Praticamente todo mundo conhece o energético, uma bebida muito consumida por pessoas de todas as idades e que, de acordo com muitos, engorda.
Mas será que o energético causa ganho de peso mesmo, ou ao contrário, ajuda a emagrecer? Pode causar problemas de saúde?
Para responder a essas dúvidas, a seguir vamos conhecer um pouco mais sobre essa bebida, além de aprender a preparar uma receita de energético natural.
Veja também: Energético tira o sono mesmo?
O que é energético?
O energético é uma bebida gaseificada, semelhante a um refrigerante, e pode conter uma quantidade de açúcar ou adoçante, dependendo da versão do produto.
Além disso, a bebida energética é rica em cafeína e taurina, que são as principais responsáveis por seus efeitos.
Energético engorda ou emagrece?
Assim como outras bebidas industrializadas, o energético pode ou não engordar, a depender da quantidade de açúcar que ela contenha.
Assim, nos casos de energéticos comuns, a quantidade de açúcares e calorias é alta, e a bebida pode engordar.
Já nos casos de energéticos “diet” ou “sugar free”, o açúcar é substituído por adoçantes, o que faz com que a bebida contenha poucas calorias.
Assim, o que vai determinar se o energético engorda ou emagrece é a versão do produto (normal ou diet), bem como a quantidade consumida.
Efeitos indesejados dos energéticos
Devido à quantidade de cafeína que possui, o energético pode causar alguns efeitos colaterais, como:
- Insônia e agitação
- Tremores nas mãos
- Ansiedade
- Perda excessiva de líquidos, devido ao efeito diurético da cafeína
- Sonolência de rebote, ou seja, após o efeito da cafeína
Além disso, quem tem o costume de consumir bebidas ricas em cafeína pode apresentar sintomas de abstinência, que podem incluir:
- Dores de cabeça
- Tremores
- Fadiga
- Dificuldade de concentração
Contraindicações
Apesar de serem vendidos livremente, o consumo de energéticos é contraindicado para alguns grupos de pessoas. São eles:
- Crianças, uma vez que a cafeína pode afetar o desenvolvimento da criança, além de deixá-las mais agitadas.
- Idosos, tanto pelo maior risco de agitação, quanto pela probabilidade de interações medicamentosas, já que essa população comumente utiliza medicamentos variados.
- Gestantes, pelo risco de afetar o desenvolvimento do bebê.
- Pessoas com diagnóstico de diabetes também devem ficar atentos, pois as bebidas energéticas possuem grande quantidade de açúcar. Nesse caso, não havendo nenhum outro problema de saúde, os diabéticos podem optar pela opção sem açúcar.
- Pessoas com problemas de ansiedade e hiperatividade devem consultar um médico antes de iniciarem o consumo frequente de energéticos. Os valores elevados de cafeína poderão deixar essas pessoas ainda mais agitadas.
- Pessoas com doenças cardiovasculares, já que essas bebidas podem elevar a pressão arterial.
- Pessoas com problemas renais, já que o excesso do aminoácido taurina pode sobrecarregar os rins.
- Por fim, pessoas que sofrem com gastrite, refluxo ou úlcera, devem abrir mão dessa bebida.
Riscos e precauções
Além de tudo o que vimos anteriormente, o consumo de bebidas energéticas pode ainda trazer outros riscos para a saúde, principalmente quando utilizadas de forma exagerada.
Alguns exemplos são:
1. Uso como substituto de refeição
Alguns estudos recentes da Universidade de Deakin apontaram que mulheres cada vez mais jovens têm utilizado energéticos em substituição à alguma refeição com o intuito de perder peso.
E, apesar de essas jovens darem preferência às variedades sem açúcar, o ponto que causa mais preocupação é a quantidade de cafeína que essas bebidas contém, e que pode causar sérios danos à saúde.
Além do mais, uma bebida energética não oferece nutrientes que se comparem a uma refeição completa.
Mas você deve estar se perguntando: Por que substituir uma refeição por energético?
A resposta dada pela maioria das mulheres entrevistadas no estudo envolve o efeito inibidor do apetite que a cafeína tem, além da carga extra de energia.
Entretanto, de acordo com especialistas, apesar de realmente esse efeito existir, ele diminui com o tempo, o que leva a pessoa a consumir doses cada vez maiores de cafeína. E com doses cada vez maiores, crescem também os riscos para a saúde, principalmente o de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
2. Energéticos x álcool
Essa combinação é extremamente comum, principalmente em festas e baladas.
Mas, apesar de comum, ela pode trazer sérios riscos para a saúde, como o aumento do consumo de álcool, uma vez que o energético inibe a sensação de embriaguez provocada pelas bebidas alcoólicas.
Além disso, há um aumento do risco de acidentes, já que a pessoa não sente tanto os efeitos depressores do álcool, e interpreta que está bem para, por exemplo, dirigir.
Atenção aos rótulos
Antes de consumir uma bebida energética, mesmo que seja sua marca preferida, preste bastante atenção ao rótulo, pois, embora não seja divulgada, existe uma lei que regulamenta as quantidades de cafeína e taurina nesses produtos:
- Cafeína: 35 mg para cada 100 ml
- Taurina: 400 mg para cada 100 ml
Note que esses valores podem estar abaixo disso, mas nunca acima deles.
Receita de energético natural
Uma opção saudável para dar mais energia ao seu dia a dia são os energéticos naturais, que podem ser preparados em casa de forma rápida e fácil:
Ingredientes:
- 2 saquinhos de chá verde ou branco
- 2 saquinhos de chá mate
- Um litro de água
- Uma polpa de fruta a sua escolha
- Meio litro de água de coco
- Gelo a gosto
- Mel, açúcar ou stevia
Modo de preparo:
- Primeiro, aqueça a água até atingir o ponto de fervura.
- Depois, desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá e deixe em infusão por 10 minutos.
- Então, transfira para um liquidificador e acrescente alguma polpa de fruta congelada, o gelo e a água de coco, e bata.
- Por fim, adoce com mel ou stevia, ou beba ao natural.
Dicas e cuidados
Como vimos, o consumo excessivo de energético pode trazer alguns riscos para a saúde, e seus benefícios para o emagrecimento são bem modestos.
Assim, para atingir a perda de peso o ideal é procurar o auxílio de um profissional de nutrição que irá te orientar a adotar uma dieta balanceada e adaptada aos seus objetivos.
Além disso, um professor de educação física pode te auxiliar na prática de atividades físicas, para assim potencializar a perda de peso e melhorar a composição corporal.
Mas, se você precisa de uma dose extra de energia, e não quer recorrer às bebidas energéticas, algumas opções mais saudáveis são:
- Chás que contenham cafeína, como o chá verde, branco, preto e o mate.
- A tradicional xícara de café, que além de conter cafeína, possui ainda outros compostos antioxidantes. Conheça outros benefícios do café.
- Energéticos naturais, como o que mostramos na receita logo acima.