Não há como negar que com o avanço da idade o corpo envelhece junto e a mente pode não funcionar da mesma forma como antigamente. Problemas como falta de memória, confusões mentais e outros problemas mais graves como doença de Alzheimer ou esclerose podem vir a ocorrer se você não cuidar da sua saúde mental. As pesquisas constantes realizadas nesse segmento vêm mostrando que há alguns alimentos bons para o cérebro, quando consumidos com frequência e integrados à sua dieta alimentar.
Por isso, se o seu objetivo é viver mais e melhor, confira os alimentos bons para o cérebro na lista abaixo.
O mirtilo integra a lista dos 14 alimentos mundiais que podem mudar sua vida. Em um estudo com animais, pesquisadores descobriram que mirtilos ajudam a proteger o cérebro de estresse oxidativo e podem reduzir os sintomas advindos da chegada da idade, como a doença de Alzheimer ou demência.
Estudos também têm mostrado que dietas ricas em mirtilos melhoraram significativamente a capacidade de aprendizagem e habilidades motoras de ratos idosos, tornando-os mentalmente equivalente a ratos mais jovens. Para ter mais vitalidade e vida mais longa, adicione uma xícara de mirtilos frescos à sua dieta diária.
Peixes de águas profundas, como o salmão, são ricos em ômega-3, os ácidos graxos essenciais, que são essenciais para o funcionamento do cérebro. O ômega-3 também contém substâncias anti-inflamatórias. Outros peixes que fornecem os benefícios do ômega-3 são sardinha e arenque. Pode-se consumir esses peixes de 2 a 4 vezes na semana, pois trazem muitos benefícios para o corpo de uma forma geral. Eles estão entre os principais alimentos bons para o cérebro.
Nozes e oleaginosas são boas fontes de vitamina E. A vitamina E está relacionada a melhora do cognitivo e das funções cerebrais. Adicionar uma porção de nozes, avelãs, castanhas, amêndoas, castanha de caju, amendoim, sementes de girassol, gergelim, semente de linhaça e manteigas vegetais não hidrogenados, tais como manteiga de amendoim e manteiga de amêndoas, pode ajudar o seu cérebro a se manter mais saudável. Pode ser consumido assado ou cru, mas se você estiver em uma dieta com restrição de sódio, compre frutos secos sem sal.
Abacates são quase tão bons quanto os mirtilos para a saúde cerebral. Apesar do abacate ser uma fruta calórica, a presença de gordura monoinsaturada contribui para o fluxo de sangue saudável. O fluxo sanguíneo saudável significa um cérebro saudável. Abacates também reduzem a pressão arterial e, como a hipertensão arterial é um fator de risco para o declínio da capacidade cognitiva, uma pressão arterial mais baixa promove a saúde do cérebro. Por serem ricos em calorias, deve-se consumir 1/4 a 1/2 de um abacate em uma refeição diária.
Grãos integrais como aveia, pães integrais e arroz integral podem reduzir o risco de doença cardíaca. Cada órgão do corpo depende do fluxo de sangue, e se você promover a saúde cardiovascular, você estará promovendo um bom fluxo para o sistema como um todo, e isso explica porque eles também são alimentos bons para o cérebro. Os grãos possuem fibras, vitamina E e ômega-3. Pode-se consumir 1/2 xícara de cereal integral, 1 fatia de pão integral duas vezes ao dia ou 2 colheres de sopa de gérmen de trigo por dia.
Os feijões estabilizam os níveis de açúcar no sangue (glicose). O cérebro usa a glicose como combustível para fazer o cérebro funcionar e, uma vez que não é possível armazenar a glicose, o feijão pode proporcionar a energia necessária para o seu funcionamento. Qualquer tipo de feijão pode ser benéfico, mas os mais potentes para o cérebro são o feijão preto e a lentilha. Consuma meia xícara todos os dias.
O suco de romã oferece antioxidantes que protegem o cérebro contra os danos dos radicais livres. Nenhuma parte do corpo está mais sujeita aos danos dos radicais livres do que o cérebro. As frutas cítricas e vegetais coloridos também estão no topo da lista de alimentos bons para o cérebro por causa de suas propriedades antioxidantes. O suco de romã já é adocicado para neutralizar sua acidez natural, por isso você pode consumir a romã diluída em água normal ou com gás.
Duas a três xícaras por dia de chá quente ou gelado podem proporcionar mais saúde ao seu cérebro. Isso porque o chá de erva mate possui uma pequena quantidade de cafeína que, quando utilizado criteriosamente, pode aumentar o poder do cérebro, melhorando a memória, concentração e humor. O chá também possui antioxidantes potentes que promove o fluxo de sangue saudável. Procure fazer chás naturais com base na extração das folhas, pois os chás de sachê, industrializados não possuem o mesmo efeito.
O chocolate amargo tem poderosas propriedades antioxidantes, contém vários estimulantes naturais, incluindo cafeína, que aumentam o foco e a concentração e estimula a produção de endorfinas, o que ajuda a melhorar o humor. Um quadradinho de chocolate amargo por dia é o suficiente para fornecer todos os benefícios que você precisa. Deve ser consumido com moderação.
Esta raiz é um dos principais alimentos bons para o cérebro, podendo aumentar o seu poder e desempenho. Cientistas da Universidade de Wake Forest descobriram que os nitratos naturais na beterraba podem aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro, melhorando assim o desempenho mental. Podem ser consumidas cruas como salada ou como acompanhamento nos pratos principais cozidos e regados com mel.
Um estudo descobriu que jovens adultos que consumiram o extrato de óleo da sálvia antes de testes cognitivos tiveram um melhor desempenho do que aqueles que não consumiram. A sálvia contém compostos que impedem a degradação da acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na aprendizagem e memória. Adicione a erva no tempero de pratos de baixa caloria e usufrua dos seus benefícios.
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que mulheres com níveis de ferro saudáveis tiveram melhor desempenho em tarefas mentais, bem como cumpriram as tarefas mais rapidamente do que aquelas com baixo teor de ferro no organismo. O ferro ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo e para o cérebro. Prefira carnes vermelhas Grass fed, ou seja, que são alimentadas de forma natural com capim, sem adição de hormônios prejudiciais à saúde.
A sardinha é rica em ácidos graxos ômega-3 que reforçam a comunicação entre as células do cérebro e ajudam a regular os neurotransmissores responsáveis pela concentração mental.
Os ovos, mais especificamente as gemas, são uma das principais fontes de colina e por isso são alimentos bons para o cérebro. A colina é um precursor para a acetilcolina, um neurotransmissor que está relacionado à memória. Comer alimentos ricos em proteínas como ovos no café da manhã pode melhorar o desempenho cognitivo do seu cérebro, de acordo com pesquisadores suíços.
A linhaça é a melhor fonte de ácido alfa-linolênico (ALA). Trata-se da gordura saudável que melhora o funcionamento do córtex cerebral, a área do cérebro que processa informações sensoriais ligadas ao tato e ao paladar. Salpique uma colher de sopa de semente de linhaça em saladas ou misture aos sucos e vitaminas.
Há boas evidências que sugerem que o licopeno, um poderoso antioxidante encontrado no tomate, pode ajudar na proteção das células, impedindo o desenvolvimento da demência, especialmente a doença de Alzheimer. Consuma em molhos para pizza, macarronadas, em saladas ou até mesmo o suco de tomate para se beneficiar de suas propriedades desses alimentos bons para o cérebro.
O brócolis possui uma grande fonte de vitamina K, que é conhecida por melhorar a função cognitiva e a capacidade cerebral. Consuma como salada ou acompanhando pratos ou em recheios de lanches.
Por fim, aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista com 7 super alimentos para o seu cérebro.
Veja Todos Comentários
Depressão não é falta de Deus. Cada comentário ultrapassado, minha nossa!!
Boa tarde ,para a depressao que e uma doenca espiritual e que nao e de DEUS,e do inimigo primeiro DEUS depois a medicina e depois nos mesmos e dificil mas temos que lutar para dar a volta por cima,rever conceitos ,eu tive depressao no ano passado nao tinha vontade de me alimentar e de tomar agua foi bem severa,mas gracas a DEUS e a medicina eu melhorei,depois ela voltou, e conheci um outro medicamento tao bom quanto o primeiro que e Razapina e o outro e Elifore age nas areas afetadas pela doenca isso sem contar coma medica psiquiatra otima medica aqui em Belo Horizonte Dra.cintia Guedes.Otima esya materia sobre os alimentos que ajudam o cerebro.E muito bom e faz muito bem para o corpo e para a alma todos os dias quando acordo agradeco a DEUS pela minha vida e por todas as bencaos e peco a DEUS a protecao dele.
é verdade, só deus pode te ajuda! até porque foi deus quem deu conhecimento, e sabedora pra pra todos os seres humano!! essas pessoas ai, que estão falando pra vc não pede ajuda deus.
elas nem sabem oque fala.
Sandra,
Procure por aquilo que você precisa: Paz ! Procure sim ficar próxima de sua crença espiritual, seja ela católica, espiritismo, budismo ...qualquer crença. Confie muito nesta crença. Sim, não tente e sim vá para perto da natureza e faça parte dela respeitando-a. Sim procure um profissional competente que lhe indique o melhor para você. Talvez, por um tempo você precisará usar medicamentos mas aos poucos, se você fizer essa conecção com a natureza, pedir proteção ao seu divino e fazer uma atividade fisica diária certamente voltará a viver com alegria e deixará de usar qualquer tipo de medicamentos. Funcionou comigo, funcionará com você
Nem Jesus e nem Deus vão te ajudar numa depressão. Procure ajuda especializada, um terapeuta ou psicólogo.
Ajuda especializada de nada adianta se primeiramente você não estiver amparada a Deus, porque ele é a fonte de todo conhecimento, e sim, se tão somente crer não existe doença que possa resistir a Deus, toda ciência pertence a Deus, e a depressão é uma doença que depende sim de libertação também.
Sandra o que Deus pode fazer é maior do que qualquer coisa, quem promove a depressão sobre a sua vida são os espíritos malignos, Jesus pode te tirar dessa profunda tristeza e acredito no que Jesus é capaz de fazer e eu aconselho muito você procurar um psicologa, fazer terapias, mas saiba que só os conselhos e terapias não é o suficiente para ser liberta da depressão, não sei qual foi o motivo dessa tristeza ter te abalado, talvez seja algo que você plantou ou algo que o diabo queria tomar de você que é a sua vida, talvez foi algo que você fez e se arrependeu, ou algo que fizeram contra você e você não consegue perdoar esta pessoa. Quanto mais vezes você perdoar essa pessoa, mais rápido esta cura esta próxima de você, Deus abençoe sua vida, e espero que viva a alegria do senhor em nome de Jesus, conte os seus problemas para Deus.
Boa noite estou a procura de alimentos p o meu cérebro pois tenho depressão profunda,perda de memória etc. Estou tomando muito remédios controlados mas quero voltar a viver.
Boa noite ... Deus primeiro lugar .... depois procure recuperar sua seratonina, atraves do que deus deixou pra gente .... o sol é responsavel por nos dar vitamina d que nosso corpo precisa, procure alimentos que tenham vitamina d e vc terá melhoras ... espero ter ajudado ....
é verdade, só deus pode te ajuda! até porque foi deus quem deu conhecimento, e sabedora pra pra todos os seres humano!! essas pessoas ai, que estão falando pra vc não pede ajuda deus.
elas nem sabem oque fala.
Sandra, não procure Jesus!
Procure ajuda terapêutica! Psicologia e afins.
Tem q procurar Jesus sim só Ele cura as feridas da alma. A propósito cai nessa de procurar psicólogos e psiquiatra e os remédios só enganam por um tempo, e dps não faz efeito e faz aparecer mais problemas. Bom por mim msm fiz o desmame da minha filha e já teve melhora. Eu como mãe prefiro entregar a minha filha nas mãos de Deus do q nas mãos desses profissionais q só querem dinheiro. Queria poder voltar atras e não ter dado esses remédios p minha filha... Eu não queria mas pessoas na família me induziram a isso infelizmente.
Concordo com você!
Sandra, compre Cloreto de Magnésio na Farmácia e misture umas 3 ou 4 colheres de sopa em 1 litro de água potável para ir bebendo até 100 ml por dia-guarde na geladeira. Também corte os produtos alimentícios(embutidos, miojo, refrigerante, doces), invista em frutas como a banana, a uva e o limão (misture limão na água para diminuir a acidez). Diminua a ingestão de carne vermelha e invista em peixes como a sardinha e o salmão, tb abuse das verduras e hortaliças. Troque o chocolate ao leite pelo chocolate amargo de 70% de cacau. Se possível não use óleo de soja MUITO MENOS DE CANOLA e tome banho de sol por pelo menos 30 minutos diários, especialmente ao meio-dia. Corte o uso de celular excessivamente e desligue-se um pouco do Mundo, se possível vá pro Campo ou pra Montanha passar alguns dias com a natureza. Ande descalça em casa por pelo menos 20 minutos. Mas principalmente procure seu ligar ao Eterno através de oração e adoração, melhor ainda se ao lado de pessoa que estão orando e adorando com sinceridade. Não te aconselho a procurar Templos mas sim Reuniões de oração em casas. Vc vai ver as mudanças começando a acontecer em sua saúde mental e física! ;)
Sandra, antes de qualquer coisa busque a Jesus! Derrame seu coração, todos os seus sentimentos nas mãos Dele! Ele tem poder para te curar! Trabalhe, principalmente o perdão! Procure por um pastor, HOMEM DE DEUS, que te oriente! Muito cuidado! Peça pra Deus te apresentar esse homem! Porém, cuide bem da sua alimentação! O Aloe Vera, da Forever Living, geleia real, caminhadas e lazer saudável podem te ajudar bastante. Muito cuidado! Evite doutrinas de homens!