Você sabe quais são os anabolizantes naturais mais usados? Esses suplementos são muito utilizados por praticantes de musculação e outras atividades físicas, para substituir os anabolizantes sintéticos.
Mas será que eles realmente ajudam a ganhar massa muscular e a queimar as gordurinhas extras?
A seguir vamos conhecer melhor esses anabolizantes naturais, e descobrir quais os seus efeitos no organismo, além de entender a diferença entre eles e os esteroides anabólicos.
Veja também: Conheça esses 7 suplementos alimentares para emagrecer
O que é um anabolizante?
Os anabolizantes são substâncias, produzidas por indústrias farmacêuticas, que tem como objetivo estimular o ganho de massa muscular e a queima de gordura.
Entretanto, seu uso na medicina é bastante restrito, e está reservado para casos específicos de doenças que levam à perda de massa magra, além daquelas que causam deficiências de hormônios masculinos.
Mas, ainda assim, o uso de anabolizantes é grande entre pessoas que praticam atividades físicas, que desejam potencializar seus ganhos musculares, mesmo com os riscos para a saúde que esses produtos trazem.
Esteroide anabólico x Anabolizante natural
Antes de entrarmos nos anabolizantes naturais, é importante entender as diferenças entre eles e os esteroides anabólicos:
O que é o esteroide anabólico?
Esse é o nome usado para classificar as formas sintéticas da testosterona, o hormônio masculino.
Normalmente eles são de uso ilegal para atletas, e podem prescrito apenas para tratar para alguns problemas de saúde, como os de doenças que resultam na perda da massa muscular, como AIDS e câncer.
Mas, ainda assim, alguns atletas, fisiculturistas e halterofilistas abusam dessa droga tentando melhorar a sua aparência física e performance, mesmo com o risco de efeitos colaterais graves, como:
- Aumento da agressividade
- Alterações de humor
- Redução do tamanho dos testículos
- Impotência
- Problemas no fígado
- Aparecimento de características masculinas, quando usados por mulheres.
Além disso, apesar de não causarem o mesmo efeito psicológico que outras drogas causam, o uso de esteroides pode acabar viciando, de acordo com o Departamento de Saúde dos Estados Unidos (NIH).
O que é o anabolizante natural?
Já os anabolizantes naturais são produzidos a partir de compostos naturais (vitaminas), e a sua função é semelhante à dos esteroides, que é a construção de músculos, queima de gordura e aumento da energia.
Eles são ricos em aminoácidos, ervas, minerais e vitaminas, que contribuem para a construção da massa muscular através do estímulo à produção natural de testosterona e do hormônio do crescimento.
Assim, o objetivo é fazer o organismo da pessoa produzir mais daquele hormônio próprio, e não ingerir ou aplicar um hormônio sintético extra ao corpo.
Principais benefícios do anabolizante natural
O uso dos anabolizantes naturais traz algumas vantagens com relação aos
- Os anabolizantes naturais são ideais para quem quer aumentar os músculos, queimar gordura, ganhar força muscular e resistência sem ter os efeitos colaterais dos esteroides, embora os resultados possam demorar mais para aparecer.
- A maioria dos anabolizantes naturais não possui substâncias que estimulam a masculinização, podendo ser consumidos também por mulheres.
É necessário frisar que, apesar do anabolizante natural promover o ganho de massa muscular, resistência, força muscular, e de ser mais saudável que os esteroides, é necessário sempre seguir uma dieta adequada e ter uma rotina de exercícios físicos voltados aos objetivos desejados.
Relacionamos alguns tipos de anabolizante natural que têm a venda livre permitida e que estão entre os mais usados mundo afora.
1. ZMA
Diversas pesquisas demonstraram que a combinação de ZMA, uma combinação de aspartato de monometionina de zinco, aspartato de magnésio e vitamina B6, é eficaz no aumento da produção natural de testosterona.
Por isso, ela potencializa os níveis anabólicos, gerando resistência, força e ganho de massa magra.
Além disso, este anabólico natural ajuda a melhorar com o relaxamento dos músculos durante o sono e a recuperação do tecido muscular no período pós-treino.
2. Arginina + Ornitina
A combinação dos aminoácidos arginina e ornitina parece ser eficaz no estímulo da produção natural do hormônio do crescimento (HGH), e consequentemente impulsiona o ganho de massa muscular.
3. Tribulus Terrestris
Feito a partir de uma planta medicinal, este anabolizante natural aumenta os níveis de testosterona, ajuda no crescimento e tonificação dos músculos e aumento da força física.
4. Cromo Picolinato
O uso de cromo picolinato ajuda a melhorar o aproveitamento do hormônio insulina, aumentando assim a quantidade de energia disponível para os músculos.
Além disso, esse suplemento ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento da resistência à insulina, o que pode ser benéfico para pessoas com fatores de risco para diabetes tipo 2.
5. Extrato de Eurycoma Longifólia
O extrato dessa planta é usado para tratar uma série de problemas de saúde, como febre e infecções. Mas ele também pode aumentar a produção da testosterona naturalmente pelo organismo.
Isso acontece porque, normalmente, quando o organismo atinge uma alta produção de testosterona, ele sinaliza à hipófise e ao hipotálamo para diminuírem a produção do hormônio. A Eurycoma Longifolia age então no bloqueio deste sinal, para que o organismo possa continuar a produzir mais testosterona.
6. Quelato de calcio D-aspártico
Outro ingrediente usado em fórmulas de anabolizante natural é o quelato de cálcio D-aspártico, que estimula a maior disponibilidade de testosterona em todo o organismo.
7. Coleus Forskholii
Pesquisas indicam que os extratos da planta indiana Coleus Forskholii estimulam a maior produção de hormônios como a testosterona no organismo.
Assim, esse extrato pode melhorar o desempenho em exercícios físicos, aumentando a queima de gordura e o ganho de massa magra.
8. Beta Sitosterol
Essa substância é encontrada em diversas plantas, e pode ser usada na medicina e na prática de exercícios substituindo o uso de esteroides.
Isso se deve ao seu efeito no estímulo da produção natural de testosterona, que leva a uma melhor performance física.
9. N-Dimetilglicina
Esse é um aminoácido muito utilizado em fórmulas de anabolizantes naturais, e visa melhorar a utilização de oxigênio, aumentar a estamina e diminuir o acúmulo de ácido lático nos músculos.
Assim, o seu uso pode aumentar o ganho de massa muscular, quando acompanhado de um treino adequado e uma alimentação balanceada.
10. Fenugreek extract (extrato de Feno-Grego)
Alguns estudos sugerem que o extrato de feno-grego tem um efeito anti-estrogênico e anabólico. Por este motivo, a erva parece provocar um aumento na disponibilidade de testosterona no organismo.
Dicas e cuidados
O uso de qualquer esteroide anabolizante sintético pode trazer sérios efeitos colaterais para o corpo humano. Por isso, o uso desses produtos deve sempre ser orientado por um médico, quando existe indicação para tal.
E, mesmo quando falamos de anabolizantes naturais, é importante respeitar sempre a dosagem diária recomendada, para evitar o aparecimento de efeitos colaterais.
Além disso, é importante procurar a orientação de um médico e de um nutricionista, para descobrir quais os suplementos e o tipo de dieta mais indicados para o seu caso.
Vídeo
Fontes e referências adicionais
- Anabolic Steroids DrugFacts, National Institutes of Health
Fontes e referências adicionais
- Anabolic Steroids DrugFacts, National Institutes of Health
Mestre, que show!
Mas tenho algumas dúvidas:
A ordem de 1 a 10 dos esteroides naturais é a ordem de eficácia?
Se não, quais sao os top 3?
Posso usar os top 3 juntos? Potencializo os resultados ou não? Ou pior, um “anula” o outro? Ou farei mal a minha saúde combinando os 3?
Obrigado.
Não estão em ordem de preferência, Leandro. O ideal é não combinar tantos ingredientes, mas é preciso que você faça uma consulta personalizada com um nutrólogo.
Boa tarde nunca usei nenhum tipo de anabolizantes,porém tenho pesquisado muito sobre anabolizantes natural e achei muito interessante agora estou confuso se funciona de verdade ou é só propaganda.