Todos já conhecem dos benefícios da tapioca, mas não custa lembrar. Este alimento que é consumido no norte e nordeste do Brasil há muito tempo caiu no gosto da população dos outros estados por ser um altamente nutritivo e não conter glúten.
Esse alimento tradicional brasileiro vem da goma de mandioca, também conhecido como aipim ou macaxeira, dependendo da região do país. A tapioca é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos e de fácil digestão. Por não conter glúten, é indicada para consumo para quem é celíaco. A tapioca pode ser preparada na versão tradicional simples, recheada ou como ingredientes em receitas de bolos, tortas e até mesmo sopas!
Sim, a tapioca quando incorporada em receitas pode trazer mais energia para o corpo e aumentar o valor nutricional da alimentação, até por isso é altamente indicada para consumo no pré-treino.
Muito utilizada na nutrição funcional, dentre os seus principais benefícios, ela ajuda a estabilizar o pH do corpo, combatendo a acidez do intestino e melhorando a flora intestinal. Por ser também excelente fonte de vitamina K, ajuda a melhorar a saúde do cérebro, evitando o Alzheimer e outras doenças relacionadas a atividades neurológicas.
Acompanhe receitas surpreendentes de sopa de tapioca liht com alguns legumes no preparo e beneficie-se de suas propriedades!
Ingredientes:
Caldo
Sopa
Modo de preparo:
Comece pelo caldo, descascando a cebola e picando em quatro, bem como tomate e alho poró. Em uma panela disponha a carne, a cebola, o tomate, o alho poró, a salsa e a cebolinha. Refogue por 5 minutos e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio com a panela semi-aberta.
Agora a sopa: descasque a cebola e corte em quatro partes. Faça o mesmo com o tomate, mas mantenha a pele. Descasque as batatas, corte-as em rodelas grossas e coloque em um recipiente com água para não escurecer. Reserve.
Quando o caldo estiver pronto, coe e volte o líquido para a mesma panela. Coloque a cebola, as batatas e os tomates no caldo e em fogo alto. Deixe cozinhar com a panela tampada até que a batata esteja macia e cozida.
Desligue o fogo, espere esfriar e bata no liquidificador. Passe na peneira e volte a sopa para a mesma panela. Acrescente a manteiga, o leite e a tapioca e deixe ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Sirva quente.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Lave e descasque as cenouras e o alho poró. Corte o alho poró em fatias finas e rale a cenoura. Separe uma panela com azeite e leve ao fogo. Refogue a cenoura e alho-poró e adicione sal e pimenta. Após 5 minutos acrescente o caldo de frango e o molho shoyu. Prove e acerte temperos se necessário. Adicione a tapioca e deixe cozinhar durante 25 minutos em fogo lento e depois deixe descansar por 5 minutos com fogo desligado. Sirva com croutons.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Corte o alho poró e a cebola em cubos pequenos e refogue em uma frigideira com um pouco de óleo de coco. Corte o peito de frango em tiras finas e quando a cebola estiver refogada, acrescente o frango na frigideira e adicione sal. Incorpore os tomates, tampe e deixe cozinhar por 15 minutos ou até reduzir. Adicione o caldo de galinhas, a tapioca, misture tudo e deixe ferver por alguns minutos. Sirva em seguida com orégano ou salsinha fresca.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bata o tomate, a cebola, o pimentão e meia xícara de água no liquidificador até incorporar. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente os camarões, os temperos batidos, o caldo de legumes e o cheiro-verde. Deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos ou até o camarão cozinhar. Despreze o cheiro verde. Adicione o leite e deixe ferver. Junte a farinha de tapioca aos poucos, mexendo até começar a engrossar. Acrescente as castanhas e sirva!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes para cozinhar no caldo de legumes. Quando estiver macio, adicione sal e a tapioca, mexendo sempre. A tapioca irá ajudar a engrossar o caldo. Adicione cebolinha ao final e sirva.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Comece refogando a cebola na margarina derretida e depois coloque os vegetais e deixe refogar por 5 minutos. Tempere com sal e cubra com água até cobrir tudo. Cozinhe em fogo baixo até cozinhar bem os vegetais. Adicione a tapioca mexendo sem parar para não empelotar. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e polvilhe cebolinha picada. Sirva a sopa quentinha.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela coloque a água, caldo de legumes e cozinhe todos os legumes até amolecer. Então incorpore a couve e espinafre e deixe amolecer por alguns minutos. Incorpore a tapioca e misture bem. Adicione salsinha e cebolinha e sirva com os legumes em pedaços. Se preferir, bata no liquidificador para um caldo uniforme.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Comece cozinhando a abóbora picada e sem casca com 1 litro de água e sal. Deixe por 15 minutos ou até estar macia. Reserve. Doure a cebola no azeite, junte a abóbora com a água do cozimento e cozinhe mais um pouco. Espere esfriar e bata no liquidificador. Volte essa mistura a panela. Junte a tapioca dissolvida no leite e mexa até ferver. Retire do fogo, junte o queijo, a salsa e sirva quente.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Leve a mandioquinha descascada e picada na panela de pressão com água por 15 minutos. Em uma panela refogue a cebola na margarina e adicione o caldo de legumes dissolvido. Deixe ferver. Depois espere esfriar e bata no liquidificador com a mandioquinha cozida até formar um caldo. Volte a panela, incorpore a tapioca e deixe engrossar em fogo baixo. Sirva com cebolinha fresca.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Refogue a cebola e alho em uma panela funda com azeite. Adicione o tomate, o inhame, a cenoura e o manjericão e refogue por alguns minutos. Despeje a água quente até cobrir os legumes e deixe cozinhar até estar al dente. Desligue e espere esfriar. Então leve para bater no liquidificador. Volte a panela e aqueça. Adicione tapioca, sal e deixe ferver por alguns minutos. Ao final incorpore a rúcula picada, linhaça e gergelim e sirva.
Deixe um comentário