Propriedades calmantes, relaxantes, melhora na digestão e no sistema imunológico: conheça os benefícios do chá de camomila, como fazer e dicas.
Quem nunca ouviu falar no chá de camomila? Esse é um chá muito popular usado há séculos como um remédio tradicional para os mais diversos problemas de saúde.
Uma xícara de chá de camomila preparada com aproximadamente 237 gramas da planta contém apenas 2 calorias e 0,47 gramas de carboidratos.
Portanto além de todos os benefícios abaixo, ela pode ser consumida sem restrições para quem não quer engordar.
Alguns estudos mostram que a camomila também pode ajudar a regular o sono, reduzindo problemas como insônia ou incapacidade crônica de dormir, a apneia do sono e sono agitado.
Além disso, o chá de camomila é capaz de aumentar os níveis de hormônios como a serotonina e a melatonina, que atuam na regulação do humor e do sono, auxiliando na redução do estresse e de sintomas de ansiedade.
Especialistas sugerem tomar de 1 a 2 xícaras do chá por dia para ajudar a reduzir o estresse.
Diversos estudos mostram uma relação direta entre o consumo de chá de camomila e a redução das cólicas menstruais.
Dessa maneira o efeito anti inflamatório da camomila ajuda as mulheres a lidar melhor com os sintomas da menstruação, que além das cólicas, podem incluir desconfortos como ansiedade, angústia, inchaço, sudorese, insônia e variações no humor.
A camomila contém substâncias anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar desconfortos intestinais e melhorar o processo digestivo.
Além de facilitar a passagem de gases e a evacuação, o chá de camomila também pode aliviar dores, espasmos e sintomas da síndrome do intestino irritável.
Por fim a camomila pode também ajudar na prevenção de úlceras estomacais através da redução da acidez no estômago, além de ter ação diurética que ajuda a reduzir a retenção de líquido e o inchaço no corpo.
As propriedades anti-inflamatórias do chá de camomila são capazes de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes e impedir o aumento do índice glicêmico.
Desta maneira, o chá de camomila pode funcionar como um tratamento auxiliar para quem sofre de diabetes.
Pessoas que tomam chá de camomila junto com as refeições apresentam uma melhora nos níveis de colesterol total, triglicérides e de colesterol do tipo LDL (colesterol ruim) quando comparadas com pessoas que tomam água nas refeições.
Isso porque o chá de camomila é muito rico em flavonas, uma classe de antioxidantes flavonoides que têm um grande potencial na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
Compostos fenólicos presentes no chá de camomila ajudam a fortalecer o sistema imunológico e evitar infecções, alergias e doenças.
Além disso, a inalação de vapor contendo extrato de camomila pode promover o alívio de sintomas do resfriado comum, e também pode promover alívio para dores de garganta.
A aplicação direta de extrato de camomila em uma ferida pode auxiliar na cicatrização. Do chá é possível fazer máscaras capilares hidratantes que são sensacionais.
Portanto, para saber mais sobre os efeitos da camomila na pele e nos cabelos não deixe de ler este nosso artigo.
O chá de camomila ajuda a combater infecções orais e a prevenir doenças como a cárie e a gengivite. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam a aliviar a dor de dente.
O chá de camomila é uma bebida muito fácil de preparar.
Se for comprar a camomila, dê preferência por produtos que contenham a flor inteira, já que ela preserva as propriedades da planta. Mas se não for possível, compre um extrato ou as flores secas em pó (camomila seca) para preparar o chá.
O chá de camomila pode ser armazenado para ser consumido durante o dia desde que guardado em um recipiente fechado, em local seco e protegido da luz.
Além do chá, também é possível encontrar o extrato de camomila, que pode ser utilizado em cápsulas ou para produção de óleos para serem usados em aromaterapia ou loções para a pele, por exemplo.
Portanto não é à toa que muitas vezes a camomila é usada para compor produtos para bebês como shampoos, lenços umedecidos e sabonetes devido ao seu efeito suave e calmante.
Evite tomar grandes quantidades do chá logo no início porque pode causar uma sonolência extrema ou outros efeitos adversos quando tomado em excesso. Assim, é melhor ir acostumando seu organismo com a camomila através de doses moderadas.
De fato o chá de camomila é um dos chás mais seguros que existem, até mesmo para crianças, com exceção de bebês ou crianças muito pequenas, devido ao risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo.
Assista aos vídeos abaixo e saiba mais sobre o chá de camomila e seus efeitos. Aproveite para se inscrever no nosso canal com um clique no botão a seguir:
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
O chá de camomila em saquinhos que são vendidos em caixas também são bons?
Olá! Faço uso do chá de camomila
Tomo uma xicara do chá todas as noites
Logo que tomo me vem o sono.
Me sinto bem ao usar a camomila.
Tenho insônia por isso passei a tomar o chá. Maravilhoso, estou dormindo muito melhor.
Muito amargo nossa aqui do Jardim não dá pra tomar..
Nao sabia de tantos benefícios, fiquei maravilhada
TENHO 64 ANOS. TOMAVA CHÁ DE CAMOMILA E ME SENTIA MUITO BEM. PORÉM FIZ, EM JUNHO DE 2018, CIRURGIA DE ANEURISMA CEREBRAL E TOMO SOMALGIN CARDIO, DIARIAMENTE, ATÉ O FINAL DA VIDA.
JÁ VI EM VÁRIOS SITES NA INERNET, CONTRAINDICAÇÃO DO CHA DE CAMOMILA PARA QUEM TOMA REMÉDIO ANTICOAGULANTE.
Precauções
As pessoas com rinite alérgica,( PESSOAS QUE USAM MEDICAMENTOS PARA TRATAR TROMBOSE, devem evitar este chá, devido ao aumento do risco de hemorragias). e as mulheres gestantes não devem consumir o chá de camomila.
Gostaria de ouvir uma opinião.(Se deixo de tomar ou se posso tomar moderadamente.)
Tomo todas as noites uma xícara de chá de camomila pois me relaxa bastante! Me sinto muito bem depois do chá e se acordo durante a noite também tomo para relaxar.ajuda inclusive para sair os maus pensamentos. Tomo sempre
Chá de Camomila tem sido muito bom pra minha saúde, muitos benefícios citados tenho sentindo na prática.
Recomendo como coadjuvante ao tratamento adequado médico.
Ola tomo sempre me sinto bem. E me acalma e durmo melhor .