Na busca por formas naturais de tratar e prevenir problemas de saúde, muitas pessoas buscam o auxílio de plantas medicinais, como a malva, devido aos benefícios que elas podem trazer.
Essa planta, rica em nutrientes, é utilizada em diversos países, seja como medicamento ou na culinária, e vem sendo cada vez mais estudada por pesquisadores de todo o mundo.
Por isso, a seguir iremos conhecer melhor essa planta e descobrir os seus benefícios para a saúde, além de aprender como usá-la.
Veja também: 7 ervas medicinais para perda de peso
O que é a malva?
A malva, ou Malva sylvestris, é uma planta medicinal originária na Europa, Norte da África e da Ásia, embora também possa ser encontrada no Brasil.
Ela é muito usada na medicina popular, e, em geral, os seus efeitos farmacológicos são atribuídos às folhas e flores.
Propriedades medicinais
Folhas de malva são bastante ricas em minerais e algumas vitaminas, incluindo A, B, C, E, inulina, mucilagem, fibra, cálcio, magnésio, zinco, selênio e potássio.
No entanto, as propriedades mais relevantes são provenientes dos polissacarídeos e compostos antioxidantes, que contribuem para que a malva seja reconhecida como uma erva que traz inúmeros benefícios para a saúde.
Benefícios da malva
Como citado acima, a malva é muito utilizada no tratamento de uma série de problemas de saúde, e os benefícios podem ser experimentados através da ingestão do chá ou aplicando diretamente na pele.
Veja abaixo seus principais benefícios:
1. Ajuda a acelerar o processo de cicatrização
A malva ajuda a acelerar o processo de cicatrização, principalmente se for aplicada de forma tópica. Esse efeito é possível devido à sua composição rica em vitaminas, que contribuem para a formação de novos tecidos.
Para essa finalidade, você pode fazer uma infusão de malva, sem adicionar outros ingredientes, como açúcar.
Mas é importante ter cuidado na hora de fazer a compressa, para não contaminar o ferimento ou queimar a pele, caso a infusão esteja muito quente.
2. Ajuda a aliviar a dor
Alguns estudos preliminares sugerem que a malva pode ajudar a aliviar a dor, e esse é um dos principais motivos pelo qual ela é utilizada em muitas culturas. Isso ocorre devido às possíveis propriedades analgésicas da planta, que ajudariam a reduzir a dor e o desconforto.
Algumas pessoas usam as folhas para preparar uma máscara que é aplicada no rosto ou como um remédio eficaz para aliviar a dor de cabeça. Entretanto, essa forma de uso não possui comprovação científica.
3. Estimula o sistema imunológico
Por ter propriedades antioxidantes, a malva contribui para manter o sistema imunológico funcionando corretamente, desde que seu uso esteja associado a uma dieta balanceada.
4. Possui ação anti-inflamatória
A malva é rica em flavonoides e carotenoides, que são poderosos anti-inflamatórios naturais encontrados em uma série de alimentos.
Assim, as diferentes apresentações da malva, como compressas e extratos, podem contribuir para o tratamento de inflamações, acelerando o processo de cura.
5. Ajuda a tratar doenças respiratórias
A malva pode também contribuir com o tratamento de problemas respiratórios, pois ela desobstrui as vias respiratórias e ajuda a eliminar a secreção.
Assim, o seu uso, feito com moderação, pode aliviar sintomas de gripe, resfriados, bronquites, faringites, infecções na garganta e laringe.
6. Ajuda a tratar a prisão de ventre
A constipação ou prisão de ventre, como é mais conhecida, provoca uma série de sintomas desconfortáveis para o corpo, e normalmente é tratada com o uso de laxantes.
Entretanto, a malva tem a capacidade de ajudar a tratar e aliviar a constipação, devido ao seu efeito laxante suave. Mas, seu uso deve estar aliado ao consumo adequado de fibras alimentares e água, para garantir que o problema seja tratado adequadamente.
7. Ajuda a tratar distúrbios do sono
Os distúrbios do sono são cada vez mais frequentes, o que significa que muitas pessoas enfrentam batalhas para adormecer e manter um sono na quantidade e qualidade adequada.
Assim, como a malva possui um efeito sedativo leve, ingerir uma xícara do seu chá pode contribuir para melhorar a qualidade do sono.
8. Combate problemas orais
O chá de malva pode ser usado para aliviar os incômodos provocados por aftas, problemas na gengiva e garganta. Para isso, ela deve ser usada na forma de gargarejo ou como um enxaguante bucal.
Essa capacidade é resultado de sua ação bactericida e desinfetante e, para obter resultados satisfatórios, o uso deve ser feito duas ou três vezes ao dia, aliado à uma boa escovação dos dentes.
9. Possui efeito diurético
A malva, quando consumida como um chá, promove um efeito diurético leve que faz com que o corpo elimine muito mais urina durante o dia. Isso ajuda a prevenir a retenção de líquidos, um problema que atinge muitas mulheres durante algumas fases do ciclo menstrual.
10. Possui efeitos antienvelhecimento
O uso tópico da malva pode trazer resultados relevantes para os sinais de envelhecimento, devido à sua ação antioxidante.
Por isso, o uso de compressas e mesmo de um gel ou creme à base de malva pode ser eficaz para combater as rugas e manter a aparência jovem e rejuvenescida da pele.
11. Ajuda a tratar doenças de pele
Alguns estudos mostram que o extrato de malva pode ajudar a tratar problemas de pele, como o eczema, melhorando sintomas como:
- Eritema
- Edema
- Escoriação
- Ressecamento
- Prurido
- Secreção.
Assim, é possível que outros distúrbios que atingem a pele também possam ser tratados com a malva, como acne, pequenos ferimentos e inflamações. Mas para confirmar esse uso, mais estudos precisam ser realizados.
Veja também: 11 poderosos antioxidantes para pele
12. Pode promover o crescimento do cabelo
Por fim, algumas pessoas afirmam que a malva pode ser usada para melhorar a saúde dos cabelos e do couro cabeludo, contribuindo para um crescimento mais rápido dos fios e para a prevenção da queda.
Entretanto, estes efeitos ainda não foram confirmados pela ciência.
Como usar?
A malva pode ser ingerida ou usada externamente de várias maneiras, e as apresentações como gel, creme ou óleo podem ser compradas prontas.
Então, confira abaixo algumas formas de preparação para aproveitar ao máximo as propriedades desta planta medicinal:
Chá de malva
Ingredientes:
- 1 ou 2 colher de chá de folhas e flores de malva
- Uma xícara de água.
Modo de preparo:
- Ferva a água e misture com as folhas e flores
- Depois, deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos, até que atinja uma cor marrom-dourada
- Por fim, coe e beba.
Decocção
- Separe entre 30 a 50 gramas de erva e coloque na água fervente por 15 minutos
- Então, utilize a mistura em compressas, lavagens, enxaguatórios bucais, gargarejos e duchas.
Cataplasma
- Separe uma quantidade de flores de folhas de malva que sejam suficientes para cobrir área que precisa ser tratada
- Depois, corte-as em pedaços pequenos e transfira para um recipiente e esmague as ervas picadas até se tornarem uma polpa. Elas liberarão seus sucos naturais e as folhas ficarão mais macias
- Por fim, espalhe a erva esmagada na área a ser tratada e enrole com uma camada de gaze ou faixa para manter a pasta no lugar.
Culinária
As folhas menores da malva podem ser adicionadas cruas a saladas ou sopas e as folhas maiores podem ser espremidas para sucos ou levemente cozidas no vapor, como qualquer verdura.
Além disso, as flores da malva também podem ser ingeridas e misturadas a qualquer entrada, prato principal e até como uma decoração para sobremesa.
Dicas e cuidados
Embora o seu uso pareça ser bastante seguro, é necessário cautela ao utilizar a malva. Isso é importante porque o uso exagerado de qualquer substância pode causar intoxicação e outros efeitos colaterais.
Então, antes de incluir a malva em sua dieta, verifique com seu médico qualquer possibilidade de interação com medicamentos que você está usando atualmente.
Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando também devem conversar com o médico antes de utilizar a malva.
Fontes e referências adicionais
- Leaves, flowers, immature fruits and leafy flowered stems of Malva sylvestris: A comparative study of the nutraceutical potential and composition, Food and Chemical Toxicology Volume 48, Issue 6, June 2010, Pages 1466-1472
- Modulation of gene expression as a new skin anti-aging strategy, J Drugs Dermatol . 2007 Jun;6(6 Suppl):s25-33.
- Study of Sedation, Pre-anesthetic and Anti-anxiety Effects of Malva sylvestris Extract in Comparison with Diazepam in Rats, Bull. Env. Pharmacol. Life Sci., Vol 2 (10) September 2013: 24-28
- In vivo anti-inflammatory and in vitro antioxidant activities of Mediterranean dietary plants, Journal of Ethnopharmacology Volume 116, Issue 1, 28 February 2008, Pages 144-151
- Ethnobotanical and scientific aspects of Malva sylvestris L.: a millennial herbal medicine, Journal of Pharmacy and Pharmacology Volume 64, Issue 2 February 2012 Pages 172-189 millennial herbal medicine
- Journal of Oral Investigations – Efeitos Benéficos e Maléficos da Malva sylvestris
- Ministério da Saúde – Monografia da espécie Malva sylvestris L. (malva)
Fontes e referências adicionais
- Leaves, flowers, immature fruits and leafy flowered stems of Malva sylvestris: A comparative study of the nutraceutical potential and composition, Food and Chemical Toxicology Volume 48, Issue 6, June 2010, Pages 1466-1472
- Modulation of gene expression as a new skin anti-aging strategy, J Drugs Dermatol . 2007 Jun;6(6 Suppl):s25-33.
- Study of Sedation, Pre-anesthetic and Anti-anxiety Effects of Malva sylvestris Extract in Comparison with Diazepam in Rats, Bull. Env. Pharmacol. Life Sci., Vol 2 (10) September 2013: 24-28
- In vivo anti-inflammatory and in vitro antioxidant activities of Mediterranean dietary plants, Journal of Ethnopharmacology Volume 116, Issue 1, 28 February 2008, Pages 144-151
- Ethnobotanical and scientific aspects of Malva sylvestris L.: a millennial herbal medicine, Journal of Pharmacy and Pharmacology Volume 64, Issue 2 February 2012 Pages 172-189 millennial herbal medicine
- Journal of Oral Investigations – Efeitos Benéficos e Maléficos da Malva sylvestris
- Ministério da Saúde – Monografia da espécie Malva sylvestris L. (malva)
Eu tenho epilepsia, mas crises só no período menstrual por isso dá para usar o chá de malva como ajuda??!!
Uso o chá de malvas para controlar infecções urinárias, e tenho tido bons resultados, porque as dores desaparecem.
Já usei malva para infecção na garganta é ótimo
Amo essa planta e gosto de usar para todas indicações.
utilizei está planta milagrosa e tem efeitos pissitivos
Utilizo muito a Malva para gargarejo e bochechos quando tenho aftas ou qualquer machucado na boca. Para garganta irritada faço 3 x por dia o gargarejo e o resultado é maravilhoso.
Eu tomo pantrodazol posso toma chá de malva ou nao