Popular em estados da região Centro-Oeste do Brasil, como Mato Grosso e Goiás, o pequi é um fruto típico do cerrado, e seu óleo pode trazer diversos benefícios para a saúde.
Seu tamanho é aproximado ao de uma maçã, sua casca possui uma coloração verde e o fruto ainda tem uma polpa comestível macia e amarela.
O fruto é um dos ingredientes principais do tradicional arroz com pequi, além de ser usado para fazer temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais.
Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o óleo de pequi pode trazer para a saúde e a boa forma.
Benefícios do óleo de pequi
Os benefícios do óleo de pequi se devem a presença de vitaminas, como a vitamina A e a vitamina E, além de compostos antioxidantes.
Essas substâncias contribuem para a nutrição e a hidratação da pele e do organismo, e pode ser usado tanto de forma tópica, ou seja, direto na pele, cabelos ou couro cabeludo, quanto ingerido.
1. Saúde e aparência dos cabelos
Um dos benefícios do óleo de pequi é que ele é utilizado no tratamento de cabelos danificados. Isso porque o produto contribui para o fortalecimento dos fios, além de diminuir o frizz e promover a hidratação dos cabelos.
Além disso, ele também reduz irritações no couro cabeludo, graças à sua ação anti-inflamatória, e diminui os danos causados por conta da exposição dos fios aos raios solares.
Portanto, recomenda-se aplicar o óleo de pequi duas horas antes de tomar banho como forma de promover a maciez e o controle dos fios. E você ainda pode misturar o produto ao shampoo, para assim conseguir usar o óleo com mais frequência.
2. Fonte de vitaminas
O óleo de pequi ainda é fonte de vitaminas, que auxiliam na manutenção da saúde e na nutrição da pele e do cabelo.
As vitaminas que estão presentes em maiores quantidades são:
- Vitamina A, ou retinol, é um nutriente que auxilia o sistema imunológico em sua função de proteger o corpo contra infecções, além de contribuir para a manutenção da saúde dos olhos;
- Vitamina E, um nutriente que além de fazer bem aos cabelos, possui ação antioxidante e é importante para a fertilidade e para o sistema imunológico.
3. Ação antioxidante
Mais um dos benefícios do óleo de pequi é que ele apresenta ação antioxidante. Em outras palavras, isso significa que ele pode contribuir para o combate aos danos causados pelos radicais livres.
Assim, o óleo de pequi ajuda a combater problemas de saúde como:
- Envelhecimento precoce da pele: O efeito antioxidante ajuda a manter a produção de colágeno da pele, além de ajudar a evitar os danos causados pela radiação solar e poluição;
- Doenças inflamatórias e autoimunes: Além de atuar na pele, o óleo de pequi também ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico e assim pode prevenir reações exageradas, como aquelas que vemos nas inflamações;
- Câncer: Por fim, os antioxidantes presentes no óleo de pequi podem ajudar a proteger o DNA das células contra os danos causados pelo estresse oxidativo, ajudando assim a evitar alguns tipos de câncer.
4. Saúde cardiovascular
As gorduras boas encontradas no óleo de pequi ajudam a reduzir os níveis de colesterol sanguíneos, o que, associado ao efeito dos antioxidantes, reduz a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
- Veja também: Diferenças entre o colesterol LDL e HDL
5. Mantém a saúde da pele
Além disso, há benefícios do óleo de pequi para o tratamento de problemas na pele, como eczemas, infecções e ressecamento.
Isso se deve tanto à ação antioxidante e anti-inflamatória, quanto ao efeito antibiótico e hidratante do óleo de pequi.
Entretanto, não deixe de falar com o seu dermatologista para se certificar de que a aplicação do produto é realmente apropriada para o seu caso em particular, e que não lhe fará mal.
6. Alívio de dores musculares e nas articulações
O óleo extraído a partir do pequi pode diminuir as dores nas articulações e músculos, uma vez que possui um importante efeito anti-inflamatório. Assim, a massagem com este óleo pode oferecer alívio depois da realização de exercícios físicos intensos.
7. É um ótimo óleo de massagem
O produto também é considerado um ótimo óleo para ser utilizado em sessões de massagem. Ele é aromático, apresentando um cheiro similar ao óleo de coco, trazendo uma sensação de relaxamento e bem estar.
Uma sugestão de óleo para massagem é misturar o óleo de pequi com óleo de coco, azeite de oliva extra virgem e óleo de alecrim. Depois, é só fazer a massagem ou aplicar a mistura com o auxílio de um algodão e lavar-se após 20 minutos.
Dicas e cuidados
Evite o contato do óleo com a pele ferida, mucosas e com os olhos, uma vez que ele pode causar irritação nessas áreas.
Além disso, caso os sintomas persistam, é importante procurar o atendimento com algum profissional de saúde, para entender a causa do problema e qual a melhor forma de tratamento.
Não sabia q fosse tão bom!
Ganhei o óleo comestível e não sabia como utilizar!
Obrigada pelas orientações!
Gosto muito do fruto!?
Com certeza. Pode se tomar o óleo mesmo..sem ser cápsulas
O pequi er muito bom gosto de fritar ovos muito saboroso sou do nordeste moro em sp mas eu tenho na minha casa
olha eu recomendo é muito bom, é um ante inframatorio de qualidade
Qual valor e tamanho você comprou?
Comprei hoje é vou começar usar, espero que corresponda aos comentários que vi,
Gravida pode tomar o óleo de Piqui?
Estou usando ao fazer a comida no lugar do eleo de soja será que pode ter algum efeito contrario?
Como adquirir o óleo de pequi