Sente cansaço e pouca energia? Você sente que trabalha e trabalha para emagrecer e nunca vê uma melhora significativa? Você pode estar sofrendo com um metabolismo lento.
Entretanto, ainda que você tenha um metabolismo lento, ele não pode sabotar por completo seus esforços para perder peso. Isso porque é possível acelerar bem o metabolismo e aumentar seus níveis de energia, adotando hábitos simples, como os descritos a seguir.
- Veja também: O que é metabolismo e como afeta seu peso
Beba muita água
Água é uma ótima bebida e você deve tomar no mínimo de 8 a 10 copos por dia, e é claro, quanto mais melhor. Beber muita água vai ajudar a acelerar o metabolismo e eliminar o sódio, toxinas e gordura. Beber água antes das refeições vai preencher seu estômago e promover a saciedade, prevenindo que coma demais.
Evite o excesso de refrigerantes, cafés, chás e sucos açucarados. A cafeína vai desidratar você e o açúcar vai causar mais danos do que benefícios a longo prazo.
Coma a cada três horas
Faça uma refeição pequena e balanceada a cada três horas, incluindo lanches. Refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches devem ser balanceados, ou seja, devem conter uma proteína completa, carboidratos e gordura natural.
Não comer frequentemente pode levar a um metabolismo mais lento e ao acúmulo de gordura. Para emagrecer mais você precisa consumir os alimentos certos de uma maneira balanceada durante o decorrer do dia. Aqui estão 15 alimentos que vão ajudar a acelerar seu metabolismo naturalmente:
Não pule o café da manhã
O café da manhã é a refeição mais importante do dia para acelerar o metabolismo. Você não iria dirigir seu carro para o trabalho sem gasolina, e você não deve começar seu dia sem a nutrição necessária para desempenhar as atividades diárias.
Não tenha medo da gordura
A gordura ganhou uma reputação ruim. Muitas pessoas pensam que gordura faz você engordar. Isso não é absolutamente verdade. O tipo de gordura e a quantidade ingerida tem impacto sobre a composição do seu corpo. O corpo precisa de gordura.
Aqueles que seguem uma dieta altamente restritiva em calorias têm mais dificuldade em se livrar da gordura acumulada. Escolha gorduras naturais saudáveis como o azeite, abacate, oleaginosas e linhaça, que são fonte de gorduras insaturadas, recomendadas não apenas para a perda de peso, se consumidas com moderação, mas também para a saúde cardiovascular.
Evite a gordura trans
Gordura trans é a gordura ruim, ela causa ganho de peso, resistência insulínica, diabetes, estresse oxidativo, depressão, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. Você nunca vai conseguir o corpo que deseja comendo fast-foods, mesmo aqueles que se denominam de “saudáveis”, refeições congeladas e outros alimentos processados.
A regra geral é que se for feito pelo homem, provavelmente não é a melhor escolha e vai atrapalhar sua tentativa de emagrecer. Consuma os alimentos que a mãe natureza providenciou, como verduras, legumes, carnes magras, dentre outros.
Esteja ativo diariamente
Fique ativo pelo menos 5 dias por semana. Use as escadas quando possível ou estacione mais longe para conseguir dar aquela andada que vai ajudar a manter seu coração e pulmões trabalhando adequadamente. Quanto mais movimento você fizer no dia, melhor você se sentirá no todo. Sua saúde agradece!
Faça exercícios cardiovasculares
Exercícios cardiovasculares são necessários para a saúde do coração e dos pulmões. Eles também queimam calorias. Fazer seu exercício cardiovascular como primeira coisa pela manhã, de estômago vazio, pode atacar as reservas de gordura de forma mais eficiente. Entretanto esta prática não é para todos, já que algumas pessoas se sentem indispostas para se exercitar de estômago vazio.
Outro bom horário para incorporar os treinamentos aeróbicos é no fim da tarde depois de sua última refeição. Isso permite que você queime calorias e relaxe antes de dormir. Você não precisa implementar uma sessão pela manhã e outra no fim da tarde, escolha uma das duas ou varie para evitar o tédio.
Pratique o HIIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade
Misture um pouco de Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no seu programa cardiovascular de tempos em tempos para ativar seu metabolismo. Isso porque o seu corpo está programado para se adaptar. Portanto, fazer o mesmo formato de exercício cardiovascular todos os dias pode se tornar ineficiente. Pegue um ou dois dias por semana e implemente um pouco de HIIT para dar ao corpo o “choque” adicional.
HIIT é, basicamente, a alternância entre treinamentos cardiovasculares de baixa, média e alta intensidade. Por exemplo, uma sessão de HIIT de corrida, com 20 minutos de duração, seria parecida com isso:
- Minuto 1 e 2 – Andar (baixa intensidade);
- Minuto 3 e 4 – Correr (alta intensidade);
- Minuto 5 e 6 – Andar novamente (baixa intensidade);
- Minuto 7 e 8 – Correr novamente (alta intensidade);
- e seguir nesta mesma dinâmica ao longo dos minutos restantes.
Treine com pesos
Treinos de resistência constroem músculos, que são tecidos metabolicamente ativos. A velocidade do metabolismo de uma pessoa é proporcional à quantidade de massa magra que ela tem. Quanto mais músculos a pessoa tiver, mais acelerado será o seu metabolismo, maior será a queima calórica e consequentemente a perda de gordura acumulada.
Adicionar mais músculos ao seu corpo, irá colocar curvas nos lugares certos e permitirá até que você aumente o consumo diário de calorias.
Ouça seu corpo
Se matar de fazer exercícios é tão perigoso quanto não se exercitar. Ouça seu corpo e descanse o necessário. Não treine se está se sentindo mal, ainda dolorido do último treino ou simplesmente cansado demais. Treinar dessa maneira pode causar mais problemas e comprometer sua integridade física.
Vídeos relacionados:
Veja também nestes vídeos um pouco mais sobre o seu metabolismo e aproveite para se inscrever no nosso canal com um rápido clique no botão abaixo:
Assista ao vídeo a seguir para continuar a aprender sobre o metabolismo!
Gostou?