Vida criando vida… Pouquíssimo difundida no Brasil, infelizmente, a alimentação através dos grãos germinados é simplesmente maravilhosa!
Quando comemos verduras, frutas, legumes e tudo mais que veio da terra, estamos ingerindo alimentos saudáveis. Entretanto, a partir do momento em que foram colhidos, começam a morrer. Fato é que, após alguns dias, murcharão e apodrecerão.
Vão perdendo dia a dia seus nutrientes, vitaminas, e todas as suas propriedades, à medida em que o tempo passa.
Uma fruta colhida e consumida na hora é nutricionalmente muito mais rica do que a outra que está num supermercado há vários dias.
Não há nada mais vivo que uma semente germinando. É vida brotando em seu interior, rompendo o envoltório da casca e começando a crescer, gerando uma nova planta, uma nova vida. Os grãos germinados são alimentos vivos.
Uma semente é vida em estado latente. Poderá durar muito tempo, conservando dentro de si a energia armazenada para desenvolver uma nova planta.
Essa semente precisa de um estímulo para começar a se desenvolver. E no momento em que é colocada na água, passa a absorvê-la por osmose, para o seu interior.
A água é o alimento que a semente precisa para começar a se desenvolver. Os grãos começarão a reter essa água, de forma ainda imperceptível para nós, até que, de repente, conseguiremos ver que estão crescendo.
Enquanto isso, no interior dessa semente a vida já começou a se manifestar. Em pouco tempo, dará sinal de sua presença, rompendo a casca.
Durante esse processo, os nutrientes dessas sementes podem triplicar. Por esse motivo, as sementes germinadas são tão saudáveis.
Na verdade, quase todas as sementes, grãos, leguminosas e oleaginosas podem ser germinadas.
Alguns feijões têm uma toxicidade elevada e não devem ser germinados, por esse motivo, o feijão indicado para esse processo é o azuki, que chega a ser ainda mais saudável que os feijões tradicionais.
O processo de germinação de sementes é bastante simples. Não requer prática, nem tampouco, habilidade, somente paciência. Para isso não há necessidade de equipamentos sofisticados e tecnologia avançada.
Nesse procedimento inicial, as sementes absorverão água e aumentarão seu tamanho. Algumas poderão até ter iniciado a germinação.
As sementes com casca deverão passar por todas as etapas abaixo. No caso de sementes sem a casca (nozes, avelãs, amendoim, girassol, amêndoas, etc), o procedimento se encerra na etapa 8.
Você vai precisar de grãos, sementes e água, filtrada de preferência.
No vídeo abaixo, há uma aulinha básica bem simples de ser seguida e entendida.
Os grãos germinados deverão ser consumidos preferencialmente crus, em saladas, sucos e vitaminas, pois qualquer procedimento que os aqueça eliminará muito de suas propriedades nutricionais, assim como qualquer outro alimento fresco que é cozido, assado ou frito.
As sementes e grãos germinados fazem parte da alimentação “raw food”.
Devido à pouca divulgação do método, os frascos apropriados para germinação de sementes encontram-se disponíveis na internet, e não são baratos, mas é possível adaptar frascos comuns, obtendo os mesmos resultados.
O importante é escorrer bem a água, por esse motivo, o pote profissional vem com uma lateral inclinada acoplada à tampa. Incline o potinho ou coloque-o num escorredor de louça. Ele precisará ficar por oito a doze horas escorrendo o excesso de água.
Algumas pessoas poderão ter uma certa resistência, inicialmente, aos grãos germinados, pelo fato de estarem acostumadas ao seu sabor pós cozimento. Essa resistência pode ser vencida, se passarem a ser consumidos em receitas, por exemplo essa:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Essa é uma forma mais fácil de iniciar o consumo dos grãos germinados, e, diante dos benefícios, vale a pena vencer as resistências e preconceitos!
Veja Todos Comentários
Sim e queria mas informação sobre est asumt beijos
Minha irmã já me falou um pouco sobre isso
Tenho vontade de saber mais e consumir para melhorar minha alimentação e saúde .
Olá bom dia eu planto minha verdura e faço lentilha geminada adoro comer muito saudável
Adorei este artigo, sou uma usuária das germinação de sementes. Hoje mesmo fiz meu suco verde e depois bati novamente com uma porção das sementes germinadas de girassol. Faço parte de um grupo que tem um trabalho maravilhoso sobre Crudivorismo.
Eu fiquei um pouco confusa com o vídeo. Ela falou que se passar de 8h da fungo. Porém se deixar mais vira broto. O broto mata o fungo?
Existe algum lugar onde eu possa saber se tem que usar ar ou água?
Ela mencionou que não pode comer a semente de girassol com casca, somente a sem casca.
Onde eu acho esses pequenos detalhes?
Obrigada!
Estou comendo os grãos germinados... são mais saborosos,crocantes e saudáveis...
recomendo, uma energia incrível invade o seu ser físico e espiritual.
Quanto tempo dura depois de germinados?
Devo guardar na geladeira?
Faço germinados há cerca de 1 ano_ tenho feito de alfafa e trevo vermelho - vou agora para os grãos, lentilhas, ervilhas e girassol.. Devem ser consumidos na fase do dia em que nós estamos na Primavera e Verão, ou seja - até ao almoço, porque é quando o organismo digere melhor todos os alimentos, quer crús quer cozinhados. à noite já não.Os germinados são uma fonte de nutrientes riquíssima e trazem ao nosso organismo imenso benefícios :)
Tenho vontade de utilizar em minha alimentação diária pq vi como e bom e saudável conténdo vários benefícios a saúde...
Onde posso encontrar o feijão moyashi, gostaria de esperimenta-lo. Tenho comprado aquele pronto do mercado, mas queria fazer eu mesma,
Obrigado
Estou na vibe da germinação de lentilhas e grão de bico. Sinceramente, me arrependo de não ter feito isso mais cedo, pois além de saudável, é uma coisa bem prática, pois você não suja a cozinha... Aos poucos vou dando adeus à famigerada panela de pressão