uma folha de couve e espalhe cerca de 2 colheres de sopa da mistura de homus e adicione pequenos punhados de cenoura ralada, palitos de pepino e repolho ralado.
Em seguida, enrole o wrap de couve como um burrito, enrole-o firmemente e dobre as laterais enquanto o faz. Se necessário, você pode enfiar um palito de dente nele para mantê-lo enrolado. Repita este procedimento até terminar as folhas de couve.
Quando estiver pronto para comer, se preferir, você pode usar uma faca afiada para cortar cada rolo ao meio dobrando a quantidade de porções. Sirva frio, com molho de amendoim, por exemplo, ou outro de sua escolha.
Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 5 minutos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Para cozinhar as folhas, encha uma frigideira com 2,5 cm de altura de água. Deixe a água ferver e submerja as folhas de couve na água colocando uma de cada vez, permitindo que cozinhem por cerca de 15 a 20 segundos.
Se necessário, vire as folhas até que elas fiquem todas num tom verde brilhante e esteja cozida. Então, repita com as folhas restantes. Deixe-as esfriarem por completo.
Para ficar mais fácil de dobrar, afine o caule da folha cortando-o cuidadosamente passando a faca ao longo da nervura da folha tomando cuidado para não fazer um buraco na própria folha. Corte todo o caminho até o final da haste.
Divida, então, todos os ingredientes em quatro porções e espalhe o homus no centro de cada folha e cubra com quinoa, pepino, cenoura, abacate fatiado, tomate e finalize com os brotos de feijão.
Por fim, para dobrar os wraps dobre as laterais, pegue a borda voltada para você e dobre-a sobre os ingredientes. Role para frente o mais firme possível.
Você pode armazenar esses wraps de couve na geladeira por cerca de 2 a 3 dias.
Rendimento: 1 porção.
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes:
Modo de preparo:
Como as folhas de couve geralmente têm uma haste muito grossa que pode dificultar a enrolação do wrap, coloque-as sobre uma tábua e com uma faca afiada, corte ou raspe o excesso do caule, deixando-o no nível da folha.
Por outro lado, você pode simplesmente cortar o caule e fazer pequenos wraps usando cada metade da folha de couve.
Depois que o caule estiver raspado, preencha o centro da folha de couve com suas folhas preferidas, homus e pesto.
Coloque os legumes fatiados e assados no centro e em seguida, role suavemente um lado da folha de couve sobre o recheio, enrolando-o para o outro lado como um burrito. Se desejar, corte ao meio.
Rendimento: 5 porções.
Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Leve uma panela grande de água para ferver e coloque uma tigela grande de água gelada ao lado do fogão. Em seguida, pegue uma couve verde com a parte mais grossa do caule que corre no meio da folha voltada para cima e o lado verde brilhante para baixo.
Com uma faca afiada, raspe a haste grossa para que fique quase nivelada com a folha e corte qualquer parte restante da base da folha, reservando todas as peças raspadas e aparadas.
Então, repita este procedimento com as folhas restantes e corte todas as peças da haste em comprimentos de 5 a 7 cm.
Cozinhe as folhas na água fervente em 3 porções até ficarem macias, porém ainda flexíveis, o que levará cerca de 1 a 2 minutos e depois transfira para a água gelada até esfriar. Escorra e seque.
Em seguida, leve o vinagre, 1/2 xícara de água e açúcar mascavo para ferver em uma panela pequena. Adicione as hastes de couve e reduza o calor para manter o fogo brando. Tampe e cozinhe até ficar macio o que levará cerca de 15 minutos.
Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Retire as hastes e reserve. Então, transfira 1/4 de xícara deste líquido de vinagre e açúcar mascavo para uma tigela pequena e descarte o líquido restante.
Bata no liquidificador o tamari, manteiga de amendoim e o alho. Misture as 3 xícaras restantes de água, cebolinha, erva-cidreira e gengibre em uma panela grande e leve para ferver.
Em seguida, adicione o frango desfiado ou cortado e reduza o fogo para manter o fogo brando. Cozinhe por cerca de 12 a 15 minutos ou se tiver um termômetro de leitura instantânea o insira na parte mais grossa do frango e cozinhe até que ele registre 74 graus C.
Transfira então o frango para uma tábua limpa. Desfie e tempere com sal. Usando uma escumadeira, retire os sólidos do líquido e descarte. Retorne o líquido para ferver. Adicione, então, o macarrão e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem.
Por fim, escorra, transfira para uma tigela e misture com 1 colher de sopa de óleo de gergelim.
Coloque uma folha de couve em uma tábua de corte limpa.
Então, coloque 2 colheres de sopa de frango no centro e cubra com cerca de 1 colher de sopa de macarrão, beterraba, cenoura, manjericão, hortelã e os talos de couve que estavam conserva.
Dobre os dois lados da folha sobre o recheio e, começando pela extremidade aberta mais próxima de você, enrole em um cilindro apertado.
Em seguida, repita este procedimento com as folhas restantes e o recheio. Pincele os rolinhos com a 1 colher de sopa restante de óleo de gergelim e polvilhe com sementes de gergelim.
Sirva com o molho de amendoim, por exemplo. Para guardá-los, leve à geladeira os rolinhos primavera e o molho de amendoim separadamente por até 1 dia.
Deixe um comentário