A coagulação é um processo natural que evita hemorragias em casos de lesões, mas algumas pessoas precisam utilizar remédios para afinar o sangue.
Esses remédios são usados no tratamento de uma série de doenças, que podem ser temporárias, como no caso de tromboses, ou crônicas, como são algumas doenças cardiovasculares.
Por isso, a seguir vamos entender como esses medicamentos funcionam e quais são os mais comumente usados.
Remédios para afinar o sangue
O uso desses medicamentos tem como objetivo prevenir a formação de trombos, e assim evitar que o fluxo de sangue para vários órgãos vitais seja interrompido ou prejudicado.
Esse efeito é popularmente conhecido como “afinar o sangue”, mas na realidade o sangue não se torna mais fino. Ele apenas não forma coágulos com a mesma facilidade de antes.
Assim, podemos dividir os remédios comumente usados para afinar o sangue em dois grupos:
Antiagregantes plaquetários
Os antiagregantes plaquetários impedem que as plaquetas, um dos componentes do sangue, se unam para reduzir algum sangramento. São eles:
- Ácido acetilsalicílico (Aspirina);
- Ticlopidina (Ticlid);
- Dipiridamol (Persantin);
- Clopidogrel (Plavix).
Anticoagulantes
Os anticoagulantes dificultam a formação de coágulos. Os mais comuns são:
- Heparina (Liquemine);
- varfarina (Marevan ou Coumadin);
- Enoxaparina (Lovenox).
NOACs e DOACs
Mas existe uma nova classe de anticoagulantes, chamados de NOACs (novos anticoagulantes orais) ou DOACs (anticoagulantes orais diretos), e os mais usados são:
- Dabigatrana (Pradaxa);
- Rivaroxabana (Xarelto);
- Apixabana (Eliquis).
Indicações
A principal indicação de uso dos remédios para afinar o sangue são as doenças cardiovasculares, embora existam outros problemas de saúde que são tratados com esses medicamentos. As principais são:
- Doença valvular cardíaca;
- Alguns tipos de arritmia, como a fibrilação atrial;
- Embolia pulmonar;
- Insuficiência cardíaca grave;
- Trombose.
Essas doenças podem aumentar a chance de formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos, e por isso o uso desses medicamentos é indicado.
Mas, como esses remédios aumentam o risco de sangramento, o seu uso deve ser feito com bastante cuidado, e sempre com a orientação de um médico e de outros profissionais de saúde, quando possível.
Remédios para afinar o sangue mais usados
1. Varfarina
Esse é um dos medicamentos anticoagulantes mais antigos e mais usados. Mas, embora cumpra muito bem o seu propósito, pacientes que fazem uso desse medicamento devem realizar exames de sangue com frequência para garantir que a coagulação está dentro dos limites desejados.
Além disso, como ela atua inibindo a vitamina K, que é necessária para a coagulação do sangue, a ingestão de alimentos ricos em vitamina K deve ser feita de forma bastante controlada.
2. Dabigatrana
A dabigatrana, ou Pradaxa, é um anticoagulante dos mais recentes, e atua inibindo a trombina, chamada também de fator de coagulação IIa. Isso a torna, em alguns casos, mais eficaz que a varfarina, pois sua ação é diretamente na coagulação.
Além disso, ela não exige a realização constante de exames de sangue, e nem de ajustes frequentes de dose, já que não há interferência da dieta no funcionamento do medicamento.
3. Ácido Acetilsalicílico
Apesar de o ácido acetilsalicílico ser mais conhecido no tratamento sintomático de dores, de sintomas de gripe e de inflamações, ele também é indicado para prevenir a coagulação do sangue.
Entretanto, o uso como antiagregante plaquetário é feito com doses menores, e sempre com indicação médica.
4. Heparina
A heparina é um remédio para afinar o sangue injetável, e por isso seu efeito é mais rápido, em alguns casos praticamente instantâneo.
Ela pode ser usada de duas formas:
- Intravenosa, ou seja, diretamente na veia;
- Subcutânea, ou seja, injetada logo abaixo da pele.
5. Dipiridamol
O dipiridamol (Persantin) é um antiplaquetário com efeito vasodilatador, evitando a coagulação sanguínea e promovendo uma melhor circulação do sangue ao mesmo tempo.
6. Rivaroxabana
A rivaroxabana (Xarelto), outro anticoagulante direto, age inibindo o fator Xa, o que faz com que a capacidade de coagulação do sangue seja reduzida.
7. Ticlopidina
A ticlopidina (Ticlid) é utilizada para evitar a formação de agregação das plaquetas, ou seja, ela impede a junção dessas células do sangue que participam da coagulação, e é muito usada no tratamento e prevenção da trombose arterial.
8. Acenocumarol
O acenocumarol (Sintrom) age de forma parecida à varfarina, ou seja, inibindo a ação da vitamina K e assim evitando a formação de coágulos de sangue.
E da mesma forma que com o outro medicamento, é necessária a realização de exames de sangue para verificar como anda a coagulação e para saber se é necessário fazer algum ajuste de dose.
9. Clopidogrel
O clopidogrel (Plavix) é um antiplaquetário muito usado no tratamento de síndrome coronária aguda (que inclui angina instável e infarto agudo do miocárdio), sozinho ou associado ao ácido acetilsalicílico.
10. Apixabana
A apixabana (Eliquis) é um anticoagulante dos mais recentes que inibe o fator Xa de coagulação. Sua ação é muito rápida e o medicamento começa a fazer efeito entre 3 e 4 horas após a administração.
11. Enoxaparina
A enoxaparina (Lovenox ou Versa) é um medicamento injetável semelhante à heparina, mas que é utilizado apenas por via subcutânea, e atua evitando a coagulação do sangue através da inibição do fator Xa.
12. Edoxabana
A edoxabana (Lixiana) é um dos remédios para afinar o sangue mais recentes, e também atua inibindo o fator de coagulação Xa, prevenindo a formação de coágulos e suas complicações.
Efeitos colaterais
Por reduzir a coagulação do sangue, os efeitos colaterais desses remédios são muito parecidos entre si, variando apenas na intensidade.
São eles:
- Sangramento no nariz e gengiva;
- Sangramento prolongado em uma ferida ou corte na pele;
- Urina ou fezes com sangue;
- Vômito com sangue;
- Ciclos menstruais intensos;
- Hematomas;
- Hemorragias internas, principalmente após quedas ou acidentes.
Mas além desses efeitos específicos, algumas pessoas podem apresentar outros sintomas, como:
- Fraqueza muscular;
- Tontura;
- Perda de cabelo;
- Erupções cutâneas.
Em casos de sangramento excessivo ou hemorragia, existem alguns antídotos que podem ser usados para reverter a situação. São eles:
- Idarucizumab, usado para reverter a dabigatrana;
- Andexanet alfa, um antídoto para os anticoagulantes que atuam no fator Xa;
- Vitamina K, usada para reverter o efeito da varfarina e do acenocumarol.
Mas, alguns desses medicamentos são caros, e não são usados em todos os hospitais. Nesses casos, outros medicamentos são usados, de forma a estimular a coagulação sanguínea e reverter o efeito dos anticoagulantes.
Contraindicações
Alguns anticoagulantes são contraindicados para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar, pois podem causar problemas de saúde nos bebês.
Nesses casos, o médico irá substituir o medicamento, e normalmente indicará o uso da enoxaparina, que apesar do inconveniente de ser injetável, é mais seguro para o bebê.
Além disso, os anticoagulantes mais recentes não devem ser utilizados por pacientes que usam válvulas cardíacas artificiais, pelo risco de formação de trombos.
E por fim, pessoas com doença renal devem ter mais cuidado com esse tipo de tratamento, seguindo à risca as orientações médicas. Isso é importante porque a eliminação do medicamento pelos rins fica prejudicada, aumentando o risco de efeitos colaterais.
Interações com outros medicamentos e substâncias
Os remédios para afinar o sangue podem interagir com diversos medicamentos, além de suplementos, ervas e alimentos. Assim, é importante consultar um profissional de saúde antes de realizar mudanças na dieta, e evitar o uso de ervas, medicamentos e suplementos sem uma orientação especializada.
A vitamina K, por exemplo, pode reduzir a eficácia de anticoagulantes como a varfarina. Assim, pode ser prudente evitar tomar suplementos de vitamina K e estar atento à ingestão excessiva de vegetais verde-escuros, como a couve, o espinafre e o repolho.
Além disso, como existem vários tipos de remédios para afinar o sangue, as interações podem ser diferentes. Dessa forma, é indicado procurar um médico ou profissional da saúde para tirar dúvidas sobre as possíveis interações medicamentosas.
Alimentos que podem ajudar a afinar o sangue
A alimentação saudável é importante para prevenir uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas. Por isso, adotar uma dieta saudável pode ajudar a manter a coagulação do sangue em níveis saudáveis, principalmente com a inclusão de alguns alimentos considerados anticoagulantes naturais, como:
1. Canela
A canela contém uma substância chamada cumarina, que tem propriedades anticoagulantes. Ela também é capaz de reduzir inflamações no corpo e diminuir a pressão arterial.
2. Gengibre
O gengibre contém salicilato em sua composição, uma substância semelhante ao ácido acetilsalicílico, e que pode ajudar a prevenir a formação de coágulos. Outros alimentos que contém salicilato incluem o abacate, a cereja e algumas frutas vermelhas.
3. Cúrcuma
A cúrcuma ou açafrão-da-terra é uma especiaria rica em curcumina, uma substância que vem sendo bastante estudada, e que pode ajudar a prevenir a formação de coágulos, embora mais estudos precisem ser conduzidos para comprovar esse efeito.
4. Pimenta caiena
A pimenta caiena pode deixar o sangue mais fino por causa do seu teor de salicilatos. Ela também ajuda a diminuir a pressão arterial do sangue e a melhorar a circulação sanguínea.
5. Alimentos contendo vitamina E
Alimentos que contêm alto teor de vitamina E ajudam a manter a boa circulação do sangue. Alguns deles são:
- Óleos vegetais (de oliva, de milho, de gérmen de trigo e de soja);
- Tomates;
- Mangas;
- Manteiga de amendoim;
- Amêndoas;
- Sementes de girassol.
Dicas e cuidados
Os remédios para afinar o sangue são muito utilizados por pessoas que já têm um problema cardíaco ou que apresentam um risco grande de formar coágulos e ter complicações de saúde por causa deles.
Então, alguns cuidados devem ser tomados, para evitar os efeitos colaterais e melhorar a saúde e o bem estar:
- Como o uso exagerado desses medicamentos podem causar hemorragias graves, é muito importante seguir corretamente as recomendações médicas;
- Além de usar o remédio prescrito, é importante cuidar da alimentação, adotando uma dieta balanceada, com a orientação de um nutricionista;
- Por fim, evite a automedicação, uma vez que os anticoagulantes podem interagir com diversos medicamentos.
Vídeo
Fontes e referências adicionais
- Blood Thinners, MedlinePlus
- Blood Thinner Basics, WebMD
- How Do New Blood Thinners Compare to Warfarin?, WebMD
- Anticoagulant medicines, NHS UK
Fontes e referências adicionais
- Blood Thinners, MedlinePlus
- Blood Thinner Basics, WebMD
- How Do New Blood Thinners Compare to Warfarin?, WebMD
- Anticoagulant medicines, NHS UK
Sim, apixabana.
Faço, tratamento pra trombosse venosa profunda,a guase um ano.