Existem muitos alimentos que atuam diretamente na prevenção de doenças cardíacas e minimizam os problemas cardiovasculares. Você verá a seguir uma lista enorme com 29 alimentos bons para o coração e como eles atuam no seu organismo.
As doenças cardiovasculares como a cardiopatia isquêmica e infartos continuam sendo a principal causa de morte mundial. Sabe-se que milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças do coração. Segundo uma estatística da Organização Mundial da Saúde, em 2011 morreram 17 milhões de pessoas por condições cardíacas. O cenário é realmente preocupante, pois desde 2000 as doenças cardíacas lideram o ranking de principais causadoras de mortes mundiais.
O número de pessoas que morrem de doenças cardiovasculares é alarmante. Segundo o site cardiômetro da sociedade brasileira de cardiologia, até o mês de outubro, mais de 344 mil pessoas morreram de patologias do sistema cardiovascular no ano de 2019. Boa parte desses números é impulsionado pela alimentação. Por isso, nessa mesma linha, vale a pena se informar sobre quais são os 8 piores alimentos para o coração.
Existem alguns alimentos bons para o coração, que podem atuar de forma direta na prevenção de doenças do coração ou ajudar a minimizar problemas cardiovasculares somados ao consumo de alguns medicamentos.
Se na sua família existe histórico de doenças cardiovasculares, talvez esteja na hora de você começar a se cuidar, por isso, confira a lista dos alimentos bons para o coração que devem integrar sua dieta alimentar.
Sabemos que o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo. Não dá pra brincar ou especular com a saúde desse órgão. Com ou sem patologia, é muito importante conhecer os 7 remédios mais usados para o coração.
Já que estamos falando do sistema cardiovascular e suas patologias, doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o sistema circulatório. Saiba quais são os tipos de doenças cardiovasculares mais comuns, seus sintomas e dicas.
1. Salmão
Riquíssimo em ômega-3 (ácidos graxos), o salmão pode efetivamente reduzir a pressão arterial e manter a coagulação sob controle. O ideal é consumir duas porções de salmão por semana, o que pode reduzir o risco de sofrer ataque cardíaco. Salmão contém a astaxantina carotenóide, que é um antioxidante muito poderoso.
Deve-se tomar cuidado ao escolher o salmão, o ideal é optar por salmões frescos chamados de selvagens, pois os de criadouro podem conter inseticidas, pesticidas e metais pesados que prejudicam a saúde. Outros peixes como, atum, arenque e sardinha também podem são alimentos bons para o coração.
2. Aveia
A aveia possui ácidos graxos, ácido fólico e potássio. É um alimento rico em fibra e pode reduzir os níveis de LDL, conhecido como o colesterol ruim, e ajudar a manter as artérias limpas e desobstruídas. Prefira as versões naturais e em pedaços grossos que possuem mais fibras do que aqueles triturados. Uma tigela acompanhada de salada de frutas pela manhã pode ser muito bem-vinda.
3. Abacate
Repleto de gordura monoinsaturada, o abacate pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom em seu corpo. Os abacates permitem a absorção de outros carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração.
4. Azeite
O azeite é repleto de gorduras monoinsaturadas, por isso reduz o colesterol LDL e diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas. Procure por extra-virgem ou derivados do virgem, pois são os menos processados. Utilize azeite no lugar de manteiga ou óleo para cozinhar e temperar saladas. Apenas cuidado para não aquecer demais o azeite no fogo, pois quando aquecido em altas temperaturas e liberar fumaça pode ser prejudicial à saúde.
5. Nozes
Nozes são alimentos bons para o coração, cheios de ômega-3, e junto com amêndoas e nozes de macadâmia, são carregados de gordura mono e poli-insaturada. Além disso, nozes possuem mais fibras e são uma grande fonte de gordura saudável.
6. Frutas vermelhas
Amoras, framboesas, morangos e outras frutas vermelhas, além de serem deliciosas podem te ajudar a prevenir doenças do coração. São frutas anti-inflamatórias que reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer.
7. Leguminosas
Lentilhas, grão de bico e feijão são excelentes fontes de fibra. Esses são alimentos bons para o coração pois possuem ácidos graxos, cálcio e fibras solúveis ideias para manter o seu coração saudável.
8. Espinafre
Espinafre possui luteína, folato, potássio e fibras em sua composição e por isso pode ajudar o seu coração a se manter mais saudável. Uma pesquisa que examinou 15 mil pessoas em 12 anos constatou que aqueles que comeram porções de legumes todos os dias reduziram os riscos de doenças cardíacas em 25% em relação aos outros.
9. Linhaça
Repleto de fibras e ômega-3 e ômega-6, um pequeno punhado de linhaça pode melhorar o seu coração. A linhaça pode ser colocada moída sobre a comida, salada, iogurte, sucos, salada de frutas e outros alimentos.
10. Soja
Soja pode reduzir o colesterol e, uma vez que é baixa em gordura saturada, também é uma ótima fonte de proteína magra, sendo um dos alimentos bons para o coração. Procure por fontes naturais de soja como o tofu e o leite de soja, que são ótimas opções de acompanhamento em um mingau de aveia ou em cereais. Mas cuidado com o sódio de algumas sojas como aqueles alimentos processados que aumentam a pressão arterial, como é o caso da salsicha de soja.
11. Feijão preto
Feijões pretos são ricos em niacina, folato, magnésio, ácidos graxos, cálcio e fibra solúvel, sendo assim outros alimentos bons para o coração e para a saúde de uma forma geral. Você pode adicionar o feijão cozido em saladas ou comer no formato tradicional.
12. Vinho tinto
Por possuir catequinas e flavonoides, uma taça de vinho ao dia pode aumentar o nível do colesterol bom (HDL).
13. Arroz integral
É rico em vitaminas do complexo B, fibras, niacina, magnésio e fibra. Comer esse arroz misturado a alguns legumes como cenoura, espinafre e brócolis pode ser a refeição completa para o seu coração.
14. Cenouras
Rica em carotenoide e fibras, a cenoura pode ser consumida sempre, seja cozida no arroz e com carne ou crua em saladas. Também pode ser consumida ralada sobre o macarrão ao sugo ou integrar sobremesas como o bolo de cenoura caseiro.
15. Brócolis
Rico em beta-caroteno, vitaminas C e E, potássio, folato, cálcio e fibras, pode ser consumido como salada, em massas como macarronadas, panquecas, pão sírio ou em lanches vegetarianos.
16. Batata doce
Repleto de beta-caroteno, vitaminas A, C e E e fibras, a batata doce é um ótimo alimento para comer pura no lanche da tarde ou em receitas especiais.
17. Aspargos
Seja no grill ou no vapor, este alimento é uma boa pedida. Possui carotenoides, vitaminas do complexo B, folato e fibra. Pode ser temperado de forma saudável com azeite e limão.
18. Laranja
Rico em beta-criptoxantina, beta- e alfa-caroteno, luteína (carotenóides) e flavonas (flavonóides); vitamina C; potássio; folato; fibra. O ideal é ser consumida pura ou no suco de laranja para obter ao máximo todos os seus benefícios.
19. Tomate
Rico em betacaroteno e alfacaroteno, licopeno, luteína (carotenóides); vitamina C; potássio; folato e fibra, o tomate é um alimento que cai bem com várias comidas, seja na forma de molho, suco de tomate, como salada ou integrando lanches saudáveis.
20. Abóbora
Este alimento pode não ser consumido pela maior parte das famílias, mas é excelente para o coração por possuir beta-caroteno e luteína (carotenóides); vitaminas do complexo B e C; folato; cálcio; magnésio; potássio; fibra. Pode ser consumido como acompanhamento de pratos principais, como entrada em saladas ou em sopas.
21. Melão
Um melão maduro no café da manhã, numa mistura agridoce em receitas salgadas ou como sobremesa nas refeições pode ser bastante indicado para quem sofre ou têm tendência a desenvolver problemas cardíacos. Isso porque o melão possui Alfa e beta-caroteno e luteína (carotenóides); vitaminas do complexo B e C; folato; potássio; fibra.
22. Mamão
Possui beta-caroteno, beta-criptoxantina, luteína (carotenóides); Vitaminas C e E; folato; cálcio; magnésio e potássio. Pode ser consumido puro nos cafés da manhã, em pedaços na salada ou como sobremesas. Além disso, o suco de mamão é muito recomendado.
23. Chocolate amargo
Um chocolate com 70% ou mais de teor de cacau é extremamente indicado para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, pois reduzem a pressão arterial. O cacau é rico em resveratrol e flavonoides. Deve ser consumido com parcimônia. Um pequeno pedaço por dia deve bastar.
24. Chá verde
Rico em catequinas e flavonoides, o chá pode ser bastante benéfico para a saúde do coração. Algumas das mais fortes evidências de benefícios de saúde do chá verde vêm de estudos de doenças cardíacas. Os cientistas descobriram que aqueles que bebem chá verde todos os dias possuem menos probabilidade de ter um ataque cardíaco quando comparados àqueles que não bebem chá.
25. Uva passa
Pode ajudar a proteger sua gengiva e o coração. Uma pesquisa revelou que os antioxidantes presentes nas passas combatem o crescimento de uma espécie de bactéria que pode causar inflamação e doenças na gengiva. Além disso, constatou-se que pessoas com problemas na gengiva são 50% mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. Assim, ao comer uva passa você está prevenindo os dois problemas. Coloque uva passa no iogurte, frutas, bolos caseiros, arroz integral ou saladas.
26. Maçãs
As maçãs foram associadas a reduzirem os riscos de doença cardíaca coronária e doença cardiovascular. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos acompanhou um grupo de pessoas por ano e constataram que quem se alimentou de maçã de forma frequente e diária tinham menos chances de desenvolver problemas cardíacos.
Elas são alimentos bons para o coração devido a alguns compostos como flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol ruim e impedem a formação de placas nas artérias. As maçãs também possuem vitamina C e pectina, uma fibra solúvel.
27. Romãs
Estudos têm mostrado que a fruta pode ajudar a reduzir a formação de placas nas artérias e reduzir a pressão arterial. Especialistas acreditam que os benefícios da romã vêm da presença de polifenóis incluindo antocianinas (encontrados em alimentos azul, roxo e vermelho-escuras) e taninos (também encontrados no vinho e chá). Em um estudo de 2008, pesquisadores descobriram que, em comparação com outras bebidas ricas em antioxidantes, incluindo suco de frutas vermelhas e vinho tinto, a romã tem, naturalmente, a maior capacidade antioxidante.
28. Banana
Uma banana tem 422 mg (cerca de 12% de sua dose recomendada diária) de potássio. O potássio das bananas ajuda a manter a função normal do coração e o equilíbrio do sódio e da água no corpo. O potássio ajuda os rins a excretar o excesso de sódio, contribuindo assim para a pressão sanguínea saudável.
29. Pipoca
A pipoca oferece polifenois antioxidantes ligados à melhoria da saúde do coração. A pipoca possui três vezes mais polifenois do que feijão (a maior fonte de polifenois vegetais) e quatro vezes mais do que cranberries ou oxicocos (a melhor fonte nas frutas), de acordo com pesquisa recente da Universidade de Scranton.
Vídeo:
Gostou das dicas?
Gostaria de saber se posso fazer estas receitas para um infartado diabéticos,ele infartou a 30 dias a traz estamos um pouco perdidos quanto as dietas.
Obrigada.
Bom dia,
Como preparar a pipoca para que seja benéfica ao coração?
Tenho problemas de gastrite e refluxo, posso consumir todos estes alimentos sem riscos ao meu problema de estômago?
Obrigado!
Tenho má circulação; isso está ligado ao mal funcionamento do coração?
Geralmente sinto muita dormença nas pernas e o corpo formigando
Como faço para melhorar a circulação do meu corpo?
Caro: Davi Rocha, do dia 15/11/18, venho sentindo falta de ar, incômodos no peito, ao ponto de sábado para domingo passado tive medo em dormir, vindo fazer já no domingo por volta das 07:20 hs da manhã , quando também tomei um quarto de rivotril quando acordei por volta das 11:30hs, após o almoço, perdi o medo e fui direto em um hospital, lá, por sorte quem me atendeu foi um cardiologista, que de imediato mandau no mesmo hospital , fazer um eletrocardiograma que não acusou nada, o médico me deu dois relaxantes muscular e me orientou fazer outros exames mais completo ex: esteira, outro eletrocardiograma, com uma cintilografia cardíaca. resultado estou no aguardo de nos próximos dias fazer um cateterismo. procure um médico para avaliação , pois seu relato em pouco difere ao meu, procure um especialista . Boa sorte e fique com Deus
E como ficou seus novos exames?
Boa tarde.. Tive em 2009 uma PCR (Parada Cardio Respiratoria) voltei e estive bem ate 2016. Quando tive os mesmos problemas relatados pelo David. E isto é sintoma de coração. Em 2016 meu FE estava 0,29. E hoje em 2019 com tratamento a base de Rivotril. Remedios para pressao e remedios para nap ter colestrol, consegui colocar meu FE a 0,38. Ainda é baixo, mais outra dica importante é se puder caminhar e caminhar bastante eu consegui melhor 80% com caminhadas faço diariariamente 10km e cuide da alimentação uma grande aliada em minha dieta eh a cebola. Como uma metade de cebola por dia. Fiz no começo de 2019, quinze tipos de exames de sangue e todos com nives satisfatorios. Cortei 100% refrigerante e bebo somente agua com limao sem açucar. Então fica a minha dica – Alimentação e ativiades Fisicas. Minha meta final do ano participar de uma caminhada ate uma cidade vizinha de 50km.
Bom dia ainda não foi confirmado se tive infarto; mais estou tomando por conta outros abitos de me alimentar, estive vem esta postagem tire a seguinte conclusão vale sim seguir,estas orientações pois venho fazendo uso desses abitos e está dando e já deu para mim bons resultados , se tiver mais dicas Dr pode postar porque é muito importante .
Tenho ICC, Insuficiencia Cardiaca congestiva, meu FE (fração de ejeção) é de ,034, o tamanho do coração aumentado. falta de ar, muito cansaço, e dores no corpo todo.
Oi Sandra como você está?
Que Deus te cure.Em nome de jesus
Estou com sintomas de falta de ar, dores no peito, dores de cabeça e dores abdominais. Esses sintomas pode ser causados por gordura no fígado?
Veja essas informações:
https://www.mundoboaforma.com.br/10-principais-sintomas-de-gordura-no-figado/
https://www.mundoboaforma.com.br/?s=figado
Sinto pontadas no lado esquerdo do peito pra mim é no coração mas dizem q o coração não doe. As vezes nem durmo direito , já fiz alguns exames deu como rítmica cardíaca , alguém indicaria algum alimento e exercícios físicos bom para esse problema?
Caro: Davi Rocha, do dia 15/11/18, venho sentindo falta de ar, incômodos no peito, ao ponto de sábado para domingo passado tive medo em dormir, vindo fazer já no domingo por volta das 07;20 hs da manhã , quando também tomei um quarto de rivotril quando acordei por volta das 11:30hs, após o almoço, perdi o medo e fui direto em um hospital, lá, por sorte quem me atendeu foi um cardiologista, que de imediato mandau no mesmo hospital , fazer um eletrocardiograma que não acusou nada, o médico me deu dois relaxantes muscular e me orientou fazer outros exames mais completo ex: esteira, outro eletrocardiograma, com uma cintilografia cardíaca. resultado estou no aguardo de nos próximos dias fazer um cateterismo. procure um médico para avaliação , pois seu relato em pouco difere ao meu, procure um especialista . Boa sorte e fique com Deus