Obter a proteína suficiente para o organismo é uma preocupação comum que aparece quando alguém expressa que está tentando comer menos carne, ou mesmo considerando virar vegetariano ou vegano.
Muitas vezes, presume-se que a proteína animal é a única maneira de incluir a proteína em sua dieta. Mas há muitas fontes de proteínas vegetais, sem mencionar o ovo, para quem não é vegano e se permite consumi-lo.
Na verdade, de acordo com a Mayo Clinic, as opções vegetais tendem a ser mais baratas e oferecem mais benefícios para a saúde. Então, se você está dando um tempo de carne ou simplesmente quer comer menos dela, aqui estão três maneiras fáceis de garantir que você esteja consumindo proteínas suficientes.
Quinoa, que é realmente uma semente preparada como um grão, contém mais proteína do que qualquer outro grão. É considerada uma proteína completa porque contém todos os aminoácidos essenciais que nossos corpos precisam.
Ela cozinha rápido e tem menor teor de carboidratos do que a maioria dos grãos. Troque o arroz por quinoa em suas refeições, sirva com batata doce e couve, ou coma mesmo no café da manhã.
As leguminosas como grão-de-bico, lentilhas e feijão são ricas em proteínas, e dão uma variedade de opções na cozinha: bolinhos de lentilha, ou uma sopa de lentilha; chips de grãos-de-bico assados e crocantes, ou misturados com quinoa numa salada… Sem contar no feijão, que já é figurinha carimbada na dieta de milhões de brasileiros.
Amêndoas, pistache, castanha-de-caju, sementes de abóbora, sementes de cânhamo, sementes de girassol, sementes de linho, sementes de gergelim e sementes de chia são todos ricos em proteínas.
Eles são super saborosos adicionados a saladas, tigelas de grãos e vegetais assados. Receita que vem ganhando cada vez mais fama recentemente, o pudim de chia também é uma ótima maneira de incorporar essa semente em sua dieta e incrivelmente fácil de fazer para um lanche cheio de proteína.
Não é necessário dizer que os ovos são perfeitos para o café da manhã, mas vale lembrar que eles podem fornecer um aumento de proteína para uma refeição com pouca ou nenhuma proteína existente. Apenas lembre-se de fazer ovos mexidos ou cozidos, evitando a versão frita.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Muito bom obrigada