Metilsulfonilmetano (MSM): para que serve, efeitos colaterais, dosagem e dicas

atualizado em

O suplemento conhecido como metilsulfonilmetano, ou MSM, é um composto de enxofre que vem ganhando cada vez mais espaço, e promete auxiliar no tratamento de alguns problemas de saúde relacionados à dor e inflamação. 

Ele pode ser encontrado naturalmente em alimentos, tanto de fontes animais quanto vegetais, além de ser possível encomendar em farmácia de manipulação.

Assim, neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre este suplemento, seus efeitos benéficos, possíveis efeitos colaterais e formas de usar o metilsulfonilmetano.

Veja também: 6 suplementos para quem já passou dos 35 anos

O que é metilsulfonilmetano (MSM)?

msm metilsulfonilmetano
O MSM é um suplemento popular na indústria

O MSM, também conhecido como dimetilsulfona ou DMSO2, é um suplemento contendo enxofre orgânico bastante popular na indústria, utilizado por pessoas em busca de formas mais naturais de aliviar problemas como dores articulares e inflamações.

Ele possui ação anti-inflamatória e antioxidante, além de agir na manutenção da síntese do colágeno, prevenindo o aparecimento de rugas e cicatrizes na pele.  

Porém, seu mecanismo exato de ação ainda não foi completamente entendido, e mais estudos são necessários para definir tanto os seus efeitos quanto a forma de uso mais adequada.

As principais fontes de metilsulfonilmetano incluem:

  • Leite de vaca;
  • Maçã, cereja e tomates;
  • Fígado de frango;
  • Alfafa, acelga, repolho e brócolis;
  • Beterraba;
  • Milho;
  • Café.

Contudo, a quantidade de metilsulfonilmetano presente nestes alimentos é bem pequena, o que faz com que o consumo através de suplementos seja mais eficiente.

Para que serve o MSM?

Os compostos de enxofre, como o MSM, são indicados para quem possui problemas nas articulações e tecidos conjuntivos ou para as pessoas que desejam fortalecer seus músculos, unhas e cabelos. Além disso, o MSM parece melhorar algumas funções neurológicas e reduzir a intensidade da dor.

Por isso, a seguir listamos os benefícios mais interessantes deste suplemento:

1. Efeito antioxidante

O MSM apresenta uma excelente ação antioxidante, capaz de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres.

Além disso, ele potencializa os efeitos de outros antioxidantes da dieta como a vitamina C, vitamina E, coenzima Q10 e o selênio.

Doenças autoimunes

2. Ação anti-inflamatória

Diversos estudos demonstraram que o MSM possui efeitos anti-inflamatórios, devido à inibição da produção de citocinas inflamatórias e ao aumento dos níveis de glutationa.

Assim, o suplemento pode ser útil no tratamento de problemas inflamatórios, como:

  • Artrite e dor nas articulações: Um estudo realizado em 2006, publicado na revista científica Arthritis Today, mostrou uma melhoria significativa nos sintomas relacionados a osteoartrite no joelho em pessoas que utilizaram o MSM por 12 semanas;
  • Alergias: Durante processos alérgicos, algumas citocinas inflamatórias são liberadas no organismo, e são as responsáveis por boa parte dos sintomas comuns das alergias, como coceira, congestão nasal e tosse. Assim, o MSM pode ajudar a controlar esses sintomas, uma vez que ele inibe a liberação dessas substâncias;
  • Doenças autoimunes: O efeito anti-inflamatório também pode ser útil no tratamento de doenças autoimunes, uma vez que nesses casos o sistema imunológico está super ativo, causando inflamações em várias partes do corpo.

Veja também: Inflamação – o que é, tipos, sintomas, causas e tratamentos

Artrite

3. Atuação em problemas digestivos

Estudos preliminares, feitos com modelos animais, têm demonstrado que o MSM pode atuar como um protetor da mucosa gástrica, além de contribuir para a sua regeneração.

Isso se deve às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do suplemento, embora ainda sejam necessários mais estudos para descobrir se este efeito também pode beneficiar seres humanos.

4. Tratamento de problemas de pele

Alguns estudos demonstraram que o MSM pode ser benéfico para a pele, devido a alguns de seus efeitos. São eles: 

  • Redução da inflamação e do dano oxidativo às células da pele
  • Estímulo à produção de colágeno
  • Fortalecimento da queratina, uma proteína que está presente no cabelo, unhas e pele.
pele vermelha

5. Recuperação muscular

Outro efeito do MSM é na muscular após exercícios. Isso ocorre porque o suplemento reduz a inflamação e o estresse oxidativo que atingem os músculos após sessões mais extenuantes de exercícios.

Assim, o MSM ajuda a reduzir a sensação de dor muscular e nas articulações, acelerando a recuperação física.

6. Proteção contra doenças cardiovasculares

O metilsulfonilmetano parece contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares e também ajudar no controle da hipertensão arterial pulmonar, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Entretanto, os estudos sobre esses efeitos ainda estão no início, e foram realizados apenas com modelos animais. Assim, ainda é necessário aguardar resultados de pesquisas com humanos para afirmar os seus benefícios.

7. Outros efeitos

Além dos benefícios citados acima, o MSM pode ainda contribuir para o tratamento e a redução de sintomas de outros problemas de saúde, uma vez que ele age diretamente na inflamação. Assim, ele parece beneficiar pessoas que sofrem de:

  • Cistite intersticial
  • Hemorroidas
  • Acne
  • Fadiga.

Efeitos colaterais

A pesquisa clínica de MSM ainda é limitada em humanos, e por isso nem todos os efeitos colaterais são totalmente conhecidos. Porém, alguns desses efeitos já foram relatados, como:

  • Náusea
  • Diarreia, observada em alguns estudos em cerca de 5% dos pacientes
  • Dor de cabeça, principalmente com o uso de doses mais altas
  • Fadiga
  • Reação alérgica
  • Inchaço gastrointestinal, também associado ao uso de doses altas.

Dosagem

Dosagem

O MSM pode ser encontrado como suplemento isolado, ou combinado com outras substâncias, como a glucosamina e a condroitina, que também ajudam na saúde das articulações.

Quanto à dose, ela deve ser definida por um profissional habilitado, de acordo com os objetivos do tratamento e características da pessoa. Mas, de forma geral, a dosagem recomendada é de 2 a 6 gramas por dia, divididos em 2 ou 3 doses diárias.

Além disso, não é recomendado começar o tratamento com uma dose muito alta, ou seja, com doses acima de 5 gramas, pois isso pode aumentar os riscos de efeitos colaterais.

Por fim, a eficácia e segurança do composto não foi testada em crianças e mulheres grávidas ou amamentando. Portanto, o uso de MSM para esses grupos é contraindicado.

Dicas e cuidados

Apesar de ser considerado um suplemento de uso seguro, alguns cuidados devem ser tomados, como:

  • Não utilize o MSM por conta própria, e procure sempre a orientação de um profissional de saúde para definir a melhor forma de uso para o seu caso.
  • Sempre respeite o prazo de validade indicado na embalagem, para evitar efeitos desagradáveis e garantir os benefícios potenciais do suplemento.
  • Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto, devido ao risco de reações anafiláticas.
  • Por fim, o produto deve ser mantido fora do alcance das crianças, para evitar a ingestão acidental.
Fontes e referências adicionais

Você já tomou algum suplemento com o composto metilsulfonilmetano (MSM)? Quais foram os resultados e qual era a indicação do seu médico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

47 comentários em “Metilsulfonilmetano (MSM): para que serve, efeitos colaterais, dosagem e dicas”

  1. Meu marido está fazendo tratamento com msm e reparei que a glicemia dele baixou muito , ele tinha 420 de glicose,hoje 121

    Responder
  2. Me chamo Andrea , iniciei o tratamento para artrite , tenho muita dores nas mão e pés, estou tomando a mais ou menos 3semanas , senti uma leve melhora , mais ainda acho cedo , a médica falou para tomar por dois meses , e aí sim vou começar a sentir os benefícios ?

    Responder
  3. Olá Dr:bom dia eu li toda a matéria sobre o MSN.
    Tenho dor articular no corpo todo sinto me inflamada,faço tratamento de câncer no i bcc aqui em SP.
    Eu posso fazer uso do msn.pois tomo antiflamatorio quase diariamente para as dores ,pés mapas pescoço coluna conseguir consulta no posto com ortopedistas ta muito difícil demorado pois tenho que passar com clínico e depois conseguir marcar com o especialista demora de seis meses um do outro ,passei com clínico dia 28 passado me referi as dores e ficou por isso mesmo ele sequer mediu minha pressão,sendo assim me viro como posso.Se me responder ficarei imensamente grata.

    Responder
    • Se você faz tratamento de câncer, com certeza você tem deficiência de vitamina D3. Primeiramente você deve cuidar do câncer.
      Você deve tomar uma dose inicial de vitamina D3 de 600.000 UI (pode ser 300.000 em um dia e 300.000 UI no dia seguinte) seguido de 30.000 UI/dia com 100 mcg de vitamina K2 para cada 10.000 UI de D3 de preferência sublingual (se for em cápsula, tome com alimentos tanto a D3 quanto a K2);
      – Coenzima Q10 300 mg/dia (de preferência sublingual)
      – PQQ 20 mg/dia;
      – Ácido Alfa Lipóico 800 mg/dia;
      – Vitamina C 3000 mg/d;
      – Ômega 3 de boa qualidade 6000 mg/dia;
      – Lugol 5% ao menos 7 gotas por dia;
      – Chá de gengibre um copo duas vezes ao dia (manhã e tarde. Não tome a noite).

      Você deve evitar alimentar as células cancerígenas. Elas se alimentam de açúcar e de um componente que tem nas carnes em geral. Ou seja: Torne-se vegetariana enquanto trata o câncer! Quando o câncer for embora, é provável que suas dores articulares também tenham melhorado, pois todos os suplementos acima são antinflamatórios.
      Se comprar tudo acima for muito caro pra você, use os principais: D3 com K2 é o cargo chefe. Não pode faltar. Ômega 3 e lugol 5% são baratos e importantes também. Você consegue pelo mercado livre. O gengibre também é muito barato e você encontra em qualquer supermercado.

      Responder
  4. Eu tomo desde novembro MSM com CONDROITINA e glicosamina pois tenho TENDINOPATIA nos ombros e uma leve dor nos joelhos, mas a dose é fraca, é um simplesmente da SUNFOOD vendido pela AMAZON, já sinto melhoras no corpo, não chego a ingerir 1g de casa um, a dose é menor mesmo já vejo resultados e vou tomar por muitos meses até minhas cartilagens do corpo estiverem novas e lubrificadas, o MSM e junto com os dois acima são suplementos ótimos tanto para inflamação como outras utilidades e ainda tomo zinco, magnesio dimalato e Omega3 e colágeno 2 e Óleo de semente de abóbora que tem muitas propriedades.

    Responder
  5. Eu tenho epicondilite e comecei a tomar msm,ácido alfa lipóico e vitamina D3 +k2 +mk7 por conta própria.
    Isso ajuda no tratamento?
    Há algum risco?

    Responder
  6. Eu faço uso da glicosamina com condoitrin e Msm. O médico indicou para a articulação dos joelhos, com execrlentes resultados em relação a mobilidade e a dor,

    Responder