As algas são alimentos muito usados na culinária oriental. A maioria das pessoas consome e encontra a alga no sushi, mas ela é tão versátil que pode ser encontradas as mais variadas receitas com algas.
A alga mais conhecida é a nori, mas existem outras igualmente saborosas e rica em nutrientes. Na verdade, as algas, de uma maneira geral, são muito saudáveis para consumo, uma vez que contam com mineirais, antioxidantes, vitaminas, proteínas, além de ser baixa em gorduras e calorias.
Abaixo você encontra algumas receitas com algas tradicionais orientais e outras comuns, de dia a dia, que você pode incorporar e se beneficiar das propriedades das algas. Bom preparo e apetite!
O primeiro item da nossa lista de receitas com algas é uma simples salada com algas e outros itens que dão um toque especial a esse acompanhamento ou refeição principal.
Ingredientes:
Salada
Molho
Modo de preparo:
Lave e seque as folhas de alface. Misture os ingredientes do molho e acerte o tempero a gosto.
Misture todas as folhas e algas em um recipiente comas ervilhas com wasabi e acrescente o kani e o molho. Sirva na hora.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão em água fervente seguindo instruções da embalagem e reserve. Aqueça o óleo de gergelim numa panela e refogue a cebola e o alho. Acrescente o toban djan e, logo em seguida, adicione os três copos de água quente. Misture bem.
Acrescente os outros ingredientes e o shoyu. Espere ferver e tempere com rayu a gosto. Adicione a alga nori e sirva.
Quem não gosta de uma salada de macarrão refrescante? Entre nossas receitas com algas, separamos essa opção bem oriental e deliciosa.
Ingredientes:
Molho
Modo de preparo:
Ferva água numa panela e cozinhe o macarrão de arroz seguindo as instruções da embalagem. Misture todos os ingredientes do molho e aqueça numa panela, até dissolver bem. Deixe esfriar.
Desfie o kani em tirinhas. Corte o pepino em tiras finas e descarte as sementes.
Faça uma omelete com os dois ovos, temperando com um pouco de sal e açúcar. Fatie finamente.
Misture todos os ingredientes, tempere a gosto com o molho e salpique a alga hijiki. Sirva!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Leve uma panela média com água ao fogo. Acrescente o vinagre, sal a gosto e deixe aquecer. Quando estiver quase fervendo, com uma colher, faça círculos na água para criar um redemoinho.
Abra o primeiro ovo com cuidado e solte-o na borda da panela. A clara deve envolver toda a gema, e o ovo parar no centro da panela. Cozinhe por mais ou menos 5 minutos, até a clara estar firme, com a gema ainda mole. Retire e reserve. Repita a operação com os outros ovos, um a um.
Derreta o queijo em uma panela, com o creme de leite, e misture bem. Acerte o sal, tempere com pimenta e coloque em um prato.
Derreta metade da manteiga em uma frigideira, em fogo baixo, e doure as fatias de brioche de ambos os lados. Reserve.
Tempere os cogumelos com sal e pimenta-do-reino. Derreta o restante da manteiga em uma frigideira, em fogo alto, e salteie os cogumelos rapidamente.
Monte o prato colocando um ovo no centro do creme de queijo, arrume os cogumelos ao lado e uma fatia de brioche na borda. Finalize com a alga nori.
Essa é uma das receitas com algas mais diferentes que você vai encontrar e o melhor é que se enquadra numa dieta vegetariana, utilizando o palmito pupunha como ingrediente principal ao lado da alga.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Regue uma frigideira com um pouco de azeite e refogue a cebola. Acrescente a cebolinha picada, a pimenta biquinho, os tomates e o pimentão. Tempere com sal e pimenta e mais um pouco de azeite. Deixe refogar por alguns minutos.
Coloque a pupunha em rodelas na frigideira, uma ao lado da outra. Acrescente a alga hijiki hidratada, o caldo de legumes e o azeite de dendê. Acerte temperos a gosto.
Regue tudo com o resto do azeite e deixe em fogo baixo até a pupunha estar cozida. Acrescente o leite de coco, misture e deixe cozinhar mais alguns minutos. Retire do fogo, acrescente a salsinha picada e sirva em seguida ainda quente.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Deixe os vôngoles de molho em água salgada por 15 minutos, para que soltem toda a areia. Lave bem as conchas.
Ferva a água e acrescente o missô, a alga e o hondashi. Quando o missô estiver dissolvido, acrescente os vôngoles e cozinhe até que as conchas se abram. Retire o pedaço de alga e sirva em tigelas, com um pequeno ramo de broto de nabo e cebolinha picada em rodelas bem finas. Sirva!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Lave bem o grão-de-bico cozido e leve para refogar em uma frigideira com azeite e alho. Cubra o grão com água e acrescente o ramo de alecrim. Cozinhe por 10 minutos. Em uma panela ou frigideira, coloque a couve lavada e cortada em pedaços. Cozinhe em fogo baixo e tampada até ficar macia. Sirva com a alga em tirinhas.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque as batatas em uma panela e cubra com água fervente. Deixe ferver e cozinhe por 12 minutos ou até que amaciem.
Reserve 3 colheres de sopa da água do cozimento das batatas, escorra e volte para a panela com a água reservada. Adicione a manteiga, as raspas e o suco do limão. Misture as batatas.
Corte o nori em tiras finas. Salpique o nori sobre as batatas e tampe a panela. Cozinhe em fogo brando por 1 a 2 minutos ou até que o nori esteja macio. Tempere a gosto. Polvilhe cebolinha e sirva.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque o azeite de oliva em uma panela antiaderente e refogue a cebola e o pimentão. Acrescente as algas, o repolho e o alho e deixe refogar por alguns minutos em fogo baixo. Tampe.
Quando o repolho começar a dourar, acrescente o tomate, o coentro, o leite de coco e o caldo de legumes e misture tudo.
Deixe cozinhando em fogo baixo, até que os vegetais fiquem macios. Coloque no liquidificador as castanhas, água, o amido de milho e o sal e bata, até obter um creme.
Incorpore este creme no refogado. Deixe apurar um pouco, acerte o sal e pimenta do reino a gosto. Sirva!
Fechamos a nossa lista de receitas com algas com uma salada de pepino com algas bem ao estilo oriental.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque a alga em uma tigela com água por 30 minutos e deixe hidratar. Passado esse tempo, escorra e pique. Coloque todos os ingredientes em um bowl, inclusive a alga picada. Misture e sirva em seguida!
Veja Todos Comentários
Achei perfeito o resumo,me ajudou bastante com um trabalho de escola