12 chás para gordura no fígado – Melhores opções e dicas

atualizado em

Chá de boldo, chá de raiz de chicória e chá de hortelã-pimenta: conheça as opções de chás para gordura no fígado, dicas e cuidados!

O fígado é um órgão indispensável para manter a saúde do organismo. Ele atua como uma espécie de filtro para toxinas e substâncias nocivas para o nosso corpo.

Além disso, ele também participa da produção de bile, uma substância importante para metabolizar macronutrientes como a gordura proveniente da ingestão de alimentos.

Hábitos ruins e uma dieta desequilibrada podem levar ao acúmulo de gordura no fígado, o que pode ser muito prejudicial para a saúde.

Essa presença de gordura no fígado é chamada de esteatose hepática ou fígado gorduroso e existem dois tipos de manifestação: a doença hepática gordurosa não alcoólica e a doença hepática gordurosa alcoólica.

Obesidade, resistência à insulina, ingestão elevada de carboidratos refinados, problemas na saúde intestinal e o consumo abusivo de álcool, no caso da vertente alcoólica da esteatose hepática, são as principais causas por trás do desenvolvimento de gordura no fígado.

Quem tem a doença diagnosticada precisa seguir todas as recomendações de tratamento indicados pelo médico, mas existem alguns chás para gordura no fígado que também podem ajudar a lidar com o problema.

Chás para gordura no fígado: saiba quais são eles

A seguir você saberá quais são os 12 melhores chás para ajudar a tratar o problema de gordura no fígado, ou esteatose hepática.

1. Chá verde

O chá verde é repleto de nutrientes e compostos interessantes para a redução da gordura no fígado. Uma dessas substâncias é a epigalocatequina-3-galato (EGCG), um composto polifenol que atua como um antioxidante que ajuda a proteger as células e tecidos de danos causados por radicais livres.

Nesse sentido, um estudo publicado em 2019 no International Journal of Molecular Medicine constatou que os polifenóis do chá verde, em especial a EGCG, atenuam a esteatose hepática e reduzem a resistência à insulina e a inflamação em ratos submetidos a uma dieta rica em gordura.

Segundo a University of Maryland Medical Center nos EUA, uma xícara de chá verde contém de 50 a 150 miligramas de polifenóis.

Apesar de não existir uma dose padrão recomendada, a instituição indica que é possível beber de 2 a 3 xícaras de chá verde diariamente para observar os benefícios do chá verde, mas sem abusar da quantidade.

2. Chá de dente-de-leão

O chá de dente-de-leão é um dos melhores chás para gordura no fígado. Essa planta ajuda a eliminar as toxinas e a regular a presença de gordura no fígado.

Ela atua regulando os níveis de colesterol, o que favorece a saúde do coração e contribui para evitar ainda mais acúmulo de gordura no fígado danificado.

A indicação é beber o chá até duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e à noite, logo após as refeições principais, para obter os melhores resultados. Basta usar 1 colher de sopa de dente-de-leão em uma xícara de água quente e deixar a mistura em infusão por 5 minutos.

3. Chá de boldo

O boldo é conhecido popularmente como uma planta boa para o fígado. Ele facilita e regula a secreção da bile (fluído produzido pelo fígado) e auxilia a eliminação da gordura do órgão. Dessa forma, é um dos chás para gordura no fígado mais recomendados.

Para preparar a bebida, basta adicionar uma colher de chá de boldo a uma xícara de água quente e deixar em infusão por pelo menos 10 minutos antes de beber. É indicado beber no máximo 3 xícaras de chá de boldo por dia antes das refeições principais.

Há quem goste de mastigar a folha de boldo. Isso pode ser feito, mas o gosto pode não ser muito agradável.

Imagem ilustrativa

4. Chá de cardo de leite

O chá de cardo de leite, cardo mariano ou silimarina é conhecido como bom para remover toxinas acumuladas no organismo e regular a presença de gordura no fígado.

Nesse sentido, estudos sugerem que o cardo de leite sozinho ou em combinação com a vitamina E pode ajudar a reduzir a resistência à insulina, a inflamação e os danos no fígado de pessoas com esteatose hepática.

É indicado tomar até 3 xícaras por dia do chá, que deve ser preparado com 1 colher de sopa de sementes de cardo de leite para cada xícara da água. Entretanto seu uso deve ser evitado por gestantes ou lactantes, diabéticos e hipertensos.

5. Chá de alcachofra

A alcachofra é um diurético natural e a promessa é que ele ajuda a reduzir a absorção de gordura pelo organismo, contribuindo para a saúde do fígado.

Para preparar o seu chá, basta misturar uma colher de chá de folhas de alcachofra em uma xícara de água quente. É recomendado beber até três xícaras do seu chá ao dia.

6. Chá de limão

O limão apresenta diversos nutrientes e substâncias antioxidantes benéficas para a nossa saúde. É indicado tomar uma xícara grande de chá de limão todas as manhãs.

Para preparar o chá, você deve adicionar a casca e a polpa do limão em 1 litro de água. É indicado tomar uma xícara grande todas as manhãs. Ele também pode ser ingerido gelado, mas para remover a gordura de forma eficaz é melhor tomar o chá ainda quente

7. Chá de casca de borotutu

Esse é um dos chás para gordura no fígado mais poderosos em relação à limpeza do órgão e ao suporte ao funcionamento do sistema digestivo. Além disso, ele também é útil para tratar cólicas e icterícia.

Acredita-se que os componentes antioxidantes do chá ajudam a proteger as células do fígado de mais danos, auxiliando uma recuperação mais rápida do órgão durante o tratamento da esteatose hepática gordurosa.

Para preparar o chá, é recomendado usar uma colher de sopa da casca seca para cada litro de água fervente e deixar em infusão por cerca de 3 minutos.

8. Chá de quebra pedra

Durante muitos séculos os povos indígenas da Amazônia usaram o chá de quebra-pedra para ajudar o organismo a se livrar de toxinas do fígado, da vesícula biliar e até de pedras nos rins.

Além disso, acredita-se que o chá de quebra-pedra acalma o fígado inflamado e estimula a eliminação de gordura e de possíveis substâncias tóxicas no órgão.

O chá de quebra pedra pode ser preparado usando um punhado de folhas secas da planta para cada litro de água quente. Em seguida, basta deixar em infusão por cerca de 10 minutos e coar.

9. Chá de celidônia

Os povos da antiga Grécia e da Roma consideravam a celidônia uma das ervas mais poderosas para promover a limpeza do fígado.

Acredita-se que a celidônia ajude a estimular a produção de enzimas no pâncreas, a eliminar toxinas presentes no fígado, a estimular a produção de bile, a aliviar espasmos na vesícula biliar e a melhorar a função do fígado como um todo.

O chá pode ser preparado com 1 colher de chá de celidônia seca para cada xícara de água fervente. Deixe a mistura em infusão por cerca de 10 minutos e pronto

10. Chá de raiz de chicória

A raiz de chicória é outra erva medicinal com propriedades para limpar o fígado. Segundo a medicina tradicional e alguns estudos, as folhas e a raiz da chicória podem ser usadas para auxiliar o tratamento de várias doenças no fígado, incluindo a esteatose hepática.

Para preparar esse chá, coloque 1 colher de chá de raiz de chicória seca em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos.

11. Chá de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é uma espécie de hortelã que ajuda a estimular o fluxo biliar e a relaxar os canais biliares, ajudando na quebra de moléculas de gordura.

Além disso, a planta é capaz de auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim, o que facilita o trabalho do fígado na eliminação de toxinas.

12. Chá de berberina

A berberina é útil para pessoas que sofrem com gordura no fígado, conforme demonstrou um estudo feito em ratos e publicado em 2018 no British Journal of Pharmacology.

O chá de berberina deve ser tomado antes das refeições. É possível preparar o chá através do extrato na forma de pó encontrado em lojas de produtos naturais.

Basta adicionar uma colher de chá de pó de berberina em uma xícara de água fervente e deixar a mistura em infusão por alguns minutos antes de coar e beber.

Outros chás para gordura no fígado

Outros chás que podem auxiliar uma pessoa com esteatose hepática a reduzir o processo inflamatório e a eliminar ou prevenir o acúmulo de gordura no órgão incluem:

  • chá oolong
  • o chá de cúrcuma
  • chá de raiz de doca amarela
  • o chá de ispagula
  • chá de feno-grego.

Dicas e cuidados

Além dos chás para gordura no fígado, há alguns suplementos e vitaminas que também podem ajudar a reduzir e diminuir a progressão da doença. É o caso do ômega 3, por exemplo, que pode melhorar a saúde do fígado de pessoas com esteatose hepática.

Outros hábitos como se exercitar e manter uma dieta saudável facilitam o tratamento de uma pessoa com esteatose hepática e ajudam a perder gordura de forma mais rápida e efetiva, evitando a progressão da doença.

Além disso, é importante incluir gorduras monoinsaturadas saudáveis, proteínas de boa qualidade e fibras dietéticas na dieta.

Não há como garantir que beber um desses chás para gordura no fígado vá curar a esteatose hepática ou até mesmo seja seguro para todas as pessoas.

Cada quadro da doença tem suas particularidades e o tratamento mais adequado é aquele indicado pelo médico. Assim, você realmente só deve usar chás para gordura no fígado após consultar o médico.

Vídeo: 7 chás para o fígado

Confira abaixo o vídeo que também apresenta chás para o fígado e outro sobre os sintomas de gordura no fígado.

7 Melhores CHÁS PARA O FÍGADO - Limpam e Protegem! (Como Usar e Dicas)

Vídeo: 8 sintomas de gordura no fígado

8 Principais SINTOMAS DE GORDURA NO FÍGADO e Cuidados Importantes
Fontes e referências adicionais

Você já experimentou alguns destes chás para gordura no fígado? Obteve bons resultados de redução ou reversão da condição? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

9 comentários em “12 chás para gordura no fígado – Melhores opções e dicas”

  1. Olá Doutora, ótimas dicas.
    Poderia receber outras dicas,para o tratamento de hesteatose hepática?
    Muito obrigado.

    Responder
  2. Olá Dra. Patrícia Leite.
    Saudações;
    Meu nome é Farias Israel, e tenho 64 anos.
    Trabalho como vendedor de Ervas Medicinais. Estudo muito sobre o tema para adquirir mais conhecimento e poder aplicá-lo aos meus clientes (já que não tenho formação acadêmica – Somente o cuidado, a seriedade, e a experiência prática nesta área). Foi exatamente pesquisando que me deparei com “MundoBoaForma”, onde tive o prazer de assistir ao seu vídeo sobre problemas hepáticos. Diga-me cara Dra. Posso indicar as ervas mencionadas no seu vídeo para minha cliente? E se sim; posso mencionar vosso nome como fonte.
    Quer ser minha orientadora? Creio que de alguma forma poderei retribuir vossa ajuda.
    Respeitosamente: Farias Israel.
    Aguardo ansioso vosso retorno.

    Responder