Fugir do açúcar, não se esquecer de tomar água e fazer exercícios abdominais e aeróbicos, conheça algumas dicas para ficar com a barriga chapada.
Ter uma barriga chapada é o sonho de muitas pessoas. Quando estamos satisfeitos com a nossa aparência ficamos mais confiantes e com a autoestima elevada.
Porém, nem sempre é fácil e rápido chegar ao físico desejado, até mesmo para atletas e pessoas que fazem exercícios regularmente. Por isso, é importante conhecer algumas dicas para conseguir ter a barriga chapada.

1. Mais refeições e porções menores
Será preciso ter uma dieta equilibrada, evitando alimentos industrializados, gordurosos e com muito açúcar, para que o percentual de gordura seja reduzido.
O ideal é seguir uma dieta balanceada e fazer mais refeições ao longo do dia, porém com porções menores. Se der vontade de fazer lanchinhos, opte sempre pelos lanches saudáveis.
Estudos indicaram que o consumo excessivo de calorias vem dos “pequenos lanchinhos” ou refeições intermediárias. Neles, as pessoas que tem o hábito de comer fora de hora consumiram em média 500 calorias a mais do que quem respeitou os horários das refeições.
2. Gorduras certas = gorduras boas
Não é um erro comer alimentos com gordura, o erro está em consumir os alimentos que possuem gorduras ruins.
Sendo assim, você deve inserir porções moderadas de gorduras boas na sua dieta, como as do abacate, nozes e azeite de oliva, mas fique longe de alimentos processados, pois são ricos em gorduras trans.
3. Conte menos calorias e monte um prato mais colorido
Contabilizar as calorias diárias ajuda a controlar as porções consumidas. No entanto, também é importante conhecer a composição dos alimentos.
Quem quer ter uma barriga chapada deve comer alimentos variados, ou seja, carboidratos bons, proteínas magras, grãos integrais, frutas, legumes e verduras.
Outro benefício de uma boa alimentação é que como o seu corpo estará bem nutrido, o seu desempenho nas atividades físicas será melhor, ajudando assim a queimar as gordurinhas indesejadas.
4. Fuja do açúcar e invista nas fibras
Elimine os doces e alimentos ricos em açúcar, como alimentos industrializados e carboidratos simples, além das bebidas gaseificadas e adocicadas, como refrigerantes, pois possuem muito açúcar.
Consuma alimentos sem açúcar e integrais, que também são ricos em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e ajuda a controlar o apetite. No entanto, não é indicado comer alimentos ricos em fibras em excesso, já que eles podem causar inchaços e gases.
Mas isso não significa deixar de comer fibras, pois elas são importantes para a saúde e o emagrecimento. Só não exagere no seu consumo, a quantidade diária indicada desse nutriente é de 38 g para os homens de 25 g para as mulheres.
5. Vitamina C
O estresse, que está ligado a produção do hormônio cortisol, pode favorecer o ganho de peso (entenda como o estresse engorda). No entanto, a vitamina C pode auxiliar a equilibrar a quantidade de cortisol no organismo, ajudando assim a controlar o apetite.
Esse nutriente ainda contribui com a ação da carnitina, composto utilizado pelo corpo para transformar a gordura em energia. Entre os alimentos ricos em vitamina C estão: kiwi, pimentão e couve, que tem mais vitamina C do que a laranja.
6. Faça atividades físicas
Para deixar o corpo em forma é fundamental praticar atividades físicas regularmente, pois assim o metabolismo fica ativo e queima mais calorias, o que ajuda a reduzir a gordura.
Há diversas opções de exercícios para escolher, como aeróbicos (caminhadas), musculação e ginastica localizada.
Apesar de haver algumas contradições sobre a importância da prática de exercícios cardiorrespiratórios e abdominais para ter uma barriga chapada, eles fortalecem os músculos do abdômen, o que ajuda a conseguir uma barriga chapada.
O recomendado é fazer exercícios abdominais entre três a quatro vezes por semana, sempre respeitando seus limites condicionamento físico.
7. Beba água e chás
Além de ser fundamental para o funcionamento do organismo, a água pode beneficiar o metabolismo, aumentando assim a queima calórica, o que facilita a formação de uma barriga chapada.
Os chás diuréticos, como o chá verde, também ajudam a obter e a manter a barriga chapada, já que combatem o inchaço.
Carregar uma garrafinha de água é uma boa forma de se manter hidratado ao longo do dia. Além disso, não se esqueça de beber água durante os exercícios físicos.
8. Alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do organismo, que acelera o metabolismo e ajuda no processo de emagrecimento.
Os exemplos mais comuns desses alimentos são: chá verde, gengibre, pimenta vermelha e canela. Você pode adicioná-los nos seus pratos deixando assim as suas refeições ainda mais saborosas.
Vídeo:
Veja neste vídeo abaixo quais alimentos você deve evitar e boas alternativas de substituição para ter uma barriga definida! Aproveite para se inscrever no nosso canal com um rápido clique no botão a seguir: