Os laxantes são agentes que auxiliam o intestino a funcionar melhor e, consequentemente, ajudam a diminuir o inchaço característico da prisão de ventre, que dá aquela sensação de que a barriga encontra-se mais volumosa.
Os laxantes naturais e saudáveis são uma vantagem em relação às fórmulas laxantes compradas em farmácia porque esses remédios podem viciar o organismo e fazer com que o reflexo de evacuar seja perdido. Em alguns casos, especialmente quando o uso é indevido, esses medicamentos laxantes podem fazer mal.
O indicado é obter o efeito laxante por meio de alimentos, que fazem com que o bolo fecal se expanda e atraia água, facilitando a eliminação das fezes. Isso pode ser obtido por meio dos laxantes naturais que você vai aprender como preparar a seguir:
1. Receita de suco de ameixa com linhaça
Ingredientes:
- 1 copo de água filtrada;
- 1 colher de chá de óleo de coco;
- 2 colheres de sopa de linhaça;
- 2 ameixas secas.
Modo de preparo:
Adicionar a linhaça no copo de água e deixar hidratar ao longo de 20 minutos a 30 minutos; Passado esse tempo, despejar o conteúdo no liquidificador, acrescentar o óleo de coco e as ameixas secas; Bater bem e servir-se.
2. Receita de suco de mamão com chia
Ingredientes:
- 1 copo de água;
- 1 colher de chá de azeite;
- 1/4 de mamão papaia;
- 1 colher de sopa de chia.
Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se.
3. Receita de suco de tamarindo com psyllium
Ingredientes:
- 1 copo de água;
- 1 colher de chá de óleo de linhaça;
- 1 colher de sopa de psyllium;
- 2 colheres de sopa de polpa de tamarindo sem açúcar ou a polpa de 2 tamarindos frescos sem caroço.
Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes no liquidificador; Bater bem e servir-se.
Dicas
A orientação é consumir um dessas receitas de laxante natural ensinadas acima no período da manhã. Recomenda-se acordar, tomar água, esperar entre 10 minutos a 15 minutos, fazer uma das bebidas e tomar.
A quantidade diária e o tempo máximo de uso indicados dessas receitas varia de pessoa para pessoa, conforme as necessidades individuais ou as condições de saúde associadas, por exemplo. Por isso, cada um deve consultar o nutricionista ou o médico para saber a quantia exata e por quanto tempo máximo pode fazer uso desses laxantes naturais.
As três bebidas não devem ser tomadas no mesmo dia – elas foram dadas como alternativas e você deve escolher apenas uma delas para cada dia. Até porque consumir os três sucos no mesmo dia pode resultar em uma diarreia.
Uma vez que a receita escolhida surta o efeito desejado, ela deverá deixar de ser consumida, porque a continuidade do seu uso poderá provocar uma diarreia. E para não ver o problema retornar, será importante evitar os alimentos que podem causar a prisão de ventre.
Além disso, o uso dessas receitas também não é adequado para aqueles que não sofrem com prisão de ventre, porém, desejam perder barriga.
Caso a prisão de ventre não melhore ou se agrave ainda mais mesmo com o uso de um dos sucos, procure o médico para verificar se isso não é sintoma de um problema de saúde mais grave, que requer um tratamento abrangente.
Vídeo:
Gostou das dicas?