Sal Engorda? Como o Sódio Engorda?

atualizado em

Muitos acreditam que o sal é um dos maiores vilões para quem quer perder peso. Você descobrirá a seguir se o sal engorda de fato, além de se aprofundar em questões que envolvem a retenção de líquidos, a diminuição substancial do excesso de sódio da sua alimentação e até dicas de como fazer para perder o seu hábito de comer muito sal.

Açúcar, gordura e sódio são os principais culpados pelo apetite insaciável das pessoas por alimentos processados. As indústrias usam uma combinação dos três em um único produto para fazer com que ele seja tão saboroso – e tentador – quanto possível.

Embora o sódio não contenha calorias como o açúcar e gordura, uma dieta rica em sódio engorda. O problema hoje em dia é simples: nós consumimos sódio demais vindo do sal e outros alimentos processados. Vamos analisar a seguir como o consumo de sal engorda e qual o papel do sódio neste processo.

Muitos alimentos tem uma quantidade de sódio razoável, mas muitos quase que excedem sozinhos os níveis diários aceitáveis para uma alimentação saudável. Para um adulto saudável, a quantidade ideal indicada de ingestão de sódio é de 2.300mg diariamente. Para quem sofre com hipertensão, esse número cai para 1.500mg. Um hambúrguer sozinho do Burger King pode possuir 1.356mg. Fique alerta, aqui vai uma lista de 16 alimentos ricos em sódio para tomar cuidado.

O Papel do Sódio no Corpo

Humanos precisam de sódio para o funcionamento do corpo. O corpo usa esse elemento para controlar a pressão arterial e o volume de sangue, e ele é necessário para que os músculos e nervos funcionem corretamente. A maioria dos alimentos contém sódio, que é encontrado em quantidades particularmente altas em fast foods.

O sódio também é adicionado a muitos alimentos em formas diferentes, incluindo o glutamato monossódico, bicarbonato de sódio, benzoato de sódio e nitrato de sódio. Muitos alimentos processados como frios geralmente usam essas formas de sódio para melhorar o sabor e preservar os alimentos.

Largamente utilizado na limpeza da casa e para retirar manchas das roupas, o bicarbonato de sódio pode ajudar e muito a tratar diversos problemas de saúde. Pode ser utilizado para controlar a azia, o mal estar e até branquear os dentes. Mas não é só isso, ele tem ação antifúngica, antibacteriana, reduz a fadiga e a dor muscular. Acredite, você vai querer saber muito mais sobre os grandes benefícios do bicarbonato de sódio.

Sal Engorda ou Aumenta Peso? E o Sódio Engorda de Fato?

A maioria do sódio na maioria das dietas pode ser atribuído aos alimentos processados. É fácil consumir mais calorias do que você precisa quando alimentos processados são uma grande parte da sua dieta. Não apenas eles têm mais calorias do que a maioria dos alimentos naturais, eles também tendem a ser menos saciantes.

Como seus colegas ricos em açúcar, alimentos ricos em sódio são viciantes. Qualquer alimento que te faz encher seu prato ou comer mais de um prato por dia pode te fazer engordar, especialmente se você não sabe quanto você realmente deveria estar consumindo.

Pesquisas mostram que consumir sal engorda devido ao seguinte ciclo: ingeri-lo causa a liberação de dopamina, o neurotransmissor associado com o centro de prazer do cérebro, tornando alimentos salgados tão viciantes quanto nicotina e álcool. Assim, como com qualquer vício, comer alimentos salgados faz com que você queira mais.

Os alimentos industrializados e fast food são repletos de sódio. Como eles viciam as pessoas e ao mesmo tempo são repletos de calorias, a consequência é fazer a pessoa engordar. Então, de forma indireta, o sódio engorda à medida que faz a pessoa comer mais de comidas que engordam.

Além disso, comer muito sal também aumenta a sede. Esse não seria um problema se bebêssemos água constantemente – mas não bebemos. Pesquisas descobriram uma ligação próxima entre o consumo de sal e a ingestão de bebidas doces. Refrigerantes diet não são a resposta: Eles são cheios de sódio!

Comer muito sal engorda de formas um tanto quanto menos perceptíveis – ao mudar como seu corpo faz e metaboliza gordura. Estudos mostram que uma dieta rica em sal aumenta a produção de insulina, o hormônio que diz ao corpo para armazenar o excesso de açúcar como gordura. De forma simples, quanto mais insulina você tem, mais gordura você armazena e mais peso você ganha.

Existem diversas formas de reduzir o sal e o sódio na sua dieta. Preparando seus próprios condimentos, controlando o consumo de temperos salgados e evitando carnes cruas pré preparadas como salames e salsicha são apenas alguns exemplos. Aqui vão 10 formas de reduzir o sal e o sódio na dieta.

Retenção de Líquidos

O sódio funciona com o potássio para manter líquidos e minerais propriamente distribuídos a nível celular e através do corpo. Esse equilíbrio delicado requer que seus rins liberem o excesso de sódio pela urina. Quando seus rins não funcionam como deveriam – ou se você é sensível ao sódio – uma refeição rica em sódio pode causar retenção de líquidos temporária e te deixar se sentindo inchado.

Uma ingestão de sódio elevada consistentemente pode levar a retenção de líquidos crônica, o que pode se manifestar como um edema. Ter um rosto inchado ou dedos, mãos, pés ou pernas consistentemente inchados pode ser uma indicação de edema, que deve ser diagnosticado e tratado por um médico.

Removendo o Excesso de Sódio

Para se livrar do inchaço no rosto, assim como em outras partes do corpo, causado pelo sódio, use diuréticos naturais e mudanças na dieta. Diuréticos são substâncias que ajudam o corpo a remover o excesso de líquidos através da urina. Alguns diuréticos naturais incluem café, chá verde, suco de cranberry, tomate, pepino, melancia, aipo e romã.

O potássio trabalha para contrabalançar o sódio, e por isso alimentos ricos em potássio como vegetais podem ajudar a resolver a retenção de líquidos. O método mais eficaz, entretanto, pode ser monitorar seu consumo de sódio e evitar adicionar mais sal aos seus alimentos. Se seu inchaço é mais severo e não desaparece facilmente, procure um médico para eliminar a possibilidade de algum problema.

Problema de Saúde

Além de que o consumo excessivo de sal engorda devido inchaço proveniente do sódio, a retenção de líquidos é a causa de hipertensão. Médicos, nutricionistas e pesquisadores estimam que a maioria dos adultos irá desenvolver hipertensão em sua vida. A hipertensão aumenta de forma significativa seu risco de ter um ataque cardíaco ou um AVC, e te deixa mais vulnerável ao desenvolvimento de doença cardíaca. Por essa razão, a Associação Cardíaca Americana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças e a Faculdade de Saúde Pública de Harvard aconselham adultos saudáveis de todas as idades a manterem sua ingestão de sódio abaixo de 1500 miligramas por dia.

Não é mais com apenas ataques cardíacos e AVCs que você tem que se preocupar seu você come muito sal. Evidências agora conectam o sódio a outros problemas sérios, incluindo câncer, osteoporose, diabetes, demência, hipertensão, apneia do sono e doença renal.

Principais Fontes

Uma dieta rica em sódio se perpetua, e não apenas porque o sódio pode formar hábitos. Vegetais, castanhas e sementes, grãos inteiros e outros alimentos com pouco ou nenhum sódio parecem sem gosto – e indesejáveis – para um paladar que está acostumado a alimentos ricos em sódio.

Nem todo sódio vem de alimentos ricos em sódio. Quantidades moderadas de sódio se acumulam rapidamente. As principais fontes incluem pães, frios, aves, sanduíches, sopas, pizza, queijo, lanches, fast food, alimentos embalados, alimentos enlatados e molhos prontos.

Deixando Seu Hábito de Sal

Você pode diminuir o sódio com uma limpeza de sal de 2 semanas, que irá acelerar seu metabolismo e aumentar sua energia conforme você corta o excesso de sódio da sua dieta. Você também se sentirá mais magro porque você irá eliminar o peso de líquidos do inchaço. Perder esse peso e centímetros irá te ajudar a ficar motivado a comer com menos sal.

A boa notícia é que seu paladar irá se adaptar rapidamente. A maioria de nós tem cerca de 10.000 papilas gustativas, cada uma feita de 50 a 150 células receptoras que vivem por apenas 1 ou 2 semanas e então são substituídas por novos receptores. Então, depois de comer uma dieta mais limpa por 2 semanas, você não só começará a sentir sabores mais sutis como também sentirá menos vontade de sal.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acha que a quantidade do seu consumo de sal engorda? Quanto aproximadamente de sódio você costuma ingerir devido a alimentos processados e outras fontes? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário