Fazer pão sem glúten em casa, feito sem o benefício das propriedades quase mágicas do glúten, é desafiador, mas definitivamente possível! Cozinheiros usam uma mistura de farinhas sem glúten para criar o pão. Aqui estão algumas dicas práticas para te ajudar a fazer seu pão sem glúten.
O fermento adora um ambiente quente e o pão irá crescer mais rápido e completamente quando os ingredientes estão em temperatura ambiente ao invés de frios. Farinhas sem glúten geralmente são guardadas na geladeira ou congelador. Usar ingredientes frios diminuirá significantemente a habilidade do fermento de fazer o pão crescer. Uma maneira conveniente de deixar a farinha fria em temperatura ambiente é medir a farinha da sua receita e colocar em uma tigela na noite anterior. Para ingredientes perecíveis como ovos e leite, coloque na pia cerca de 2 horas antes de preparar sua receita.
Assim como os pães feitos com trigo, grande quantidade de proteína ajuda a dar estrutura e sabor ao pão. Sorgo, milhete, amaranto, teff, aveia sem glúten e trigo sarraceno contêm mais proteínas que farinha de arroz.
Isso pode parecer trivial, mas há uma forma certa e uma forma errada de medir farinhas. A forma que você mede suas farinhas e amidos sem glúten pode afetar os resultados, para melhor ou pior.
Ovos são fermentos naturais (ajudam a fermentar e dar volume ao pão). Eles também adicionam umidade, sabor e proteínas em receitas de pão sem glúten.
Líquidos carbonados contêm bolhas de dióxido de carbono que promovem volume em pães. Cerveja sem glúten tem o benefício adicional de adicionar sabor a receitas de pão.
O fermento adora ambientes ácidos, que promovem mais volume no seu pão. O ácido ascórbico também age como um conservante natural, aumentando a durabilidade do seu pão. A maioria das lojas de alimentos saudáveis vende ácido ascórbico em pó.
Isso realmente funciona, adicionando umidade a receitas de pão sem glúten.
O azeite de oliva é um óleo saudável que adiciona um sabor delicioso a pães. Outro benefício de usar o azeite de oliva em pães é que ele adiciona umidade, uma textura suave e aumenta a durabilidade do seu pão sem glúten. Nota – Você pode retirar o alecrim e as castanhas desse pão sem glúten para fazer um delicioso sanduíche.
A pectina geralmente deriva de frutas cítricas e maçãs e é um ingrediente familiar em receitas de geleia e gelatina. A pectina também promove retenção de umidade no pão e pode ser usada como um substituto vegano em receitas de pão sem glúten. Procure por pectina cítrica ou de maçã em lojas de alimentos saudáveis onde os ingredientes para geleia e gelatina estão.
Compre um desses aparelhos valiosos e baratos. Um termômetro digital acabará com muitas das suas frustrações, porque ele te permite medir a temperatura interna do seu pão. Quando a temperatura interna está em cerca de 96°C, está bom. Chega de pães moles – chega de pães secos!
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Olá pessoal sou de Jaraguá do sul santa Catarina gostaria de fazer um curso de pão sem glúten a onde eu posso fazer alguém pode me ajudar
Olá
Tentei várias receitas e gostei muito desse pão.
Passo para voces:
Pão de Inhame 2 pães
2 xicaras de Inhame ralado
3 xicaras de farinha de arroz
1 xicara de farinha de amaranto
2 xicaras de fécula de batata
2 colheres de sopa de fermento para pão (seco ou de padaria)
1 colher de sopa de açúcar demerara
2 colheres de chia
2 colheres de semente de linhaça (opcional)
Semente de girassol ( opcional)
6 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colherinhas de chá de sal
2 colherinhas de chá de vinagre
2 copos de água morna
Mistura primeiro as farinhas, e depois os demais ingredientes. A massa fica grudena.
Unte e enfarinhe a forma, é coloque para assar.
Fica uma delicia!
Moro em Belém, aqui acho que inhame é mandioca, uma raiz dura pra porra é venenosa se comida crua. Na sua receita o inhame deve ser cozido antes?
Nunca vi farinha de amaranto aqui. Pode ser substituída pelo que?
Grata!
Já tentei varia receitas e não gostei de nenhuma sem glúten ?
Pesquise fotos e vc verá que são diferentes inhame e mandioca, faço c as duas raizes e fica bom do mesmo jeito.
inhame é outra raiz deferente da mandioca. (sou paraense e moro no interior de são paulo)
farinha sem glutem, pode ser povilho doce ou azedo?M
Isso foi muito bom,idéias para o meu pão crescer.
Amo vocês e Deus a todos nós
Sim, estou tentando várias receitas, mas até agora ainda não encontrei uma que fique boa. O gosto é igual aos pães normais, mas a minha massa fica dura e não cresce. Estou usando fermento biológico seco. Se alguém poder dar alguma sugestão. Obrigado.
Faça esta:
1 envelope de fermento biológico seco
1 xic água morna, atenção não pode ser quente demais!
2 col açúcar
Derreter bem e juntar:
2 ovos
2 xic farinha sem glúten - Aminna
1/2 xic farinha de arroz integral
1/2 xic óleo
1 col vinagre
Misturar bem. Juntar 1 col chá sal.
Colocar em forma de bolo inglês untada e enfarinhada.
Deixar crescer por aprox. 20 min coberta.
Forno pré aquecido 200°C a 220°C
Glaucia fica mais rala tipo de bolo ou como a massa de pão mesmo q da pra pegar na mão?
use fermento de padeiro e o pão cresce ao fim de 3 horas se estiver tapado .junte sempre agua morna.
Use fermento fresco, e misture-o com agua e açucar, deixe descansando por 3 minutos e o adicione aos ingredientes secos