Enquanto existem alimentos bons para combater a enxaqueca, também existem os ruins.
Se você sofre com fortes dores de cabeça, pode ser importante conhecer esses alimentos prejudiciais à enxaqueca, além dos convencionais remédios mais usados que podem ajudar.
Confira quais são os 10 alimentos inimigos da enxaqueca e por que eles podem acabar causando essa dor que chega a ser insuportável.
Alimentos ruins para enxaqueca
O gatilho que desencadeia a sua dor de cabeça – ou classe de alimentos – pode ser difícil de identificar, mas aqui estão alguns dos alimentos suspeitos mais comuns para a maioria das pessoas que sofrem com muita dor de cabeça frequentemente:

1. Chocolate
Segundo a American Migraine Foundation, o chocolate é considerado o segundo gatilho mais comum para enxaquecas depois do álcool, afetando cerca de 22% das pessoas que sofrem de enxaqueca no dia a dia.
Isso acontece porque ele contém cafeína e também beta-feniletilamina, que em algumas pessoas pode desencadear dores de cabeça.
Um estudo descobriu que, comparado a um placebo, o chocolate desencadeou a enxaqueca em 42% dos participantes.
2. Carnes processadas e curadas
Carnes curadas e processadas, como por exemplo bacon, salsicha, linguiça, presunto, entre outros, geralmente incluem nitritos e nitratos.
Um estudo constatou que 5% das pessoas com histórico de enxaqueca eram estatisticamente mais propensas a sentir dor de cabeça nos dias em que consumiam nitritos.
Esses alimentos ruins para enxaqueca podem liberar óxido nítrico no sangue, o que pode dilatar os vasos sanguíneos no cérebro.
3. Alimentos salgados
Alimentos salgados – especialmente processados, que podem conter conservantes nocivos – podem desencadear crises de enxaquecas em algumas pessoas porque consumir altos níveis de sódio pode aumentar a pressão arterial.
4. Adoçantes artificiais
Muitos alimentos processados contêm adoçantes artificiais que são usados como alternativas ao açúcar para quem tem diabetes. Acontece que esses adoçantes podem causar enxaquecas. Em particular o aspartame.
Os especialistas não sabem ao certo por que o aspartame pode desencadear uma enxaqueca, mas afirmam que as pessoas sensíveis a ele devem evitar alimentos ricos ou que o contenham – especialmente refrigerantes diet, zero e light.
5. Cafeínas
Um pouco de cafeína pode realmente ajudar a aliviar uma dor de cabeça, mas ela é uma faca de dois gumes. Quando você consome cafeína todos os dias, pode ficar dependente dela. Assim, no dia que você consumir menos do que a quantidade habitual, pode ter dor de cabeça.
Por outro lado, o excesso também pode causar enxaqueca, por isso preste atenção nos alimentos que contêm cafeína e no seu consumo diário.
6. Bebidas alcoólicas
Quando se trata de alimentos inimigos da enxaqueca, as bebidas alcoólicas são consideradas um dos produtos mais comuns. Acredita-se que vinho tinto e a cerveja sejam gatilhos para cerca de 25% das pessoas que sofrem de enxaqueca regularmente.
Alguns pesquisadores dizem que isso ocorre porque o álcool causa desidratação, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de dores de cabeça.
Por outro lado, os taninos, conservantes de sulfato e outros contaminantes presentes no vinho também podem desempenhar um papel importante nas dores de cabeça.
7. Alimentos gelados
Comer alimentos e beber bebidas muito geladas como sorvetes ou raspadinhas pode causar dores na cabeça.
É mais provável que você tenha as dores que se tornam enxaquecas se estiver ingerindo esse tipo de alimento de forma rápida ou após o exercício, enquanto o seu corpo continua mais quente que o habitual.
8. Alimentos com glutamato monossódico (MSG)
O glutamato monossódico (MSG) é um ácido glutâmico que existe naturalmente no corpo das pessoas e também está presente em certos alimentos. Ele é considerado seguro, mas algumas pesquisas o vinculam à enxaqueca.
A American Migraine Foundation observa que esse ingrediente pode desencadear enxaquecas graves em 10 a 15% das pessoas que sofrem desse mal. Outros conservantes também podem desencadear enxaquecas em algumas pessoas.
9. Queijos envelhecidos
A culpada pelos queijos envelhecidos serem alimentos ruins para enxaqueca é a tiramina, que é formada quando o envelhecimento de um alimento gera a quebra de suas proteínas.
Quanto mais tempo o queijo envelhecer, maior será o seu teor de tiramina. Alguns exemplos de queijos envelhecidos são: queijo brie, feta, cheddar, queijo azul, suíço, mussarela, parmesão, roquefort, entre outros.
10. Alimentos fermentados e em conserva
Assim como os queijos envelhecidos, os alimentos em conserva e fermentados podem conter grandes quantidades de tiramina, e por isso são considerados alimentos ruins para enxaqueca.
Se você acredita que algum desses alimentos podem ser responsáveis por sua enxaqueca, é fundamental evitar consumi-los. No entanto, se ela persistir, não deixe de procurar o seu médico.
Fontes e Referências Adicionais:
- https://www.fda.gov/food/food-additives-petitions/questions-and-answers-monosodium-glutamate-msg
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17403039/
- https://headaches.org/2007/10/25/low-tyramine-diet-for-migraine/
- https://www.health.harvard.edu/blog/food-and-migraine-a-personal-connection-201104052222
- https://my.clevelandclinic.org/health/articles/9648-headaches-and-food
- https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/alcohol-and-migraine/
- http://www.tjn.org.tr/jvi.aspx?pdir=tjn&plng=eng&un=TJN-37132
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12780761/
- https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/caffeine-and-migraine/